Como cuidar de um peixe betta

,

O peixe betta é um dos favoritos dos amantes de aquarismo principiantes e avançados. Mas apesar da sua popularidade no mundo dos peixes são muitas as pessoas que não estão familiarizadas e não sabem como cuidar de um peixe betta. De seguida, descobre como deve ser o seu ambiente, alimentação e os peixes que são compatíveis.

Origem do peixe betta

A origem do peixe betta pode ser encontrada nas águas pouco profundas da Tailândia, Indonédia, Malásia, Vietname, para além de algumas regiões da China. Essas áreas abrigam arrozais, lagoas, córregos e pântanos onde o peixe betta vive, embora a sua população agora tenha se espalhado para águas não nativas em diferentes países.

Características do peixe betta

Nas caraterísticas do peixe betta destacam-se as cores brilhantes e as longas barbatanas do peixe betta masculino. Por estes motivos, é um dos peixes de aquário mais conhecidos. Ainda assim, as fêmeas geralmente não são tão coloridas e têm barbatanas muito mais curtas.

A saber: uma singularidade desta espécie é a presença de um órgão chamado labirinto que lhes permite extrair oxigénio da atmosfera, o que lhes dá a vantagem de conseguir sobreviver em ambientes aquáticos com pouco oxigénio.

Aquário do peixe betta

Antes de tudo, saiba que para cuidar de um peixe betta é muito importante o sítio onde vai sentir-se feliz para viver. O aquário do peixe betta deve brindá-lo com um habitat semelhante ao seu estado selvagem. Pode preparar-lhe um aquário com pouca profundidade, sem filtro nem sistema de oxigénio. Não necessita de instalar estes elementos porque estes peixes sobem à superfície com muita regularidade.

Um aquário entre 10 e 20 litros com uma temperatura entre 22 e 32 graus será suficiente para que os seus betta tenham uma vida feliz num ambiente adequado às suas necessidades.

O melhor é encher o aquário com água de garrafa sempre da mesma marca que não contenha nem cal nem cloro e renová-la semanalmente.

Se decidir usar água de torneira, é importante tratá-la com um condicionador de água que elimine todas as substâncias químicas antes de chegar ao aquário.

Peixes compatíveis com o betta

Na verdade, esta espécie é de natureza agressiva, pelo que é importante conhecer quais são os peixes compatíveis com o betta na hora de montar o aquário.

Se só existem peixes betta

É provável que um aquário de 20 litros seja suficiente para introduzir um betta, masculino ou feminino.

Geralmente, as fêmeas podem coexistir com um único macho sem problemas, embora, idealmente, devam ter a idade de três anos para que se possa estabelecer uma hierarquia.

Às vezes, as fêmeas podem lutar, portanto, sugerimos que coloque plantas e outros elementos que servem como esconderijo para se refugiarem umas das outras. Nesse caso, precisará obter um aquário de 40 litros com espaço suficiente.

Como cuidar do peixe betta: convivência con outras espécies

Os betta podem viver com outras espécies de peixes pacíficos, sempre que sejam pequenos e não agressivos: como os Hemigrammus Rhodostomus que são de caráter passivo; peixes de fundo como os Ancistrus e os Chupalgas; espécies calmas como os Kuhlii e as Corydoras; mas não só, neste aquário também podem viver invertebrados como os caracóis ou mexilhões de água doce.

Alimentação do peixe betta

A alimentação do peixe betta deve adaptar-se às suas necessidades nutricionais já que afetará o estado das suas escamas e longevidade. Mesmo que o betta seja considerado um peixe omnívoro, saiba que gosta de alimentar-se de carne.

O ideal é comprar um alimento para peixes betta que potencie as suas cores e os torne ainda mais vivos. Uma dieta completa que seja simples de digerir e que contenha vitamina A, D3, E y C, para fortalecer ainda mais a sua saúde.

Com todos estes conselhos saberás como cuidar de um peixe betta e converter o seu aquário no ambiente perfeito para desfrutar da sua companhia.


« Anterior

O que significa cada som dos periquitos a cantar?

Peixes para principiantes: como deve ser o primeiro aquário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.