O que comem as tartarugas terrestres?

Conhece os alimentos que comem as tartarugas terrestres na natureza e como criar em casa uma dieta o mais parecida à natural para que se mantenham saudáveis.

A tartaruga terrestre é cada vez mais habitual como animal de companhia nas casas. São fáceis de cuidar e podem andar livremente pela casa sem a necessidade de um entorno aquático, por tanto são muito mais atrativas que as de água. Entretanto, precisam ter um terrário com tudo o necessário (temperatura iluminação e banheira, por exemplo) onde possam dormir e descansar. O ideal seria que pudessem estar em um pátio com jardim, já que vivem melhor no exterior.

Para que o teu réptil tenha um estado de saúde ótimo, além do entorno, tens de ter em conta o que comem as tartarugas terrestres para proporcionar uma dieta completa e equilibrada.

O que comem as tartarugas terrestres na natureza?

As tartarugas terrestres seguem uma alimentação principalmente vegetariana, à base de folhas, talos, raízes, flores, sementes e frutos que encontram na natureza. Também podem comer, segundo a espécie e de forma ocasional, insetos, vermes-da-terra, lesmas, caracóis, gafanhotos, etc. Um erro muito comum na alimentação das tartarugas terrestres como animais de estimação é proporcionar uma dieta com excesso de proteína animal, algo que está longe da sua alimentação natural. As tartarugas terrestres também são detritívoras e comem restos de cadáveres de animais, assim como os excrementos.

É impossível imitar em 100% a dieta que seguem estes animais em estado selvagem, mas é muito importante tentar que se assemelhe o máximo possível para que tenham um bom estado de saúde.

Alimentação para tartarugas terrestres em cativeiro

Antes de saber o que comem as tartarugas terrestres, deves ter em conta a sua espécie, pois cada uma precisa seguir uma dieta diferente. As mediterrâneas não devem consumir nenhum animal, enquanto que as tropicais sim, mas em uma percentagem muito baixa e de forma ocasional.

  • Testudo: 70% de verduras de folha verde, 20% de restos de verduras e 10% de flores ou frutas.
  • Geochelone: 90% de verduras de folha verde e 10% de outras verduras. As flores e frutas devem ser oferecida de maneira ocasional como um extra na dieta.
  • Tartarugas omnívoras como Terrapene: 70% de verduras, 10% de frutas e 20% de proteína animal.

Uma vez que conhecemos o gênero ao qual pertence a nossa tartaruga terrestre, devemos ter em conta algumas condições gerais:

·         Os alimentos devem ter uma proporção 2:1 de cálcio e fósforo.

·         Os vegetais devem ser o mais variados possível.

·         Nas tartarugas omnívoras, a proteína animal deve ser oferecida apenas ocasionalmente. Nas tartarugas vegetarianas, nunca.

Mesmo conhecendo o que comem as tartarugas terrestres, é muito difícil proporcionar exatamente o que precisam; por isso a dieta deve ser complementada com suplementos de cálcio, fósforo e vitaminas, necessários para manter uma carapaça forte e saudável. Para obter a vitamina D, é muito importante um pouco de luz solar cada dia.

Comida para tartarugas terrestres

O alimento deve ser oferecido em pequenos pedaços (segundo o tamanho da tartaruga), misturado a modo de salada para que comam de tudo.

Um exemplo de dieta diária para um Testudo seria:

  • 70% de verduras de folha: dente-de-leão, trevo, espinafres, couve, acelgas, alface, folhas de nabo, couve-galega, ervas frescas, endívia, folhas de aipo. Não é necessário oferecer todas a diário, combina umas quantas e troca cada dia por outras diferentes.
  • 20% de verduras frescas: brócolos, tomate, couve-flor, abóbora, pepino.
  • 10% de fruta: maçã, pera, laranja, melão, melancia, morango.
  • Complementos vitamínicos e minerais em pó, misturados com a comida uma vez por semana.
  • Não te esqueças da água sempre disponível.

Agora que já sabes o que comem as tartarugas terrestres é importante conhecer os alimentos proibidos que podem prejudicar a sua saúde:

Alimentos perigosos para tartarugas terrestres

  • Legumes e grãos: vagem, milho, arroz, lentilhas, ervilhas, biscoitos.
  • Hortaliças e verduras: cenoura, curgete, pimento, aspáragos, beterraba. Este grupo pode ser oferecido de forma ocasional, mas é preferível evitá-los.
  • Frutas: banana, uvas, pêssego, kiwi, damasco.
  • Cogumelos: champignon.
  • Açúcares.

Ração para tartarugas terrestres

Em Tiendanimal poderás encontrar diferentes rações extrudidas para tartarugas como a de Trixie e a de Zoo Med. São alimentos completos e de qualidade que te permitem alimentar o teu réptil mais confortável e rapidamente. Entretanto, nunca deveriam substituir as verduras frescas nem ser a base da dieta. O ideal é que os complementes ou utilizes a ração quando não tenhas folhas verdes suficientes.

Agora que já sabes o que comem as tartarugas terrestres, utiliza a tua imaginação para criar as mais variadas e completas saladas para o teu quelónio.


« Anterior

O que devo ter em conta na hora de adotar um gato?

O que comem os porcos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.