Como proteger o seu cão do sol e do calor

Nesta altura do ano, devemos tomar precauções contra as temperaturas elevadas e os raios solares nocivos, e devemos também proteger os nossos companheiros caninos, uma vez que são mais propensos do que nós aos terríveis efeitos da insolação.

Os cães não são tão bons a regular a sua temperatura corporal como os humanos, eliminam o excesso de calor ofegando e apenas suam através das almofadas das patas, por isso neste artigo dizemos-lhe como proteger o seu cão do sol e do calor este verão.

Conselhos sobre como cuidar dos cães no calor

Aqui partilhamos alguns conselhos práticos sobre como cuidar dos cães no calor e tirar o máximo partido deste verão quente.

Não devemos rapar os nossos animais de estimação

Uma das primeiras coisas que muitas pessoas fazem quando chega o verão é rapar os cães “para os manter mais frescos”. Trata-se de um grande erro, pois a camada de ar do pelo protege-o tanto do frio como do calor.

Além disso, o pelo protege a pele dos raios ultravioleta, uma vez que bloqueia a luz solar, e deixar a pele diretamente exposta aumenta o risco de queimaduras solares. O pelo deve ser mantido em boas condições, com escovagem frequente para ajudar a remover os pelos mortos e manter a pele bem oxigenada.

Pode ser uma boa ideia cortar o pelo curto e condicioná-lo para o verão, mas nunca o rapar e deixar a pele delicada exposta ao sol.

Não levar o cão a passear durante as horas de maior calor.

Devemos evitar expor o cão ao sol durante as horas de maior calor, ou seja, entre as 12h00 e as 17h00. Durante este período, os passeios devem ser limitados a uma rápida deslocação para se aliviarem. Os passeios longos e o exercício físico devem ser sempre deixados para o início da manhã ou para o fim da tarde, quando a temperatura é mais adequada.

É preciso ter cuidado com o exercício físico intenso, pois mesmo nas horas mais frescas as temperaturas continuam elevadas. E, como já explicámos, os cães não transpiram tão bem como os humanos.

Água fresca sempre à sua disposição

Os nossos cães devem ter sempre água à sua disposição, mas nesta altura do ano devemos estar mais atentos a este aspeto. Podemos misturar a água deles com água fresca do frigorífico ou com alguns cubos de gelo para a tornar mais fria. Não esquecer de a mudar diariamente.

Se formos sair de casa, podemos deixar duas ou três tigelas de água cheias, para garantir que não ficam sem água no caso de uma delas ser derrubada acidentalmente.

E se quiser mesmo mimá-lo, vai adorar este bebedouro que pode congelar para manter a água fresca e agradável.


Nunca deixar o cão no carro

Este ponto parece muito óbvio, mas todos os verões morrem centenas de cães de forma horrível em carros fechados. Mesmo no inverno, pode ser perigoso deixar o seu cão no carro, porque mesmo que a temperatura exterior seja agradável, num carro fechado a temperatura sobe rapidamente, podendo mesmo duplicar, tornando-o numa verdadeira armadilha mortal. Nem mesmo com as janelas um pouco abertas, nem mesmo por “apenas um momento”; é um risco desnecessário que pode ser evitado.

Acessórios para combater as altas temperaturas

Água sempre disponível com um bebedouro portátil

Para os passeios, é aconselhável levar uma garrafa de água portátil com água fresca para a poder oferecer ao seu companheiro em qualquer altura. Estão disponíveis em diferentes tamanhos e são muito práticas.

Cremes e géis para proteger as suas patas

Não nos apercebemos quando usamos sapatos, mas o asfalto no verão é abrasador. Devemos ter cuidado para que as almofadas dos nossos cães não sofram lesões ou queimaduras e, como já referimos, evitar levá-los a passear durante as horas mais quentes do dia. Podemos proteger as suas almofadas com cremes e géis específicos que também manterão a pele hidratada e repararão pequenas lesões.

O protetor solar canino é imprescindível no verão

As raças com pele e pelo claros, pouco pigmentados ou finos são particularmente propensas a queimaduras solares e danos na pele. Isto inclui raças como:

A aplicação de um protetor solar adequado para cães nas áreas expostas, como o nariz, as orelhas e a barriga, pode ajudar a prevenir queimaduras solares, lesões e o desenvolvimento de problemas dermatológicos. Além disso, é importante limitar a exposição ao sol nas horas de maior calor e proporcionar sombra e água fresca para os manter protegidos e seguros ao sol. Recomendamos o creme Yes!pH com proteção 50 e sem fragrâncias.

Piscina para cães: uma ideia refrescante

Se tivermos um terraço ou um jardim, o nosso cão pode desfrutar muito se colocarmos uma piscina para se refrescar. As piscinas dobráveis para cães não são caras, são muito rápidas de montar, fáceis de limpar e ocupam muito pouco espaço depois de dobradas para serem guardadas.

Não se esqueça de o encher com brinquedos flutuantes!

Se quer passar um verão fantástico com o seu animal de estimação, não perca os nossos acessórios de verão para o desfrutar ao máximo.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Casota para cão de verão: como deve ser?

Perguntas frequentes sobre o que comem os porquinhos-da-índia

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.