Como dar banho a um cachorro

,

O primeiro banho de um cachorro é uma situação traumática que deve ser bem planejada para conseguir que seja uma experiência agradável para o resto da sua vida. Quando o cachorro é separado da sua mãe e irmãos e chega à casa, que será a sua própria casa, se encontra com um ambiente novo, pessoas novas, odores novos, etc. Todas estas são mudanças muito estressantes e é necessário dar-lhe um entorno tranquilo e amigável até que se acostume e comece a se sentir a vontade.  Este tempo é variável segundo a “personalidade” de cada cãozinho. Por isso é importante saber como dar banho a um cachorro nesta etapa para não adicionar outra mudança na vida do pequeno.

Antes de qualquer coisa é importante levá-lo ao veterinário para que receba a sua primeira vacina, uma dose de desparasitante e que indique o alimento que lhe corresponda segundo o seu tamanho e idade. Ele será quem te diga quando é possível dar banho a um cachorro, pois é conveniente esperar alguns dias depois da vacina, até mesmo depois da segunda dose em função da época do ano e a zona onde vivas. Se antes dessa data o cachorro se sujar, podes lavá-lo com um pano húmido ou lavar apenas a zona que estiver suja. Apenas possas começar a escovar o seu pelo; isto ajudará a mantê-lo mais limpo e fará com que se acostume com esta rotina que será muito importante durante a sua vida toda. Quando finalmente chegar o dia do seu primeiro banho deves ter tudo preparado antes de começar.

Elementos que serão necessários para dar banho a um cachorro

  •         Uma lavagem com o desaguamento aberto para que a água não se acumule, assim o cachorro não sentirá medo de ficar submergido na água. Deve ter uma torneira com água fria e quente.
  •         Uma mangueira com chuveiro para acoplar à torneira: a mangueira permite molhar e enxaguar o pelo do cão sem ter que lutar com ele para colocá-lo por baixo do jato de água.
  •         Um champô que seja apto para cachorros, com pH neutro, sem perfumes ou com aromatizantes suaves que não irritem a sua delicada pele. Não só deves saber como dar banho a um cachorro, mas também deves escolher um produto especial para ele. Se não tiveres champô podes usar perfeitamente um sabão de glicerina neutro ou sabão branco em barra, aquele utilizado para lavar a roupa. Estes não têm nenhum tipo de perfume, e não ressecam a pele nem geram reações alérgicas. Enxágue com abundante água para que não fique nada de champô na pele.
  •         Brinquedos do agrado do cãozinho e que possam entrar na água.  Com eles podem entreter-se e associar o banho com algo que resulta agradável. Em Tiendanimal temos uma grande variedade de brinquedos para cães para que escolhas o teu preferido.
  •         Uma toalha à mão para poder envolvê-lo e começar a secar o cachorro apenas sair da água. Depois do banho e de secá-lo com a toalha podes tentar secá-lo com um secador de cabelo, mas que fique bem afastado do seu corpo para que não se assuste. Não só é importante saber como dar banho a um cachorro, mas também como secá-lo. Primeiro deixa que escute o barulho que faz e quando deixar de incomodá-lo aponta o ar quente na sua direção a uns 50 cm de distância. Não deites ar diretamente na cara porque isto no geral lhes é bastante desconfortável. Enquanto o habituares ao secador podes dar-lhe um ossinho ou outra guloseima para que deixe de prestar atenção ao barulho e ao “vento”.
  •         Se o teu cãozinho tiver pelo comprido também precisarás uma escova de arame suave ou um pente metálico para desembaraçar o seu pelo. Neste caso podes adicionar alguns dos óleos naturais que ajudam a desembaraçar os nós, assim não causarás nenhum incómodo ao penteá-lo. É importante desembaraçar o pelo comprido antes de molhá-lo.

Conselhos para o primeiro banho de um cachorro

Agora que já sabes como dar banho a um cachorro, podes ler algumas recomendações que farão com que este momento seja muito mais agradável para ele.

Os cães percebem muito bem o nosso estado de ânimo, por isso é importante que te mostres alegre, que fales com palavras amáveis e tranquilizadoras durante todo o banho. Não percas a paciência e não lhe chames a atenção se não se comportar como tu esperavas. Se o cãozinho ficar muito nervoso, podes suspender o banho com calma, retirá-lo da pia e envolvê-lo com a toalha (sem secador de cabelo desta vez!). Oferece uma guloseima e tenta novamente outro dia.

Outra questão importante de como dar banho a um cachorro é não molhar a sua cara nas primeiras lavagens. Deixa essa parte do corpo para quando já não ficar incomodado com a água. Enquanto isso podes lavá-la com um pano ou a tua mão húmida; se preferires podes utilizar as toalhitas para bebés. Assim evitarás que entre água nos ouvidos ou sabão nos olhos.

Quando tiveres acabado com a secagem, deixa que o teu cãozinho descanse e dá-lhe um delicioso osso ou um mordedor de plástico ou de couro. Se for um dia de sol e já tiveres autorização do veterinário de passeá-lo na rua, dá-lhe um passeio e brinca um tempinho com ele no parque. Se seguires estes conselhos conseguirás que o teu cão se acostume com o banho e até chegue a desfrutá-lo.

Recorda que é muito importante que sigas estas indicações de como dar banho a um cachorro para fazê-lo corretamente e evitar que o momento do banho seja algo negativo para o teu pequeno.

« Anterior

Parasitas em cães e gatos

Como escovar um cão segundo o seu tipo de pelo

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.