É possível misturar a dieta BARF com ração?

, , ,

Cada vez mais donos de cães e gatos querem uma dieta variada, natural e orientada para as necessidades dos seus animais de estimação. A dieta BARF (Biologically Appropriate Raw Food) e as rações de alta qualidade estão entre as opções mais populares.

Mas será que podem ser combinados? Quais são os benefícios de combinar uma dieta mista de BARF e ração? Como pode combinar BARF e ração de forma segura? Respondemos a todas as suas perguntas neste guia completo – continue a ler!

O que é a dieta BARF?

A dieta BARF (Biologically Appropriate Raw Food), desenvolvida pelo veterinário australiano Ian Billinghurst, recomenda alimentar cães e gatos com uma dieta tão próxima quanto possível daquela que teriam estado selvagem: carne magra (frango, peru, vitela) e ossos crus com carne (asas de frango, pescoços de peru), miúdos (fígado, rins) e um toque de frutas e vegetais triturados.

Na Tiendanimal.es encontrará produtos BARF para o seu cão e o seu gato. Também temos estes produtos em algumas das nossas lojas. Peça mais informações ao nosso pessoal.


Para mais informações adaptadas a cada tipo de animal, leia os nossos artigos:

A dieta BARF pode ser combinada com ração?

Não é recomendável misturar BARF e ração na mesma refeição, uma vez que a digestão de alimentos crus e processados é muito diferente e pode causar problemas digestivos (vómitos, diarreia ou desconforto).

No entanto, é possível combinar as duas dietas durante o dia:

  • Ofereça uma refeição de BARF (por exemplo, de manhã) para utilizar o conteúdo natural da carne crua e dos ossos.
  • Ofereça outra refeição de ração (à tarde) para garantir uma dose equilibrada de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Desta forma, respeitamos os processos digestivos de cada tipo de alimento e evitamos possíveis desequilíbrios.

A dieta mista BARF e ração é potenciada quando o alimento escolhido complementa os nutrientes que podem estar em falta na dieta crua, por exemplo, uma ração rica em taurina para gatos ou com substâncias condroprotetoras (glucosamina e condroitina) para cães idosos.

Porque deve optar por uma dieta mista de BARF e ração?

Se optar por uma dieta mista de BARF e ração, está a combinar o melhor dos dois mundos: a naturalidade dos alimentos crus e a conveniência nutricional da ração.

  • Nutrição equilibrada: a ração contém vitaminas e minerais essenciais e a BARF fornece proteínas e gorduras naturais.
  • Aumentar a palatabilidade para os mais exigentes: alguns cães ou gatos podem ser esquisitos e mostrar pouco interesse apenas na ração. Se adicionar ingredientes frescos e saborosos da dieta BARF, como pedaços de carne suculenta, pode tornar a comida muito mais apetecível.
  • Flexibilidade e poupança de tempo: não é necessário preparar todas as refeições em cru; é mais conveniente cozinhar apenas parte dos alimentos.
  • Redução do risco de carências ou de excessos: ao combinar as duas formas, reduz o risco de uma nutrição desequilibrada que pode resultar de uma dieta exclusiva.

Como pode combinar BARF e ração de forma segura

Antes de mudar a dieta do seu melhor amigo, deve consultar o seu veterinário ou um nutricionista canino especializado em dietas BARF. Eles podem avaliar as necessidades específicas do seu cão ou gato, ajudá-lo a criar um plano de alimentação misto adequado e monitorizar a saúde do seu cão ou gato durante a transição. 

1. Escolha uma ração de qualidade:

Se tenciona combinar a sua dieta BARF com uma ração, certifique-se de que escolhe uma ração de boa qualidade que consista em ingredientes de origem animal como principal fonte de proteínas e que tenha uma lista de ingredientes clara e reconhecível. Evite rações que contenham enchimentos excessivos, subprodutos animais de baixa qualidade, corantes e conservantes artificiais. Uma ração de alta qualidade fornece uma base nutricional sólida como suplemento aos alimentos frescos.


