Em forma com o teu cão

Cada vez há mais pessoas que correm ou praticam desportos com o seu cão, mas, não devemos perder de vista que, iniciar um programa de treino ou, simplesmente, correr de vez em quando com o cão, requer de alguns passos prévios para tornar a experiência todo um êxito e ter a certeza de que fazemos tudo bem.

Conselhos para fazer desporto com o teu cão

Antes de iniciar com o nosso cão um programa de exercício mais intenso do habitual, é conveniente visitar o veterinário para revisão e informar-nos do melhor modo de iniciar a atividade segundo o tipo de raça, ou a idade do animal, que poderiam ser demasiado jovens ou velhos, em cujo caso seria necessário adequar a atividade e o ritmo.

Os cachorros deveriam esperar a finalizar o seu crescimento antes de iniciar em desportos exigentes já que as suas articulações estão em desenvolvimento e podem até mesmo ter uma lesão. As raças grandes, como golden, labrador, dogo … têm um crescimento ósseo muito rápido que pode nos despistar mas, em nenhum caso, é recomendável expor animais jovens a exercício intenso, pelo menos até o ano ou ano e meio de idade, momento no que se completa o desenvolvimento músculo esquelético.

Treina de forma progressiva incrementando tempos e distâncias à medida que apanham o ritmo.

Se corres na estrada, com temperaturas altas, recorda que o teu cão não tem calçado e pode queimar a almofada plantar, principalmente em áreas expostas ao sol.

No mercado há pomadas e loções tópicas que endurecem e hidratam a almofada plantar, ajudando para que sejam mais resistentes, mas o melhor é acostumar progressivamente o animal diferentes tipos de superfícies.

Adapta o equipamento em função do desporto a praticar e investe em segurança para ti a para o teu cão. Cada disciplina, como agility, canicross, andar de bicicleta…precisam de um material específico desenhado cuidadosamente para desfrutar sem risco.


« Anterior

Qual é a melhor ração alta em energia para os cães ativos ou desportistas?

O bom tempo e os gatos – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.