Plantas Aquáticas

Como condicionar as plantas aquáticas, segundo o exemplo da natureza.

As plantas representam um papel de vital importância no aquário. Por isso, devemos administrar nutrientes naturais:

  • Energia luminosa, para o dióxido de carbono ser absorvido durante a fotossíntese.
  • Dióxido de carbono (co2), para a formação da planta e a eliminação de substâncias nocivas.
  • Nutrientes minerais fornecidos através de raízes e folhas.

1. Sem plantas não há vida no aquário

As plantas formam, junto com as bactérias que vivem no substrato, um ciclo de limpeza muito eficaz. As plantas absorvem o amónio e o nitrato, os quais procedem das excreções dos peixes e contaminam a água; desta forma, priva-se às algas dos nutrientes básicos e ao mesmo tempo a água é depurada. Através da fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono e devolvem oxigênio à água, o qual resulta imprescindível para a vida dos peixes.

Os peixes usam as plantas como esconderijo, pelo que contribuem à diminuição do stress. Os alevinos e peixes jovens precisam de uma vegetação abundante com plantas de folhas finas para se esconderem dos parceiros mais famintos.

Um aquário com uma vegetação densa constitui o charme exótico do mundo aquático.

3. Energia luminosa

Tal como na natureza, as plantas no aquário necessitam também luz para poder viver. Graças à energia luminosa, a planta pode produzir durante o ciclo da fotossíntese hidratos de carbono (= açúcar) a partir de CO2 e água; estes hidratos de carbono são necessários para o crescimento.

No processo da fotossíntese é produzido oxigênio, o qual resulta imprescindível para a vida no biótopo do aquário.

Não serve qualquer tipo de iluminação. Na natureza, as plantas tomam da luz solar só a radiação que podem usar. No aquário, devemos proporcionar a iluminação correta na quantidade suficiente. Para isso, SERA dispõe da lâmpada especial para aquários SERA plant color que em combinação com outros tipos de lâmpadas de SERA, fornece a iluminação ideal no aquário.

Esta lâmpada tem uma luz vermelha azulada que aviva as cores naturais dos peixes e das plantas e, por sua vez, potencia a fotossíntese.

Desta forma é possível um crescimento saudável das plantas. Além disso, o Sera plant color salienta a aparência exótica do aquário.

4. CO2 –  o gás com o que as plantas crescem

Quando as plantas tiverem a energia luminosa adequada, é o momento de fornecer suficiente quantidade de C02 na água do aquário. Só desta forma as plantas podem combinar na fotossíntese substâncias orgânicas imprescindíveis para o crescimento.

O dióxido de carbono é o produto residual da respiração humana e animal. Num aquário com pouca vegetação e um crescimento devagar das plantas, o C02 produzido pela respiração dos peixes pode ser suficiente; mas na maioria dos casos, a quantidade de CO2 é demasiado pequena. Além disso, o C02 escapa-se do aquário devido aos movimentos- que por outra parte, são imprescindíveis- produzidos pela água, por exemplo, por pedras difusoras ou filtros.

Uma vegetação variada e de crescimento exuberante no aquário requer – entre outros, também com plantas de crescimento rápido – uma fonte de CO2 adicional. Frequentemente, sem fornecimento de CO2, as plantas crescem raquíticas, os peixes dispõem de pouco oxigênio, o valor do pH pode chegar a ser demasiado elevado e os caracóis podem proliferar com maior facilidade. O CO2 dissolve a cal, pelo que as conchas dos caracóis se tornam quebradiças e, desta forma, podem ser comidos pelos peixes. Quanto melhor crescerem as plantas, mais nutrientes precisam as algas, e assim não são um problema. Além disso, o CO2 ainda apresenta outros efeitos benéficos para o biótopo do aquário: o CO2 estabiliza a dureza de carbonato, diminui e estabiliza o valor do pH desejado.

As necessidades de CO2 diferem segundo o tipo de planta. Plantas de crescimento lento requerem com frequência pouco CO2. Plantas de crescimento rápido, como a linda Cabomba-verde ou a decorativa Ninféia vermelha, precisam de um fornecimento de CO2 muito elevado. Um biótopo saudável no aquário necessita plantas de crescimento rápido e por isso é importante adubo de forma regular com CO2.

