Requisitos para el mantenimiento de un acuario de agua salada

Tamanho do aquário

Na manutenção de aquários a regra válida de forma geral é: quanto maior for o aquário, mais simples é o cuidado.

Devido aos volumes grandes, nos aquários de grande tamanho os valores da água são mais estáveis que nos pequenos. Claro que é possível também conseguir condições biológicas favoráveis em aquários de cem litros, mas os erros na manutenção aparecem de forma consideravelmente mais rápida, e sobretudo com maior intensidade.

Quase todos os peixes marinhos exigem um território, o qual é defendido energicamente contra os intrusos. Por isso, recomendamos como tamanho mínimo um aquário de 200 litros, para poder cuidar de várias espécies de peixes juntas.

Se desejar instalar na parte inferior um sistema de filtrado biológico (por exemplo, um filtro por gotejamento), o aquário deve contar com uma cavidade o bastante grande para permitir a saída da água.

Iluminação ideal

Para iluminar os aquários de água salgada são usadas lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de halogéneo de vapores de metal, como as lâmpadas de halogéneo de mercúrio e iodo, as sucessoras mais recentes (designadas com as siglas HCI ou CDM) ou uma combinação das ambas.

No uso de lâmpadas fluorescentes não se deve exceder a profundidade de 50 cm. Os SERA Combi Refletores incrementam até 100 % o aproveitamento da luz das lâmpadas fluorescentes.

Se unicamente forem usadas lâmpadas fluorescentes, devem combinar-se diferentes espectros de luz para produzir as condições de luz ideais. Para a iluminação da frente recomendamos a lâmpada SERA deep sea special. Esta lâmpada produz uma luz cor azul marinho actínio, e com o espectro de luz específico de 380 a 450 nm produz condições de luz semelhantes às do recife tropical. O crescimento e as brilhantes cores dos animais inferiores vêm-se muito favorecidos pelo espectro de luz azul. Para o segundo plano recomenda-se a SERA blue sky Royal, para levar a luz do dia tropical ao aquário de água salgada.

Nos aquários povoados, sobretudo por animais inferiores que precisam de muita luz e provêm da zona de águas superficiais, ou em aquários com uma profundidade da água de mais de 50 cm, além da luz de halogéneo de mercúrio e iodo devem usar-se sempre também lâmpadas de luz azul, quer dizer, os SERA deep sea special, já que só desta forma salienta de maneira adequada a riqueza cromática dos corais.

Base e lugar de colocação

O aquário tem de ser colocado sobre um tapete de poliestireno ou poliuretano (SERA thermosafe) para evitar que os vidros se partam. Na medida do possível, há que selecionar um lugar para o aquário onde não haja luz do sol direta. De outra forma, irá favorecer muito o crescimento de algas indesejáveis.

« Anterior

Sabias que as formigas podem levantar 50 vezes…? nº 8

Reprodução do hamster

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.