Qual é a melhor gaiola para o meu ouriço?

Os ouriços são uns animaizinhos pequenos e muito bonitos que não superam os 20 cm de comprimento. Podem viver sozinhos ou em pequenos grupos de fêmeas com ou sem um macho entre elas. Se colocares dois machos juntos é muito possível que acabem à briga.

É muito difícil encontrar gaiolas de arame desenhadas especialmente para ouriços, mas as indicadas para coelhos, cobaias ou furões costumam ser adequadas. O espaço mínimo que precisam é de 60×60 cm, mas sempre quanto maior, melhor. Se permitires que faça um bocado de exercício fora da gaiola todos os dias, o tamanho pode ser um pouco menor. Não é preciso que tenha mais de um nível, de modo que uma gaiola de furões pode separar-se em 2 ou 3 espaços independentes, fechando a comunicação entre os andares. São melhores as barras verticais, já que desta forma o ouriço não pode escalar e cair. É muito importante que a distância entre barras não supere os 2 cm para evitar que a cabeça ou as patinhas fiquem presas. Pela mesma razão o chão não deve ser de arame, mas liso. O melhor é uma bandeja de plástico com bordas altas, a qual seja fácil de limpar e evita que a cama e a comida caiam da gaiola.


Há muitas pessoas que preferem alojar os ouriços em aquários de vidro. Estes são também apropriados, são muito bonitos em qualquer ambiente e oferecem muita boa visão do interior. O inconveniente é que não permitem uma boa ventilação e com este tamanho resultam mais pesados e dispendiosos que as gaiolas. Os aquários pequenos não oferecem suficiente espaço para que um ouriço consiga mexer-se com comodidade.

Os donos mais criativos podem fabricar hábitats originais usando recipientes de plástico grandes. Podem fazer vários buracos para melhorar a ventilação e até unir dois recipientes mediante um tubo de PVC grande como forma de túnel e duplicar o espaço. Se o recipiente é o suficientemente alto como para o animal não escalar, podes deixá-lo sem tampa. Este tipo de alojamento resulta económico e podes desenhá-lo ao teu gosto, embora não seja o mais vistoso nem elegante.

O chão da gaiola deve ser coberto com algum leito higiénico que não seja tóxico, que não solte pó e seja absorvente. Tem de ser leve para poder colocar um leito de vários centímetros de profundidade. Há muitos adequados como as lascas de pinheiro sem aromatizantes, leito de milho, os pellets de papel ou papel de jornal picado. Pode ser usado também um pedaço de tapete ou pedaços de tecido como base; têm a vantagem de ser suaves e cálidos para as patinhas, mas devem ser lavados com frequência.


No momento de escolher a gaiola, deves ter em conta que os ouriços precisam de um ambiente cálido, onde a temperatura não desça a menos de 20ºC. Um hábitat fechado é mais fácil de aquecer se o quarto é frio. Para quem só precise de aquecer a gaiola durante a noite, recomendam-se as almofadas que aquecem no micro-ondas e oferecem calor durante várias horas sem risco de eletrocussão. Poderás encontrar outras opções para aqueceres a gaiola entre os produtos para répteis.

« Anterior

Qual é a melhor ração para Boxer?

Cuidados depois do parto de cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.