O meu gato não bebe água, o que posso fazer e como posso resolver o problema?

,

De um modo geral, os gatos não bebem demasiada água por dia. De facto, é bastante comum que bebam muito pouco e isso não significa necessariamente que tenham um problema de saúde. No entanto, é importante garantir que bebem água suficiente para evitar a desidratação, que pode ser fatal.

Se acha que o seu gato está a beber pouca água, ou se notou uma mudança acentuada entre a quantidade de água que costumava beber e a quantidade que bebe agora, leia mais aqui sobre o porquê e o que pode fazer.

Porque é que os gatos bebem pouca água?

Antigamente, os gatos selvagens viviam em ambientes áridos e podiam passar muito tempo sem beber água. Estes gatos obtinham a maior parte da água das suas presas, que consistiam maioritariamente em mais de 60% de líquido. Esta adaptação permitiu-lhes desenvolver uma resistência notável à desidratação.

Embora os nossos gatos domésticos já não cacem para se alimentarem, herdaram esta caraterística dos seus antepassados. Isto explica porque é que os gatos tendem a beber menos água do que outros animais, como os cães. No entanto, muitos gatos domésticos são alimentados principalmente com ração seca, que nem sempre lhes dá a quantidade de água de que necessitam.

Porque é que um gato não bebe água

Embora os gatos tendam a beber muito pouca água, como mencionado acima, existem várias razões pelas quais eles evitam completamente o bebedouro. Como deve saber, os gatos são muito exigentes com tudo: comida, brinquedos, arranhadores… E esta pode ser uma das razões pelas quais o seu gato não está a beber água suficiente. Aqui estão algumas razões comuns:

  • Água suja ou quente. Os gatos não gostam de água quente ou suja. Preferem água fresca e limpa e, se não a sentirem como tal, podem rejeitá-la.
  • Localização do bebedouro. Os gatos não gostam que a água esteja demasiado perto da sua comida e muito menos perto da caixa de areia. Também não gostam de sítios barulhentos ou movimentados.
  • Um bebedouro inadequado. Os gatos também são exigentes no que diz respeito aos acessórios, e o seu gato pode não beber água porque não gosta do bebedouro. O material é muitas vezes a principal razão para a rejeição. Leia o artigo seguinte para saber como escolher o melhor bebedouro para o seu gato.
  • Dor na boca. O seu gato também pode ter um problema na boca que o impede de beber. Algumas doenças dentárias podem fazer com que seja doloroso beber água.
  • Doença. Se o seu gato estiver doente, pode perder o apetite e a vontade de beber. É importante estar atento a qualquer alteração significativa e procurar ajuda profissional, se necessário.
O que é que acontece se o meu gato não beber água?

O que é que acontece se o meu gato não beber água?

Embora os gatos possam viver e desenvolver-se sem ingerir grandes quantidades de água, se não beberem o suficiente, podem surgir problemas e pôr em risco a sua saúde. Eis as consequências possíveis:

  • Desidratação. A falta de água pode provocar a desidratação do gato, o que pode ter consequências graves.
  • Prisão de ventre. Se o seu gato não beber água suficiente, as suas fezes tornar-se-ão mais duras, dificultando a passagem das fezes, o que pode levar à obstipação. Esta situação pode ser muito incómoda para o seu gato e provocar problemas digestivos.
  • Doença do trato urinário inferior dos felinos (FLUTD). Se o seu gato não beber água, pode desenvolver uma infeção do trato urinário.
  • Cristais na urina. Se o corpo retém urina para compensar a falta de líquidos, isso pode levar à formação de pedras ou cristais na urina.
  • Insuficiência renal. A desidratação pode danificar os rins, o que significa que deixam de poder funcionar corretamente e filtrar compostos nocivos.

Uma hidratação adequada é muito importante para todos os animais. Se o seu gato não estiver a beber água e começar a ficar desidratado, é importante que saiba reconhecer esta situação para o levar rapidamente ao veterinário. Pode encontrar mais informações no artigo Como reconhecer se o meu gato está desidratado?

O que posso fazer para que o meu gato beba mais?

Se está preocupado com o facto de o seu gato não estar a beber água suficiente, há muitas dicas e truques que pode utilizar para o fazer beber mais água. Aqui estão algumas ideias para o ajudar:

  • Água fresca e limpa. Mude a água todos os dias para que esteja sempre fresca e limpa. Os gatos não gostam de água que fica no bebedouro durante muito tempo.
  • Experimente diferentes tipos de bebedouros. Se o seu gato não bebe água, pode ser porque não gosta do bebedouro. Experimente bebedouros feitos de diferentes materiais, como plástico, cerâmica ou aço inoxidável, até encontrar um que agrade ao seu gato.
  • Utilize fontes de água para gatos. Os gatos são atraídos pela água em movimento. Considere investir numa fonte de água para gatos que torne a água mais atrativa para o seu gato. Estas fontes mantêm a água fresca e limpa, uma vez que muitos modelos estão equipados com filtros que ajudam a remover as impurezas.

  • Coloque vários bebedouros. Coloque vários bebedouros em diferentes locais da casa. Isto dará ao seu gato mais oportunidades de beber durante o dia. É preferível escolher locais onde haja pouca atividade para que o gato se sinta mais confortável.
  • Dê um pouco de sabor à água. Se o seu gato não bebe água, pode encorajá-lo a fazê-lo melhorando o seu sabor. Adicione uma gota de caldo de galinha ou de peixe (sem sal ou especiarias) à água do seu gato. Isto pode tornar a água mais apelativa para o seu gato.
  • Inclua alimentação húmida na sua dieta. A alimentação húmida contém uma elevada percentagem de água e podem complementar a ingestão de líquidos do seu gato. Considere incluir mais comida enlatada na sua dieta diária.

  • Misture a ração com água. Se o seu gato come comida seca, esta é uma forma de adicionar mais água através da comida.
  • Afaste os bebedouros da comida e da caixa de areia. Coloque os bebedouros num local calmo e afastado destas áreas.
  • Brinque com a água. Alguns gatos gostam de brincar com a água. Pode deixar uma torneira a correr lentamente para ver se isso desperta o interesse do seu gato e o incentiva a beber.

Se, apesar de todos os seus esforços, o seu gato continuar a não beber água suficiente, é importante que o leve ao veterinário. Pode haver um problema de saúde subjacente que requer ajuda profissional.

Quanto tempo é que um gato pode estar sem beber água?

A capacidade de um gato de ficar sem água pode surpreendê-lo, uma vez que são animais bastante resistentes graças à sua ascendência selvagem. Mas o facto de os gatos suportarem períodos sem beber água não significa que seja seguro ou saudável para eles.

Os gatos obtêm alguma da água de que necessitam através da sua alimentação, especialmente se comerem alimentação húmida. No entanto, isto não é suficiente para os manter bem hidratados a longo prazo. Se um gato não tiver acesso a água fresca e limpa durante um longo período de tempo, o seu corpo mostrará sinais de desidratação.

Apesar de os gatos poderem ser bastante exigentes e parecerem ter uma relação complicada com a água, há muitas formas de garantir que bebem o suficiente. Com paciência e dedicação, pode ajudar o seu gato a manter-se hidratado e saudável.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem interessar-lhe:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Os gatos ficam ofegantes? Causas e dicas para os acalmar