Rãs em tanque

Hoje em dia é possível comprar rãs, mas é muito mais interessante criar um habitat perfeito e que sejam as rãs as que decidam vir. O primeiro que deves fazer é investigar se o clima da tua zona é propício para as rãs. Se não há comunidades de rãs nos arredores, é muito provável que não consigas atrai-las.

Se tiveres a sorte de ter muito espaço no jardim da tua casa, uma boa ideia para torná-lo um entorno agradável e natural é criar um tanque com rãs. Por um lado, vão ajudar a manter afastados os insetos, e por outro, vão gerar um ambiente único com os seus cânticos noturnos. Mas deves garantir que o tanque não esteja muito perto para que não se torne um incômodo enquanto dormes.

O melhor de atrair até o teu tanque rãs silvestres, é que garantes que sejam espécies autóctones. Se as comprares, corres risco de introduzir uma espécie nova no ecossistema e criar sérios problemas ao meio ambiente. As espécies alheias ao ecossistema natural podem, dentre outras coisas, afastar ou extinguir espécies autóctones. De maneira que é muito mais responsável e econômico criar um hábitat adequado para espécies de rãs locais, já que o clima, a fauna e a vegetação estão do seu lado e não vais precisar fazer grandes adaptações.

Aqui deixamos alguns conselhos para que possas criar um habitat perfeito para atrair rãs ao teu estanque:

  • Procura que as bordas do tanque tenham inclinações suaves para que seja simples entrar e sair. Se tiveres um pré-fabricado, podes construir uma rampa com pedras ou com vasos para as plantas.
  • As rãs gostam de água quieta e silenciosa, de maneira que não é recomendável instalar cascatas, filtros ou ventiladores.
  • Os peixes são inimigos naturais das rãs, especialmente perigosos para os ovos e girinos.
  • As plantas naturais são locais sombrios onde as rãs podem se refugiar, além de criar um ambiente mais natural e atrair os insetos dos quais as rãs se alimentam. Também deves colocar as plantas ao redor do tanque e deixar a grama um pouco mais comprida para garantir mais proteção. Algum vaso derrubado e semienterrado pode servir como uma atrativa toca húmida.
  • A água não deve ser cristalina, mas manter um estado mais natural, com matéria orgânica e algas que sirvam de alimento para as larvas de insetos.
  • Se tiveres gatos ou cães é melhor mantê-los longe do tanque para evitar que incomodem ou matem as rãs.
  • Tem cuidado com os produtos químicos que utilizas no jardim para não ferir as novas habitantes do tanque.

Uma vez que criares um tanque para as rãs, somente resta esperar que o descubram. Se na tua zona é permitido, podes colher alguns girinos e levá-los ao teu tanque, mas nunca rãs adultas porque tentarão voltar ao local onde moravam.

« Anterior

Ratos como animais de estimação?

Raiva em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.