Truques para manter limpo o seu gato sagrado da Birmânia

Com a sua aparência especial, pêlo de comprimento médio, bonitos olhos azuis e patinhas brancas, este felino é encantador. Por isso, se é um dos afortunados que vive com este gatinho, certamente estará interessado em conhecer os truques para manter limpo o seu gato sagrado da Birmânia.

Com efeito, o focinho, as orelhas e as patas (exceto as patas dianteiras) deste felino são geralmente de cor escura, normalmente castanho, o resto da sua pelagem é habitualmente branca ou de outro tom muito claro. Por isso, é necessário prestar atenção especial à higiene deste gatinho.

Como limpar um gato sagrado da Birmânia

Esta raça de gatos geralmente fornece exemplares muito inteligentes e curiosos. Por isso, adoram explorar cantos e meter-se em qualquer espaço que chame a sua atenção. Devido à sua pelagem clara na maior parte do corpo, tendem normalmente a ficar sujos quando exploram, por isso é necessário dar banho ao seu gato de vez em quando.

No entanto, não é a única ação que deve levar a cabo se quiser manter a higiene correta e completa desta raça. Sem dúvida, as seguintes tarefas são imprescindíveis para manter limpo o seu gato sagrado:

  • Escovagem: como o gato da Birmânia tem o pêlo de comprimento médio, é necessário penteá-lo assiduamente. Evitar as bolas de pêlo que acabam no seu trato intestinal. Isto pode provocar-lhe sérios problemas.
  • Limpar os dentes: É essencial que escove assiduamente os dentes do seu felino, já que a acumulação de tártaro pode causar gengivite nos gatos. Se esta condição não for tratada, pode levar à periodontite, podendo até levar à perda de algum dente. Inclusive se a doença continuar a progredir, pode ser a causa de grandes danos nos rins, no fígado ou no coração.
  • Limpeza das orelhas: deve ser realizada uma vez por semana, em circunstâncias normais. Para aplicar o produto da sua escolha, deve agarrar a orelha do animal e tentar acertar as gotas no canal auditivo. Depois, faça uma massagem suave. Aproveite este momento para inspecionar a zona em busca de possíveis infeções. Especialmente se observou que o seu gatinho se coça mais do que o normal.

Que artigos usar para a higiene

Na hora de pôr em prática estes truques para manter limpo um gato sagrado da Birmânia, é conveniente utilizar os produtos mais adequados para o seu tipo de pele e pêlo. Tome nota dos mais interessantes:

  • Limpador de olhos: Existem vários produtos que pode utilizar. Escolha entre as toalhitas ou os produtos de limpeza líquidos. A eficácia é a mesma, só depende de quanto inquieto seja o seu gatinho.
  • Limpador de orelhas: Estes produtos de limpeza podem ter base aquosa, oleosa ou em pó. O aplicador pode ser flexível, em spray ou dose única.
  • Higiene dental: existem muitos produtos com os quais pode manter a boca do seu gato em perfeitas condições. O essencial é a escova e a pasta. Mas o gel antitártaro para gatos ajuda a prevenir as suas infeções, por isso também é uma opção muito interessante.

Caso o seu gato resista e colabore pouco na sua higiene bucal, pode utilizar algumas guloseimas que limpam os dentes e eliminam o mau hálito. Embora o melhor seja acostumar o seu pequeno à escova. Agora que já conhece os truques para manter limpo o seu gato sagrado, só tem que colocá-los em prática e desfrutar do seu belo felino nas melhores condições.

« Anterior

Como cuidar do pêlo do gato persa

Cuidados e saúde do gato siberiano

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.