Adotar outro cão em casa, quando é conveniente?

, , ,

Decidir ter um novo cão em casa quando já temos outro de mais idade requer certo planejamento prévio. Com este artigo queremos ajudar-te com alguns conselhos que deves ter em conta. 

Quando adotar outro cão?

Muitas famílias querem adotar um segundo animal de estimação, mas não sabem bem como fazê-lo. Devem fazê-lo quando o seu primeiro cão estiver completamente familiarizado com a sua forma de vida. Se decidires ter um segundo cão quando o que tens em casa tem menos de um ano, eles serão bons companheiros, mas também será mais difícil educá-los porque não estarão tão atentos ao dono; o que te exigirá mais dedicação e tempo em sua educação básica, para ensiná-los onde comer, dormir e fazer as suas necessidades.

Se, por outro lado, o teu primeiro cão é adulto e já foi educado, será ele principalmente quem vai mostrar as regras e costumes da casa ao novo cão; os lugares permitidos e onde fazer cada coisa.

Macho ou fêmea?

Se tens um macho e decides ter outro, podes ter problemas de “domínio” em casa. Os dois vão querer ser o que manda entre eles e marcar o seu território, e isso pode trazer brigas relacionadas. Com duas fêmeas pode ocorrer a mesma coisa, já que elas são mais possessivas com as suas coisas, os seus lugares e inclusive com o seu dono. O ideal é ter 2 cães de sexo diferente. O único inconveniente nesse caso seria que a fêmea pode ter uma gravidez indesejada. A melhor solução seria esterilizar os cães.

Qual é o tamanho adequado?

Outro fator a ter em conta é o tamanho e a personalidade do nosso cão e o do novo. Se o teu cão é grande e tranquilo, introduzir um cão de raça pequena e mais nervoso não lhe causará problemas, mas dois cães grandes podem ter complicações e mais ainda se ambos forem nervosos. Dois cães pequenos é uma boa combinação.

De qualquer forma, sempre é bom que o teu animal de estimação tenha outro animal de sua espécie para compartilhar o tempo. Ele exigirá menos de ti e se sentirá mais feliz de ter um companheiro com quem estar quando não estiveres em casa.

Na dúvida sobre que cão adotar, recomendamos-te consultar sempre o teu veterinário. Ele te orientará para que escolhas a melhor opção.

« Anterior

Treino II: Sentado e deitado

Alimentação dos animais de estimação com insuficiência renal crônica

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.