Camas quentinhas para gatos friorentos

Começa a chegar o frio e os gatos começam a procurar os cantos mais quentes da casa para dormir a sesta. Eles adoram as camas moles, mas alguns friorentos podem trocá-las por outras menos confortáveis se estão perto de uma lareira ou aquecidas pelo sol da tarde.

O calor é muito importante para o bem-estar do teu animal de estimação, seja qual for a sua idade. Ainda mais se é idoso e tem problemas nas articulações ou nos brônquios. Se o teu gato sofre com o frio, é cachorro ou velhote, deves saber quais são as melhores opções de camas com aquecimento para gatos. Vamos dar alguns conselhos para acertares no momento de comprar uma para o teu animal de estimação.

É muito importante controlar a segurança. Se o aquecedor usa energia elétrica deve ter cabos à prova de mordidelas ou ficarem ocultos baixo as almofadas. Presta atenção a isto especialmente se o teu gato ainda é novo e brincalhão. Há almofadas térmicas que funcionam com bateria, aquecem-se no micro-ondas ou vêm com um gel especial que se ativa por uma reação química e não têm cabos nem usam eletricidade.


Os materiais devem ser confortáveis, suaves ao toque e muito moles. Procura uma cama feita com tecidos de boa qualidade e duradoura. Repara se a cama tem uma capa lavável na máquina para facilitar as tarefas de limpeza. É melhor que não seja demasiado grande e deve ter forma de berço com paredes que forneçam também proteção contra o frio. As camas sem paredes ou amplas são melhores quando está calor, já que permitem a circulação do ar.

Outra opção fabulosa são as camas para radiadores. Têm uma estrutura que permite pendurá-las na parte superior do radiador; no geral são feitas com tecidos suaves tipo plush e têm forma de cama de rede, pelo que não têm almofada. São fáceis de lavar e não consomem energia elétrica, pelo que são mais econômicas e ecológicas. Além disso, têm a vantagem de estarem elevadas, algo que os gatos adoram porque lhes permite controlar todo o ambiente e sentir-se mais seguros. Para os gatos idosos é conveniente aproximar uma cadeira ou um banco para acederem à cama de rede sem terem de saltar desde o chão.

Se não tens radiadores, podes escolher uma cama de rede para colocar na janela. Esta cama serve para o inverno se o sol entrar por alguma janela do teu lar, mas além disso não deve permitir o passo de rajadas frias. No verão podes mudá-la para outra janela mais sombria com boa circulação de ar.Alguns gatos preferem dormir cobertos por uma manta, já que fornece calor e ao mesmo tempo permite-lhes ficar ocultos de olhares curiosos. Nesse caso, escolhe uma manta facilmente lavável, leve e suave. Podes colocá-la sobre uma almofada para gato.

« Anterior

Aquecimento para répteis: quantos watts usar?

Mudanças de conduta e alimentação nos cães idosos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.