Qual é a melhor escova para o teu cão?

Ter um animal de estimação em casa implica uma responsabilidade. Os animais de estimação em geral, e neste caso os cães, precisam de cuidados básicos para se manterem saudáveis e fortes. Não basta apenas dar-lhes carinho e levá-los a passear. É também importante cuidar da sua comida e do seu casaco.

Escovar o seu cão é essencial para uma pele saudável. Caso contrário, o cabelo morto acumular-se-á na superfície, conduzindo a parasitas e outros efeitos negativos. Se quiseres que o pelo do teu cão seja saudável, brilhante e forte, continua a ler para descobrir as melhores escovas para cães de acordo com o tipo de pelo.

As melhores escovas para cães por tipo de pelo

Com uma oferta infinita de escovas para cães no mercado, pode parecer uma tarefa impossível escolher a melhor para o teu animal de estimação. Talvez pensasses que qualquer tipo de escova servisse para o teu cão. Contudo, cada animal, dependendo da textura e do comprimento do seu pelo, requer um tipo diferente de escova.

Cada tipo de escova foi concebido para características específicas, por isso é importante conhecê-las e como cuidar delas para dar o melhor ao teu animal de estimação.

As melhores escovas para cães com pelo curto

Para cães com pelo curto durante a época de muda, recomendam-se escovas tipo luvas, que são muito eficazes na remoção do pelo morto que se acumula na pele. Devem ser utilizados na direção do crescimento do pelo, como se o animal estivesse a ser acariciado. Para além Deste tipo de escovas, também podem ser usadas luvas. Este tipo de escova é muito fácil de usar e ajuda a remover uma grande quantidade de pelo, que se cola à superfície. Para além disso, geralmente o animal gosta de as utilizar.

Contudo, as escovas de luva não são úteis para desembaraçar o pelo do cão, mas sim para remover o pelo morto, como já explicámos. Os pentes são ideais para este fim, embora seja importante salientar que a sua utilização deve ser limitada a pequenas áreas. Os pentes são muito eficazes na remoção de nós que, embora raros em cães de pelo curto, podem formar-se após dias no campo ou ao ar livre. Em particular, os pentes são recomendados para as áreas da pata, mão e cabeça.

Para terminar a escovagem e deixar o pelo perfeitamente tratado, as escovas de cerdas naturais são muito boas. Este tipo de escova é muito suave para a pele do cão, por isso é perfeita para aqueles que sofrem de pele sensível.

As melhores escovas para cães com pelo comprido

Para cães com pelo comprido, escovar é ainda mais importante. Devido ao seu comprimento, como no caso dos humanos, este tipo de revestimento é mais propenso a emaranhados e sujidade. Portanto, além de escovar em casa, é aconselhável visitar o salão de cabeleireiro com relativa frequência para assegurar que a higiene do cão está impecável.

Para depois de longos passeios no parque ou para aqueles dias em que o teu cão precisa de ser escovado em casa, recomenda-se a utilização de escovas de dupla face. Este tipo de escova tem um lado concebido com cerdas arredondadas e não agressivas e o outro lado com cerdas mais rígidas. Esta é a ferramenta perfeita para cães com pelo comprido e pele sensível.

Se o teu cão não tiver pele sensível, também podes usar uma escova com cerdas de metal.


Melhores escovas para cães com pelo encaracolado

Se os cães com pelo comprido são frequentemente propensos a nós, os cães com pelo encaracolado tendem a sê-lo ainda mais. Este tipo de pelo caracteriza-se frequentemente por um pelo abundante e indisciplinado. Devem ser utilizadas escovas especiais para remover os nós sem danificar o pelo do cão.

Os mais recomendados são os pentes com dentes de metal, conhecidos como “cortadores de nós”. Além disso, para ocasiões especiais, é também muito útil uma escova de desfiar, um tipo de escova que corta o nó e remove o pelo morto do teu animal de estimação.

Finalmente, os cães de pelo longo também podem ser tratados com cardas, uma ferramenta de forma retangular que remove o pelo em excesso ao mesmo tempo que desembaraça e alisa o pelo do teu animal de estimação.



Melhores escovas para cães de pelo duro

Para cães com pelo duro, recomendamos escovas com cerdas de metal, com as quais se pode remover a sujidade acumulada no pelo do animal. Se quiseres remover nós, recomendamos o uso de um pente de ancinho para trazer o cabelo morto à superfície.


Lembra-te de que podes encontrar a melhor escova para o teu cão e outros produtos de cuidado para animais de estimação na Tiendanimal.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Planos com cães

Cane Corso Cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.