Ter um esquilo como animal de estimação

,

Estes bichinhos pertencem à família das Tâmias. Há muitas variedades na natureza e ultimamente são muito populares como animal de estimação o esquilo-da-sibéria.  O seu corpo mede entre 12 e 17 cm, incluindo a cauda, portanto é menor que outros esquilos do seu mesmo gênero. Os parentes mais famosos são do desenho animado Chip & Dale, que são esquilos listrados de Norte América. A sua pelagem é cor canela muita viva, com cinco listras que percorrem todo o seu corpo, alternando cores claras e escuras. Há variedades de pelo mais claro, quase branco, com listras em cor amêndoa. Tem orelhas pequenas e ligeiramente arredondadas nas pontas.

Ter um esquilo de animal de estimação é cada vez mais comum devido a que são pequenos e muito simpáticos. Além do mais, à diferença de outros roedores, são de hábitos diurnos, o que permite observá-los em atividade mais facilmente.

Como é o esquilo listrado na natureza?

O seu habitat natural se estende pelo norte de Ásia, desde Rússia central até a China, Coréia e norte do Japão. Vive em zonas florestais com arbustos e passa a maior parte do tempo no chão, onde constrói a sua vivenda, mas tem umas unhas afiadas que lhe permitem subir árvores com grande agilidade para poder alimentar-se. À diferença do esquilo animal de estimação, no seu habitat se alimenta de plantas, sementes de coníferas, nozes, brotos de árvores, fungos e frutos vermelhos, assim como também grãos cultivados como o trigo e a aveia. Também podem atacar alguns insetos, lagartixas e pássaros pequenos que estão nos seus ninhos. Gosta de esconder a sua comida debaixo do solo, a uns 5 cm. São muito limpos e higienizam todo o seu corpo, a começar pela cauda, e até limpam-se uns aos outros.

A época reprodutiva começa em abril, ao pouco tempo de despertar da sua hibernação. Em maio ou junho nasce uma ninhada de 4-6 crias aproximadamente. Na Sibéria nasce uma única ninhada por ano, mas em lugares um pouco mais cálidos pode nascer uma segunda durante o verão.

Como é o esquilo animal de estimação?

São animaizinhos um pouco tímidos e não gostam que os apanhem pela cauda ou pelo corpo; se quiseres apanhar um, deves colocar comida na palma da tua mão e esperar que ele suba sozinho. Normalmente se acostumam com os seus donos e são amigáveis com eles, mas sempre desconfiam dos estranhos. Se retiras o teu esquilo da gaiola gostará de subir pelo teu ombro, mas se tiver a possibilidade rapidamente alcançará um lugar mais alto, como um móvel para observar os arredores. Como são muito ágeis convém restringir as suas saídas a um único quarto. Deves ter muito cuidado para que o teu esquilo não fuja. Por um lado, sentirás a falta do teu animal de estimação, mas além disso, podem ser um sério risco para o ecossistema, pois são predadores dos ninhos de aves silvestres. Na Inglaterra há uma grande preocupação neste momento por uns esquilos que fugiram e a população está alertada para que os capturem vivos ou mortos.

Se fores comprar um esquilo-da-sibéria escolhe um bem jovem. A partir das 6 semanas já são destetados e podem comer sozinhos. Procura que tenha os olhos brilhantes, a pelagem saudável, que seja um animal ativo e curioso. Se for possível aproxima a tua mão e escolhe aquele que se aproximar com mais confiança. Não são animais de estimação ideais para crianças pequenas, pois se assustam facilmente com os seus gritos e movimentos atrapalhados e bruscos.

Os esquilos como animais de estimação podem viver sozinhos, mas desfrutarão de ter um companheiro de jaula. Dois esquilos do mesmo sexo terão uma boa relação, se convivem desde novos, mas não se tentas juntá-los uma vez que são adultos. É mais fácil a convivência entre macho e fêmea, até mesmo se os apresentas de adultos. No caso de animais de sexo diferente deverás controlar que tenham uma boa relação durante o ano todo. Se o macho está no cio e a fêmea não o recebe bem, será melhor separá-los por uns dias. Recorda dar lugares para que se ocultem um do outro se assim o preferirem.

Uma vez que tenhas o teu esquilo como animal de estimação em casa deverás ter paciência e “conquistá-lo”. Oferece sementes de girassol ou amendoim, primeiro através das grades e logo introduzindo a tua mão na jaula até que ele aceda a subir à tua palma. Quando fores retirá-lo da gaiola pela primeira vez, deves ter a certeza de que o quarto é seguro, isto é, todas as portas fechadas e qualquer buraco onde poderia se esconder bloqueado. Com o tempo se domesticará e poderás retirá-lo com menos cuidados.

Tens um esquilo como animal de estimação ou estás a pensar em adquirir um? Partilha connosco como é o teu esquilo ou pergunta o que precisas antes de adquirir um.

Podes ler nosso post sobre os Cuidados com o esquilo listrado onde encontrarás conselhos sobre a sua alimentação, alojamento e saúde.

SOBRE O AUTOR

Miriam Zazo

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Terapia com cães Como podem ajudar na cura?

Teckel

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.