Com o calor da primavera nas ruas, começa também a época de cio das gatas adultas vadias e não esterilizadas. Infelizmente, isto dá origem a milhares de gatinhos, muitos dos quais se tornam sem-abrigo.
O que é uma colónia de gatos controlada?
As colónias de gatos controladas são grupos de gatos sem-abrigo em zonas urbanas ou rurais que são sistematicamente tratados por voluntários e organizações. Estes gatos são sujeitos a um programa rigoroso de alimentação, esterilização e controlo geral para garantir o seu bem-estar e o da comunidade.
O objetivo das colónias controladas é proporcionar a estes gatos um ambiente seguro e saudável para evitar a propagação de doenças e problemas nas comunidades onde vivem.
Os gatos que têm de viver na rua todos os dias estão expostos a muitos perigos, como serem atropelados por carros e maltratados por humanos. Estão expostos a comer alimentos que podem estar envenenados, ou à violência e agressão de pessoas que não têm respeito pela vida animal.
Como funcionam as colónias de gatos?
Embora as colónias de gatos sejam frequentemente vistas como uma fonte de doenças, sujidade e outros problemas, a realidade nas colónias controladas é bastante diferente. Mas como pode gerir uma colónia de gatos controlada para garantir um ambiente saudável tanto para os gatos como para a comunidade?
Origem das colónias
As colónias de gatos têm normalmente duas causas principais:
- Gatos domésticos abandonados: muitos gatos de rua foram anteriormente animais de estimação que se perderam ou foram abandonados e não foram esterilizados.
- Ninhadas indesejadas: esta situação é causada por gatos que não foram esterilizados pelos seus donos e cujas crias acabam por viver na rua.
Gestão e cuidados
As colónias são geridas principalmente por organizações de conservação e voluntários dedicados. A gestão das colónias envolve várias etapas para garantir o seu bem-estar e controlo:
- Alimentação adequada: a ração seca de qualidade alimentar é composta por materiais menos suscetíveis de contaminação, eliminando o risco de envenenamento por resíduos de alimentos humanos.
- O método C.E.S. (Capturar, Esterilizar e Soltar): este é um método básico de controlo da população nas colónias. Os gatos são capturados, esterilizados e depois libertados no meio ambiente. Este método evita o aumento descontrolado da população de gatos e reduz os comportamentos associados ao cio, como as lutas constantes e os miados. Além disso, os gatos que foram submetidos a este procedimento têm frequentemente uma pequena parte da orelha cortada para identificação. Deste modo, os cuidadores podem facilmente identificar que o gato foi esterilizado e faz parte de uma colónia controlada.
- Controlo veterinário: os gatos destas colónias recebem cuidados veterinários regulares para prevenir e tratar doenças. Desta forma, qualquer problema de saúde é tratado antes de se tornar uma ameaça grave para o indivíduo ou para a colónia.
Se pretende adotar um gato de uma destas colónias, ou apenas quer saber mais sobre como integrar um gato sem-abrigo em sua casa, recomendamos que leia o nosso artigo: Adotar um gato sem-abrigo: o que deve ter em conta?
Benefícios das colónias de gatos controladas
As colónias de gatos controladas proporcionam muitos benefícios tanto para os gatos como para as comunidades em que vivem:
- Prevenção da reprodução descontrolada: a esterilização dos gatos evita o nascimento de ninhadas não desejadas.
- Redução do número de gatos de rua: a diminuição do número de nascimentos leva a uma redução gradual do número de gatos que vivem na rua.
- Maior esperança de vida: os gatos esterilizados tendem a ter uma vida mais longa e saudável. Os gatos são também continuamente monitorizados para garantir que a sua saúde é ótima e que recebem tratamento, se necessário.
- Redução das doenças infeciosas: o controlo da saúde dos gatos minimiza o risco de propagação de doenças entre os gatos e, potencialmente, para os seres humanos.
- Redução do ruído e das lutas: a esterilização reduz as lutas e os miados constantes, especialmente durante a época do cio.
- Eliminação da marcação do território: os gatos esterilizados marcam menos o seu território, contribuindo para um espaço mais limpo e evitando odores desagradáveis.
- Ambiente seguro e estável: proporcionar abrigo e cuidados aos gatos cria um ambiente seguro que os protege de perigos como o tráfico e os maus tratos.
- Controlo das pragas: a presença do gato pode ajudar a manter a população de roedores, como ratos e ratazanas, num nível naturalmente baixo.
- Educação e sensibilização: as colónias controladas promovem a sensibilização para os cuidados e o respeito pelos animais na comunidade local. Também envolvem os vizinhos no cuidado e manutenção das colónias, ajudando a criar uma comunidade mais unida e consciente.
Estes benefícios mostram que as colónias de gatos controladas não só melhoram a vida dos gatos, como também contribuem para a qualidade de vida das comunidades urbanas e rurais.
Hoje, mais do que nunca, toda a gente com os animais de rua!
Na Tiendanimal, esforçamo-nos sempre por colaborar com todos aqueles que partilham a nossa preocupação pelo bem-estar dos gatos de rua. É por isso que organizamos várias campanhas de angariação de fundos e colaboramos com abrigos de animais.
Por exemplo, em maio de 2024, realizámos uma campanha em que doámos uma ração de alimentos por cada “gosto” que a nossa publicação recebia nas redes sociais (Instagram e Facebook) a três organizações selecionadas aleatoriamente. O objetivo desta iniciativa era apoiar os gatos sem-abrigo com alimentos durante a época das ninhadas para os ajudar a obter comida e melhorar a sua qualidade de vida.
Recebemos um total de 14.678 gostos💗 e doámos 880,68 kg de alimentos a gatinhos em colónias de gatos.
Abaixo, partilhamos consigo as fotografias dos três abrigos de animais vencedores que receberam as doações de alimentos. Graças ao seu apoio e generosidade, muitos gatinhos podem ter uma vida melhor!
Gostaríamos de agradecer a todos os que colaboraram connosco para esta nobre causa. 😻
Embora a nossa campanha tenha terminado, é importante lembrar que existem muitas outras formas de ajudar os gatos de rua no dia-a-dia:
- Entre em contacto com os abrigos de animais locais que cuidam de colónias de gatos no seu bairro e ofereça-lhes diretamente a sua ajuda.
- Ajude doando comida para gatos, tigelas, casotas e outros equipamentos que possam abrigar os gatos e melhorar a sua qualidade de vida.
Convidamos toda a gente a juntar-se a esta causa e a ajudar a tornar o mundo um lugar melhor para os gatos sem-abrigo. Cada pequeno gesto conta, e juntos podemos fazer uma grande diferença na vida destes animais. 🐈💗
E se está a pensar em adotar um gatinho, não deve perder os seguintes artigos:
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!