Sera C02 Start está formado pelo SERA reator de difusão de CO2 e o SERA CO2 Tabs plus.

Quando o SERA CO2 tabs plus se dissolver, libertam-se oligoelementos e substâncias vitais, além de CO2; os minerais são distribuídos imediatamente na água do aquário. O CO2 atravessa lenta e regularmente o plástico especial do SERA reator de difusão de CO2 e está à disposição das plantas durante várias horas, o que permite absorver os nutrientes de forma adequada.

Tetra CO2 Optimat COMPRAR!

Tetra CO2 Optimat COMPRAR!

Fornecimento automático de CO2 com o SERA:

A técnica de CO2 do SERA oferece a possibilidade económica de começar com um sistema de fertilização de CO2 e graças aos módulos, ir aumentando até conseguir um sistema de CO2 completamente eletrónico.

O SERA sistema de adubo com CO2 oferece a segurança de estar a fornecer constantemente a quantidade correta de CO2. Os componentes da técnica de CO2 do SERA podem ser igualmente integrados no sistema que você tiver.

  1. SERA garrafa de CO2 – SERA redutor de pressão diminui a pressão do gás à quantidade necessária.
  2. Seramic instalação de regulação de CO2 controla o fornecimento de CO2. Estabiliza o valor do pH no aquário.
  3. SERA reactor de CO2 dissolve a 100% o CO2 gasoso na água do aquário.
  4. SERA eletrodo de pH
  5. SERA bifurcação com forma de T
  6. SERA teste permanente de CO2 para um controlo permanente da concentração de CO2.

5. Lista de nutrientes indispensáveis para as plantas

  • Nutrientes principais (macroelementos)

As plantas precisam relativamente de grandes quantidades dos seguintes elementos:

  • nitrogênio
  • fósforo
  • enxofre
  • potássio
  • cálcio
  • magnésio

O nitrogênio é absorvido pelas plantas em forma de nitratos ou amónio e é usado por elas para, entre outras coisas, a síntese de aminoácidos, os quais formam as proteínas. O fósforo absorvido em forma de fosfato desempenha um papel primordial no ciclo energético de cada célula viva. Normalmente, o fosfato e o nitrato encontram-se na água do aquário em quantidades suficientes devido às excretas produzidas pelos peixes; em concentrações muito elevadas estimulam o crescimento de algas. Por isso, nos adubos para plantas do SERA não há essas substâncias.

Os outros nutrientes principais, quer dizer, enxofre, potássio, cálcio e magnésio, são usados, entre outros, para um grande número de reações enzimáticas (por exemplo, a fotossíntese, o metabolismo e, por conseguinte, o crescimento). Uma carência destes elementos reflete-se em malformações das plantas e uma cor amarela nas folhas.

  • Oligoelementos (micronutrientes)

As plantas precisam de quantidades pequenas ou muito pequenas destas substâncias. No entanto, os oligoelementos são tão importantes como os nutrientes principais.

Os oligoelementos mais importantes são:

  • ferro
  • cobre
  • manganês
  • zinco
  • boro
  • molibdénio
  • vanádio

O ferro forma parte de uma enzima produtora de clorofila, embora a clorofila, em si, não contém ferro, mas magnésio. Uma carência de ferro pode reconhecer-se igualmente pelo tom amarelo que adquirem as folhas (falta de clorofila). O molibdénio possibilita a assimilação tão importante do nitrato; desta forma, as plantas participam na eliminação de substâncias contaminantes. O manganês e vanádio são os responsáveis de uma boa atividade enzimática. Nenhuma planta pode crescer sem estes elementos.

6. Como absorvem os nutrientes as plantas aquáticas?

Ao contrário das plantas terrestres, as plantas aquáticas podem absorver os nutrientes através de toda a sua superfície. Por esta razão, as plantas aquáticas necessitam um adubo líquido (SERA florena) para a absorção de determinados nutrientes através das folhas e um adubo que liberte as substâncias de forma progressiva (SERA flordepot e SERA florenette A) para a absorção de nutrientes através das raízes. Existem também tipos de plantas que absorvem os nutrientes ou pelas raízes ou pelas folhas.