2. Introduza a dieta BARF gradualmente:

A transição para uma nova dieta deve ser gradual para evitar problemas digestivos. Se o seu cão ou gato nunca comeu alimentos crus antes, pode começar por introduzir pequenas porções de um único tipo de carne magra (por exemplo, frango sem ossos ou peru sem pele) junto com a sua ração habitual.

Acompanhe a reação do seu cão ou gato e as suas fezes. Se tudo correr bem, pode aumentar gradualmente a quantidade de carne crua e a variedade de ingredientes (adicionando outras carnes, órgãos em pequenas quantidades e, eventualmente, ossos carnudos, de acordo com o tamanho e a experiência do seu cão ou gato).

3. Refeições separadas de ração e BARF:

Uma recomendação importante para uma dieta mista de BARF e ração é que ofereça as refeições de ração e BARF em alturas diferentes do dia. Os alimentos crus são digeridos de uma forma diferente e a um ritmo diferente dos alimentos processados.

Misturá-los na mesma ração pode sobrecarregar o sistema digestivo do seu cão ou gato e levar a problemas gastrointestinais.

4. Controle as porções:

É importante personalizar a quantidade de ração e BARF para que o seu cão ou gato receba a quantidade certa de calorias e nutrientes e não fique demasiado ou pouco nutrido.

A quantidade total de alimentos de que o seu cão necessita depende do seu peso, idade, nível de atividade e metabolismo. Trabalhe com o seu veterinário ou nutricionista para encontrar as porções adequadas de cada tipo de alimento na combinação BARF e ração.

Lembre-se de que os alimentos crus tendem a ser mais densos em nutrientes do que a ração, pelo que pode ser necessário oferecer quantidades menores em volume.

5. Observe o seu cão ou gato:

Preste atenção à saúde e ao comportamento do seu animal de estimação durante o período de transição e a longo prazo com a dieta mista. Preste atenção ao apetite, níveis de energia, humor, qualidade das fezes (consistência, cor, frequência) e quaisquer sinais de problemas digestivos (vómitos, diarreia, flatulência). Contacte o seu veterinário se surgir algum problema.

6. Considere suplementos (se necessário):

Em alguns casos, especialmente se a proporção de BARF for baixa ou se o seu cão ou gato tiver necessidades especiais, o seu veterinário ou nutricionista pode recomendar a suplementação de certas vitaminas ou minerais para garantir uma dieta completa e equilibrada.


Para mais informações sobre o seu animal de estimação, leia os nossos artigos:

Riscos da misturar BARF e ração e como minimizá-los

Uma mistura descuidada de BARF e de ração pode causar problemas. Eis os principais riscos e a forma de os evitar:

  • Problemas digestivos: a mistura de diferentes tipos de comida na mesma refeição pode provocar diarreia ou vómitos.
    • Recomendação: ofereça BARF e ração em refeições separadas.
  • Desequilíbrio nutricional: demasiados ossos crus ou demasiados alimentos secos podem afetar a sua pelagem, energia ou peso.
    • Recomendação: respeite as quantidades recomendadas e ajuste-as de acordo com a reação do seu animal de estimação.
  • Intolerâncias ou alergias: alguns ingredientes podem ter um sabor desagradável (cereais, novas proteínas).
    • Recomendação: introduza as mudanças gradualmente e observe as reações.
  • Risco bacteriano: os alimentos crus podem conter agentes patogénicos se forem manuseados incorretamente.
    • Recomendação: guarde a BARF no congelador, descongele-a no frigorífico e limpe bem os utensílios.

Se notar sintomas persistentes (mais de 2 dias) ou alterações súbitas de peso, deve contactar o seu veterinário.

Com paciência, observação e acompanhamento profissional, em breve terá o prazer de ver o seu cão ou gato mais saudável, mais ativo e mais feliz. Comece hoje mesmo a combinar BARF e ração!

 Se quiser saber mais sobre os melhores alimentos para o seu melhor amigo, não perca estes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

A Nova Tiendanimal do Nova Vila Retail Park abre com muitas Surpresas e Promoções Exclusivas!