British Shorthair: Caraterísticas da raça

,

Dedicamos este post ao British Shorthair, para responder todas as tuas dúvidas, se é que ainda não estás convencido a adotar um.

O British é um gato forte, grande e redondo. Um ursinho de peluche com um caráter tranquilo, mas brincalhão, carinhoso e nada independente, sendo assim, um companheiro felino perfeito. Tudo isso e muito mais é o que fez desta raça uma das mais apreciadas em todo o mundo.

Origem do British Shorthair

Comenta-se que o British surgiu do cruzamento entre os gatos que transportaram as legiões romanas a antiga Britânia com os gatos nativos da zona. Para proteger-se do clima britânico de chuva e de humidade assim eles desenvolveram uma caraterística pelagem dupla, muito espessa e curta que o faz inconfundível.

O primeiro reconhecimento da raça se produziu numa exposição realizada pelo artista Harrison Heir em 1871 no Crystal Palace de Londres. Como consequência da Segunda Guerra Mundial, a população do British ficou dizimada. Para recupera-la, os criadores viram-se obrigados a realizar cruzamentos com outras raças, como por exemplo os Persas. Graças à genética, estes cruzamentos contribuíram para que a raça British tenha novas caraterísticas físicas, cores, estrutura óssea e também surgiram exemplares de pelo comprido. Esta “nova raça” foi denominada British Longhair, e atualmente é reconhecida em algumas associações felinas como TICA e WCF.

O British Shorthair standard

O standard atual do British se define como um gato compacto e equilibrado, com corpo forte e peito largo, patas e caudas curtas, grossas e arredondadas. As orelhas são pequenas, arredondadas na ponta e separadas. Bochechas proeminentes e queixo firme. Olhos redondos, grandes e muito abertos, com um nariz largo e curto. O pelo é curto e muito denso, de tato “crispy” e com uma boa subcamada.

Cores e padrões na pelagem do British Shorthair

A variedade de cores é muito ampla, desde preto, azul, vermelho, creme, chocolate, lilás, tartaruga até os últimos reconhecidos, o cinnamon e fawn. Se a isto adicionarmos o branco teremos o bicolor e tricolor, ou até brancos inteiros. Temos que ter em consideração que no padrão tartaruga (uma cor misturada com o creme e o vermelho) e tricolor só podem ser fêmeas. Também, os padrões de cor que podemos encontrar no British são tabby, spotted e colorpoint.

Estes padrões ainda são pouco conhecidos em Espanha, mas nos últimos anos, e graças ao trabalho de alguns criadores, começaram-se a ver bons exemplares. A cor mais representativa do British é o azul, mas temos que confundi-lo com outras raças cujos exemplares só podem ser de esta cor, como o Chartreux ou o Azul Russo. A cor dos olhos vai conforme com o manto e padrão, sendo o habitual a cor cobre alaranjado, mas também podemos ver olhos azuis e verdes nos British silver tabby e golden shaded.

O caráter dos British Shorthair

Um dos aspetos pelos que tanta gente escolhe esta raça é o seu caráter. É um gato tranquilo, brincalhão até mesmo em idades adultas e muito carinhoso. Não é um gato independente, é feliz na companhia dos seus donos, os recebe quando chegam a casa e procura sempre o contato ou a proximidade. Relacionam-se bem com as crianças e com outros animais porque não são agressivos nem territoriais comparando-o com outras raças. Por tudo isto o consideramos o companheiro perfeito para conviver na nossa casa.

Doenças comuns nos British Shorthair

O British, no geral, é um gato forte que tem boa saúde. Ainda assim, na hora de adquirir um gato desta raça temos de ter em consideração que, devido aos cruzamentos que se realizaram com outras raças, há certa incidência da doença do rim policístico (PKD). Ao ser uma doença genética, se os pais do nosso gato tiverem testes realizados com resultado negativo, não deveríamos preocupar-nos.

Cuidados básicos do British Shorthair

Os cuidados do British são muito simples, similares aos que precisa qualquer outra raça de pelo curto. Para manter a sua pelagem basta com um escovado de vez em quando para eliminar o pelo que sobra, com mais frequência na altura da troca de pelo. Se o nosso gato não sai à rua, não é necessário que tome banho constantemente, mas quando for tomar teremos que usar produtos específicos para gatos. É conveniente revisar e limpar os olhos e as orelhas do nosso gato quando observarmos excesso de lágrimas ou remelas nos olhos, ou cera nas orelhas. Basta com gaze ou similar (evita o algodão para os olhos) e algum produto indicado para isso.

Esperamos que esta pequena guia tenha servido para terminar de convencer-te a incluir um British Shorthair na tua vida. Recorda que em TiendAnimal encontrarás tudo o necessário para cuidar do teu gato como ele merece. Desde a comida para gatos mais nutritiva, até os produtos de higiene e os brinquedos que precisa para viver saudável e feliz durante muitos anos.

 

 

« Anterior

Pug ou doguilho

Como atuar perante uma conduta de exploração do cachorro

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.