Especialmente as plantas de folhas finas tomam os nutrientes através das folhas, como por exemplo a Cabomba. Por isso, o adubo líquido (SERA florena) deve conter neste caso todos os nutrientes num estado que possa ser assimilado pela planta. Além disso, a água do aquário deve permanecer em movimento para que as plantas cheguem aos nutrientes.

As raízes das plantas aquáticas servem para se agarrarem ao fundo e para a absorção de alguns oligoelementos que estão armazenados no substrato (SERA flordepot e SERA florenette A). Há também plantas aquáticas que absorvem uma grande parte dos nutrientes através das raízes, como por exemplo, tipos de Cruptocoryne, Anubias e Echinodorus.

Para um crescimento ótimo e rápido, especialmente durante as primeiras semanas depois da criação do aquário, introduzir novas plantas ou simplesmente como reconstituinte, é recomendável um estimulador de crescimento (SERA flordeplus).

O conceito de alimentação SERA

Um crescimento exuberante das plantas depende da composição ideal dos nutrientes e do correto adubo. O SERA oferece um programa de adubo ajustado às exigências que requer o cuidado das plantas conforme à natureza. Os adubos para plantas do SERA não contêm fosfatos nem nitratos.

Os adubos do SERA são feitos à base para um crescimento saudável

Especialmente em aquários novos, o SERA flordepot deve ser distribuído debaixo do cascalho nas zonas destinadas às plantas. O SERA flordepot fornece as condições para um crescimento rápido das plantas, raízes fortes e folhas de um verde intenso. O cascalho do fundo, junto com o SERA flordepot, forma a base para o cuidado das plantas. Oferece um amplo lugar de assentamento às bactérias indispensáveis que eliminam as substâncias contaminantes. O SERA flordepot contém valiosos ácidos húmicos e oligoelementos. As plantas são excelentemente abastecidas durante a fase na qual cria as raízes (de 4-6 semanas). O SERA flordepot estimula o crescimento e desenvolvimento de novos rebentos nas plantas aquáticas. Depois de 4-6 semanas há que começar com o adubo de forma regular.

Para plantas aquáticas

Adubos SERA absorvidos através de folhas

O SERA florena é um adubo líquido com uma composição equilibrada de nutrientes, os quais são absorvidos pelas plantas através das folhas. Além de nutrientes, minerais e oligoelementos, o ferro também forma parte da composição. A presença deste elemento pode ser comprovada na água do aquário com o SERA teste de ferro. Analise, passada aproximadamente uma hora depois de pôr o adubo, a concentração de ferro na água do aquário; o resultado deveria estar entre 0,5 – 1 mg/l. No caso de uma concentração muito pequena de ferro, pode deduzir-se que os nutrientes restantes também foram absorvidos quase por completo. Neste caso é preciso voltar a adicionar o SERA florena. Este produto garante que graças a um método de fabricação especial os nutrientes permanecem ativos na água até a planta os precisar. Com o SERA, é fácil ocupar-se do adubo correto das plantas.

Adubos SERA absorvidos através de raízes

O SERA florenette A é um adubo em comprimidos que possibilita o fornecimento às raízes com nutrientes apropriados. Estes nutrientes não podem ser analisados. Este adubo em comprimidos foi concebido por SERA e um comprimido é suficiente para 3-4 plantas durante cerca de 4 semanas aproximadamente. O SERA florenette A é também eficaz contra a temida putrefação das Cryptocorynas.

Estimulação seletiva do crescimento das plantas com o SERA

Mesmo a fornecer adubo de forma equilibrada, é possível melhorar controladamente o crescimento das plantas do aquário. Por exemplo, as plantas deveriam, se possível, crescer rápido durante as primeiras semanas para realizarem as funções no biótopo do aquário. Outro exemplo: as plantas não receberam durante muito tempo os nutrientes necessários na quantidade suficiente. Neste caso, o SERA flordeplus oferece uma ajuda imediata, já que o “turbo” entre os estimuladores de crescimento contém macroelementos e otimiza o efeito do SERA florena e SERA florenette A.

A composição especial com substâncias estimulantes naturais supõe a garantia de um crescimento rápido para poder obter uma cor verde brilhante, raízes fortes, quer dizer, umas plantas saudáveis e resistentes.

« Anterior

Plantas tóxicas para gatos

Planificação de um lago de jardim

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.