Armadilhas para ratos sem matá-los

Achas que tens algum rato em casa? Queres que vá embora, mas sem magoá-lo? Neste artigo vamos falar de diferentes opções para acabar com estes pequenos roedores de forma compassiva e respeitosa. Esquece as ratoeiras clássicas e os venenos, que não só os matam, mas também lhes provocam imenso sofrimento.

Os ratos não se adentram nas nossas casas para causar estragos, apenas entram para buscar comida e nunca se aproximariam de ti ou tentariam te enfrentar, não deves ter medo; é a sua forma de sobreviver. Contudo, podem tornar-se um problema se eles se reproduzem, pois será muito mais difícil tirá-los de casa.

Conhece as melhores armadilhas para ratos vivos e o seu funcionamento. Poderás comprá-las ou fabricá-las tu mesmo. Em função da quantidade de roedores que tiveres, será mais recomendável uma opção ou outra. Além do mais, vamos falar das vantagens deste tipo de armadilhas e algumas dicas para manter afastados de casa estes pequenos animais.

Armadilhas caseiras para ratos

Podes fabricar a tua própria armadilha para ratos sem morte, desde uma muito simples até outras mais elaboradas. Vamos falar de algumas delas:

Tigela e moeda. Utiliza um recipiente transparente de plástico ou vidro virado para baixo. Coloca no seu interior algum alimento apetitoso e segura a tigela com a ajuda de uma moeda grande na borda. Quando o rato entrar e apanhar a comida, a tigela irá escorregar e cair, o rato ficará preso no seu interior.

Lâmpada. Deves deitá-la, com um objeto pesado que a mantenha na horizontal. Coloca dentro comida atrativa para o rato. Quando ele entrar, ficará preso dentro da lâmpada.

Contentor e rampa. Esta armadilha caseira para ratos tem várias versões; podes utilizar um balde, um aquário ou qualquer recipiente alto do qual não possa sair. A ideia é pôr comida no seu interior e criar um caminho pelo que possam subir e aceder facilmente. O rato saltará dentro para apanhar a comida e ficará preso. Podes utilizar uma tábua de madeira ou criar uma escada com livros para a rampa de acesso, o qualquer outro objeto. É uma das armadilhas caseiras para ratos mais simples e mais eficaz.

Toalha e lixeira. Se de repente encontrares um rato podes apanhá-lo no momento. Arremessa uma toalha e coloca depois um balde ou uma lixeira por cima para evitar que fuja. Se tiveres conseguido apanhá-lo, desliza algo plano, como um cartão, por baixo, para poder apanhá-lo e dar a volta ao balde. Agora que já está dentro, segura muito bem a “tampa” para que não possa sair e leva-o o mais longe possível para liberá-lo.

Este método mais do que uma armadilha é uma forma rápida de apanhá-lo se o encontrares em casa, mas precisarás ser muito ágil para consegui-lo.

Na internet encontrarás inúmeros vídeos de como fabricar diferentes armadilhas caseiras para ratos vivos passo a passo.

Armadilhas para ratos sem matá-los

Há inúmeros modelos diferentes que poderás encontrar em lojas especializadas. Todos baseiam-se no mesmo mecanismo: capturar e liberar. Isto é, o seu funcionamento consiste em fazer com que o rato entre no interior da armadilha, com a ajuda de uma isca, e não possa sair para que depois possas soltá-lo no campo.

As armadilhas para ratos sem matá-los podem ser de monocaptura ou multicaptura. Nas de monocaptura a comporta fecha-se quando o rato entra na armadilha; as de multicaptura contam com um mecanismo especial mediante o qual a comporta abre e fecha cada vez que entra um rato, permitindo que continuem a entrar, mas não podem sair os que já estão dentro. Algumas são o suficientemente grandes como para apanhar até 15 ratos de uma só vez. Logo terás de apanhar a caixinha e ir até o campo para abri-la e soltá-los.

É muito importante que libertes os ratos a pelo menos 8 km de distância, caso o contrário podem encontrar o caminho de volta e regressar à tua casa. Tenta levá-los a uma zona segura, longe das casas, mas onde contem com algum refúgio.

