Alojamento para coelhos e cobaias no jardim

Os coelhos e as cobaias habituadas a viver em casa com a família não estão bem preparados para viver exclusivamente no jardim. Eles podem ficar assustados e entrar em choque pelos ruídos e cheiros estranhos e, além disso, ficam muito aborrecidos se não têm interação com as pessoas da família. Mesmo assim, podemos fornecer uma gaiola segura para passar algumas horas ao ar livre, apanhando ar fresco e sol.

É muito importante que, o jardim ou o terraço, seja à prova de fuga. Estes animais são pequenos e sorrateiros e podem atravessar sebes e grades com grande facilidade. Se quiseres deixá-los completamente soltos, deverás vigiá-los todo o tempo; no início, podem ficar estressados, até se habituarem aos novos arredores. Terás também de prestar atenção aos possíveis predadores. Tem muito cuidado porque alguns coelhos são excelentes escavadores e podem fazer túneis por onde podem escapar ou ficar ocultos.

É muito melhor e mais seguro ter um espaço fechado fora da casa onde os coelhos e cobaias possam pular tranquilos, ficar bem e a salvo. Podes escolher entre distintas opções que contam com um curral e um quarto fechado de madeira, seco e quente, para eles descansarem. Se o teu animal de estimação gosta de cavar, o melhor será que o curral tenha um chão rígido e um colchão de feno por cima; assim pode cavar e ficar enterrado sem perigo de fugas. Estas casotas são totalmente fechadas para protegerem os animais de estimação de outros animais perigosos. De qualquer modo, é sempre recomendável deixá-los fora só durante o dia e levar o teu animal de estimação dentro de casa à noite para maior segurança.

Em épocas calorosas, a casota deve ser colocada num lugar não demasiado quente e sempre com uma parte com sombra e água fresca à disposição dos animais. Se o inverno não é muito frio, podes continuar a levar o teu animal ao jardim, mas protege-o do frio. Deixa-o lá apenas nos dias mornos para evitares que fique doente. Recorda que os coelhos especialmente são muito sensíveis e podem sofrer infeções respiratórias muito graves.

Outra coisa que deves cuidar é que não haja ervas ou plantas tóxicas dentro do jardim. Até a relva pode ser perigosa se o coelho consome em grande quantidade de uma só vez e não está habituado. Para evitar isto podes semear ervas silvestres como dente-de-leão, trevos, luzerna, salsa, coentros, orégão, funcho, etc. Se tens dúvidas sobre as plantas que há no teu jardim, cobre toda a base com feno e apenas dá-lhe a sua comida habitual de legumes e ervas seguras.

Se não tens suficiente jardim, de qualquer forma podes colocar a casota num terraço ou varanda, se há espaço suficiente. Estão desenhadas em madeira natural, pelo que ficam muito bonitas e oferecem ao teu animal de estimação um lugar agradável onde fazer exercício e se divertir.

« Anterior

Alimentação dos cachorros de raças grandes

Artrose em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.