Furões

Se tiveres um furão ou estás a pensar adoptar um como animal de estimação, vais achar este artigo muito interessante. A seguir, oferecemos alguns conselhos sobre o cuidado, a higiene, a saúde e a alimentação dos furões.

1. Características gerais dos furões

Os furões são animais muito ativos e usam cerca de 25% do dia para a brincadeira e 75% restante para dormir. São curiosos, um pouco traquinas e com frequência divertem-se acumulando objetos brilhantes no seu esconderijo favorito. Os machos têm o dobro de tamanho que as fêmeas e podem chegar a pesar entre 1 e 2 quilos. A esperança de vida de um furão doméstico está entre os 5 e os 7 anos, a maturidade sexual é atingida aos 4 ou 5 meses de vida. O período de gestação é de 40 dias aproximadamente e a ninhada média é de 8 a 10 crias, que abrem os olhos por volta dos 30 dias e deixam de mamar entre 6 e 8 semanas depois de nascer.

Os furões apresentam várias cores, o mais comum é o padrão da Zibelina, que se caracteriza por ter o pelo escuro, uma máscara escura, membros e cauda escuras e uma subcamada de cor creme. Têm uma muda estacional com pelo mais comprido no inverno e curto no verão. Se o animal tomar banho, não deve ser mais de 1 vez por mês para evitar a pele fique seca.

2. Gaiolas para furões

Os furões podem ficar em gaiolas de arame bem ventiladas com diferentes níveis e aprendem facilmente a usar as bandejas sanitárias. Terás também de acondicionar pequenos espaços dentro da gaiola, já que preferem lugares pequenos e escuros para dormir. É claro que terás de fornecer vários brinquedos para furões para eles ficarem entretidos.

3. Alimentação dos furões

Os furões são roedores carnívoros e necessitam uma dieta rica em proteínas animais, gorduras de boa qualidade e baixa em hidratos de carbono e fibras. É importante que sejam alimentados com uma ração especialmente dedicada a furões para que tenham todos os nutrientes que precisam e assim desenvolver-se corretamente. Além disso, os furões são propensos a formar tricobezoares (bolas de pelo) pelo que terás de lhe dar malte felina para gatos 2 ou 3 vezes por semana.

4. Vacinação dos furões

A vacina da raiva é administrada nos três primeiros meses de vida e depois é precisa uma revacinação anual. Não te esqueças de que é obrigatório identificar os furões com o microchip.

Recorda que na TiendAnimal vais encontrar tudo o necessário para desfrutar ao máximo do teu furão. Desde a melhor comida para furões até todo tipo de gaiolas e acessórios para roedores.

 Dá uma olhada a todos os nossos artigos de furões e aprende muito mais sobre as necessidades e os cuidados deste simpático animal.

« Anterior

Alimentação de ouriços

Hipotermia nos répteis: o que fazer?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.