Recorda verificar as armadilhas várias vezes por dia para comprovar se algum rato tiver caído na ratoeira. Se os deixares muito tempo dentro delas poderiam morrer por causa do stress ou de desidratação. Além do mais, quando já não as precisares, limpa-as muito bem antes de guardá-las para eliminar qualquer cheiro de comida que possa atrair mais roedores.

Vantagens das armadilhas para ratos vivos:

  • Éticas
  • Não magoam o animal
  • Multicaptura
  • Automáticas
  • Efetivas
  • Fáceis de usar.
  • Reutilizáveis
  • Seguras
  • Económicas
  • Não são perigosas para outros animais

Armadilhas para ratos tradicionais

As ratoeiras clássicas produzem muito sofrimento ao animal antes de morrer. Desde as conhecidas ratoeiras com molas, até as armadilhas “adesivas”, nas que o rato fica fortemente grudado e tenta fugir até que morre. Este tipo de armadilha faz com que os ratos sintam terror e dor enquanto lutam por libertar-se.

Também poderás encontrar veneno. Mas nenhuma destas opções é humana nem produz uma morte imediata. Umas submetem aos ratos a um alto nível de stress e outras produzem uma grande dor e uma lenta agonia até que morrem.

Além do mais, deves pensar que matar os roedores nem sequer é uma solução eficaz já que não evitará que entrem novos.

Conselhos para afastar os ratos de casa

Para prevenir a aparição destes pequenos roedores em casa, podes tomar umas simples medidas preventivas que os afastarão sem ter de usar venenos nem armadilhas para ratos. Como sempre, é melhor prevenir e evitar que entrem do que ter que expulsá-los.

Limpeza:

A limpeza e armazenagem da comida é muito importante. Fecha bem todos os alimentos e evita deixar restos na mesa ou migalhas no chão para não os atrair. Se tens animais em casa, tenta guardar a sua ração em recipientes herméticos para que não soltem o aroma e não rompam o saco para chegar até o alimento. Na Tiendanimal podes encontrar contentores para comida. Tenta também ser o mais higiénico possível com o lixo. Deita o lixo fora com frequência e mantém a lixeira sempre fechada.

Óleo de menta:

O seu intenso odor não só os afasta, mas também disfarça os aromas da comida. Deita umas gotas em bolinhas de algodão e coloca-as em lugares estratégicos como perto da lixeira ou do lugar por onde achas que entram. Também podes colocar diretamente plantas na entrada da casa.

Vinagre:

Podes utilizá-lo como repelente, assim como a menta. Molha umas bolinhas de algodão e coloca-as onde achares que o rato costuma esconder-se ou onde tiveres encontrado restos de fezes.

Amoníaco:

Os roedores odeiam o seu odor, portanto podes molhar uns panos e colocá-los nas zonas de passagem.

Produtos específicos de jardinagem:

Utilizar estes tipos de produtos específicos, mas com efeito repelente.

Ultrassom:

Há aparelhos eletrónicos que emitem um sinal sonoro inaudível para nós, mas muito desconfortável para os ratos. Também são uma alternativa às armadilhas para ratos sem matá-los.

Fezes de serpentes:

Se puderes conseguir fezes destes animais em uma loja, de um amigo que tiver uma como animal de estimação ou em algum centro de répteis, também manterá os ratos afastados.

Gatos:

Normalmente, um rato nunca entrará em uma casa onde houver gatos, a não ser que seja um gato muito distraído. Também podes utilizar recipientes como areia de gato usada; o odor da sua urina os afastará.

Tampa os buracos de entrada à tua casa:

Localiza o lugar por onde acedem e fecha-o. Deves ter em conta que estes animais podem entrar por buracos e fendas diminutas. Procura que não fique nenhum ratinho no seu interior antes de fechá-los.

Os ratos são animais inteligentes e têm a mesma capacidade de sentir que os cães e os gatos. Utiliza armadilhas para ratos sem matá-los para poder liberá-los e que possam viver em outra parte, longe da tua casa.


« Anterior

O que deves fazer se descobrires que tens alergia ao teu gato?

O ritual felino de higiene

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.