A chave para conseguir acabar com as temidas pulgas

A luta contra os parasitas

Se de repente encontraste algum destes desagradáveis inquilinos enquanto fazias carícias no teu cão, além de deixar-te um bocado nervoso, o primeiro que deves ter pensado é como eliminá-los o antes possível. Neste post te recomendamos quais são as chaves para conseguir acabar com as temidas pulgas: o que fazer quando as descobres, como proteger os teus animais de estimação e muito mais. No final serás capaz de matar todas as pulgas que estão no teu animal de companhia e espalhadas pela tua casa.

O que fazer quando descobres pulgas em casa

O teu cérebro ativará todos os alarmes ao perceber alguma picada. Para começar, deves saber se são de mosquito ou de pulga, apenas tens de observar o seguinte: a pulga deixa três marcas, pelo contrário, o mosquito apenas morde uma vez.

Não é necessário ter o cão dentro de casa para que estes parasitas estejam presentes, pois simplesmente na rua poderiam saltar à tua roupa. Se tens cão e a infestação não for severa, no geral, as pulgas não te atacarão. 

Como é uma pulga? 

Se eres dos afortunados que nunca viu uma pulga, basicamente podemos dizer que trata-se de um parasita de cor preta, muito pequeno, alongado, que além de correr muito é um especialista em dar grandes saltos, e por isso mesmo será muito difícil apanhá-lo, mas se conseguires, deves matá-lo antes de que fuja.

Porque tenho pulgas em casa?

Sem dúvida alguma, o mas comum é que consigam chegar às nossas casas pelos nossos cãezinhos ou gatos. A diferença do que se costuma pensar, há remédios e dicas para conseguir acabar com as temidas pulgas, assim que não precisas ficar demasiado estressado, tudo tem solução!

Como matar as pulgas? 

O melhor conselho que podemos dar é manter o teu cão/gato protegido durante o ano todo, seja com coleiras ou pipetas, e inclusive em zonas com muita prevalência de parasitas, combinar ambos produtos.

De todas as formas aproveitamos para lembrar que nenhum método é infalível, infelizmente, e mesmo que o teu animal de companhia estiver protegido com esses produtos poderia ter estes e outros bichinhos. Coleiras e pipetas têm os seus mecanismos de ação e matarão os parasitas, por tanto se vemos alguma pulga na sua pele, teremos a certeza de que finalmente esta morrerá.  Mesmo assim, deves saber que o teu animal de companhia pode ver-se afetado pela mordida de mosquitos, pulgas, carraças, mas terá menos probabilidades que um animal sem proteção.


Há alguma forma de eliminar as pulgas de casa? 

Para terminar com as pulgas em casa deves seguir estes passos:

  1. O primeiro que deves fazer é dar um banho no teu cão/gato com um champô desparasitante.
  2. Uma vez que estiver livre de pulgas, terás de protegê-lo com a coleira, pipeta ou comprimido (sim, há comprimidos que servem para matar as pulgas).
  3. Para concluir o processo, deves desinfetar a casa da praga. Além disso, neste ponto queremos enfatizar que não só devemos acabar com as pulgas adultas, mas é igual de prioritário e indispensável, eliminar os seus ovos e larvas.

Passos a seguir em casa

  1. Lava tudo com lixívia e água: capa do sofá, tapetes, mantas, lençóis, etc.
  2. Limpa com água e lixívia a casa toda.
  3. Aspira em profundidade e insiste nos buracos, fendas e cantos, pois é nesses lugares onde os ovos das pulgas se assentam. 
  4. Limpa a fundo o pó de todos os quartos. 
  5. Compra óleo essencial de neem e um pouco de casca de cedro, dois repelentes naturais: podes diluir umas gotas do óleo com água quente e pulverizar toda a tua casa. Coloca as folhas de cedro, por baixo do sofá ou nos móveis. 
  6. Usa produtos químicos específicos para a tua casa: é imprescindível utilizar inseticidas e de forma ótima. Nestes casos, o melhor é utilizar inseticidas de descarga total. O seu mecanismo de ação age em todas as partes, incluindo as menos acessíveis para nós, como por exemplo, algum canto do chão ou fenda. Além do mais, queremos enfatizar, que é muito importante seguir ao pé da letra as indicações da etiqueta, para evitar intoxicações, portanto deves ter muito cuidado com essas substâncias.

Conselhos para evitar as pulgas 

Não reduzir os cuidados em nenhuma época do ano

A melhor forma de prevenir uma praga de pulgas, sem dúvida alguma, é manter os nossos animais de estimação protegidos sempre. Repetimos mais uma vez: é melhor prevenir do que remediar! 

Como falamos anteriormente, a desparasitação externa é muito importante, mas também a interna, portanto controla muito bem as datas nas que tens de renovar esses produtos para ter os parasitas sempre sob controlo.

De forma geral, as pipetas têm uma duração contra estes parasitas de umas três semanas, mas é importante sempre ler as indicações do prospeto de cada produto. Pelo contrário, no caso dos colares, a durabilidade é maior, mas de igual forma varia segundo a escolhida. É essencial ler bem as indicações de uso para não baixar a guarda!

Com tudo o que já sabes sobre este tema, estás mais do que preparado para lutar contra as pulgas. Na nossa loja online Tiendanimal tens uma ampla seleção de produtos especificamente destinados para proteger e cuidar do teu melhor amigo. Recomendamos-te dar uma olhadela e ler todas as suas caraterísticas para escolher aquele que melhor se adapta às tuas necessidades.

E se quiseres saber mais sobre os animais, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo:  Parasitas em cães e gatos.

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Limpar a casa para não prejudicar os teus animais de estimação

Como eliminar pulgas de casa

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.