Gerbo ou esquilo da Mongólia. Como cuidar dele?

Se queres ter um gerbo como animal de estimação, primeiro deves saber como cuidar dele. Neste artigo explicamos-te de que forma deves preparar tudo o que é necessário para que nada lhe falte e seja muito feliz durante toda a sua vida.

Características de um gerbo

O gerbo é um roedor semelhante a um hamster de tamanho médio, que pesa apenas entre 50-100 gramas, com uma cauda grande e peluda que termina em forma de pincel. As suas cores são, geralmente, diversas: castanho, dourado, laranja, preto, etc. 

É considerado muito resistente ao viver na natureza e é capaz de viver em climas extremos como por exemplo, o deserto. Ainda assim, o gerbo, lamentavelmente não é um animal de vida muito longa, já que a sua esperança média de vida ronda os 3-4 anos, chegando a 5 em alguns casos específicos. 

Comportamento do gerbo

É um ser com um caracter extraordinário pelo que, fará as delícias dos miúdos e graúdos desde o primeiro instante, com as suas brincadeiras incessantes. Adora escavar devido ao seu instinto, pois no seu habitat natural faz tocas e procura comida no subsolo. 

Além disso, uma coisa com que ele se divertirá muito é a areia de chinchila, que usará para rebolar, pentear o seu pelo e manter a sua higiene perfeita.


Melhor bem acompanhado

Este pequeno estará mais feliz e animado se conviver com algum companheiro. É importante que ponhas na gaiola gerbos do mesmo sexo, caso contrário em pouco tempo começam a reproduzir-se.

Nos primeiros dias é importante vigiar o seu comportamento, uma vez que, em pares do mesmo sexo podem surgir lutas pelo território. Isto seria mais fácil de evitar adotando gerbos da mesma ninhada.

Cuidados básicos com o teu gerbo

Alimentação

Uma boa alimentação ajudará o teu melhor amigo a crescer saudável e forte, para além de ajudar a prevenir alguns problemas de saúde. Para isso, comercializam-se dietas completas especificamente formuladas para gerbos que lhes proporcionarão todos os nutrientes necessários. Além disso encontrarás uma variedade de snacks para compensá-lo de vez em quando e que o teu pequenote vai adorar. Também vai gostar de comer frutas e vegetais, que lhe fornecerão uma dose extra de vitaminas e hidratação. Já sabes que na Tiendanimal encontrarás várias opções em termos de comida e snacks para o teu gerbo, só tens que dedicar um pouco de tempo para escolheres o que mais gostas. 

Água

Igual aos ouros animais, é imprescindível que o teu gerbo tenha sempre água fresca e disponível num bebedouro especial para roedores. Para manter uma boa higiene e evitar a proliferação de bactérias, recomendamos que a troques diariamente. 

Jaula

Deves escolher a jaula mais adequada para o teu gerbo, já que é o local onde ele vai brincar e passar maior parte do seu dia. 

Cama e ninho

O melhor lugar para um gerbo é aquele que disponha de uma bandeja profunda para fazer escavações e túneis. Para preparar a cama ou o ninho do teu gerbo, podes usar diversos materiais de substrato, como por exemplo, feito à base de papel ecológico ou milho.

Apesar do gerbo ser capaz de suportar temperaturas extremas, a sua cama deve estar longe de correntes de ar e evitar a luz solar direta. Para que se habitue a ti, é aconselhável colocar a jaula numa divisão da casa onde estejas habitualmente, assim pouco a pouco conseguirás ganhar a sua confiança.

Fomentar o exercício 

Evitar o sobrepeso é uma chave para a saúde do teu gerbo

Podes aproveitar o facto de ser um animalzinho muito ágil e saltitão, para colocar-lhe instrumentos que estimulem e incentivem ao exercício. Deves recordar-te que em todas as espécies animais o excesso de peso é prejudicial ao bem-estar do animal. Mas não te preocupes, se lhe colocares jogos como por exemplo, rodas, passará horas a mover-se.

Em suma, se tens um gerbo e queres saber como cuidar dele, deves ter em conta todos estes pontos:

  • Comportamento e atitude deste roedor
  • Escolher uma jaula adequada
  • Preparar corretamente a sua cama
  • Assegurar-lhe uma correta higiene
  • Manter uma dieta saudável
  • Fomentar o exercício

Na nossa loja online Tiendanimal há uma grande quantidade de produtos especificamente concebidos para os roedores, pelo que aconselhamos-te a dar uma vista de olhos e comprar os que mais se adaptem às tuas necessidades.

E se queres saber mais sobre animais, como por exemplo, tipos de hamsters e as suas diferenças, aqui contamos-te tudo!

« Anterior

Os insetos sentem dor?

Como escolher um cachorro saudável?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.