Características do gato munchkin: como são?

,

As suas pernas curtas são a particularidade mais característica desta pequena e afetuosa raça. Se está curioso e quer saber tudo sobre as características do gato munchkin e como são estes carinhosos animais, tome nota deste guia rápido sobre uma das espécies mais ativas e amigáveis que encontrará.

Embora fisicamente sejam muito semelhantes ao resto das espécies, os munchkin tem certas peculiaridades que os tornam únicos. Por exemplo, os seus membros traseiros são sutilmente mais longos que os membros da frente, por isso é comum encontrá-los sentados sobre eles enquanto mantêm os membros da frente recolhidos.

Origem do gato munchkin

Julga-se que a origem desta espécie remonta ao início do século XX. No entanto, apenas se conhece uma referência a eles, realizada na década dos anos 40, pelo Dr. H. E. Williams Jones. Com efeito, durante a Segunda Guerra Mundial não se verifica nenhuma menção à sua existência e nenhum apontamento aparece até 1956 na Rússia.

Em princípio, no início da década de 1980, a raça foi oficialmente descoberta, nos Estados Unidos, embora até 1994 não fosse reconhecida como uma raça pela International Cat Association (TICA).

Características do gato munchkin

As orelhas deste felino são geralmente desproporcionalmente grandes, assim como a sua cauda, que tende a medir o mesmo que o resto do corpo. No entanto, a cor dos olhos varia de uns para os outros, sem destacar nenhuma de forma singular, como a sua pele, que pode ser de uma única cor ou misturar até três tons diferentes. O pêlo pode ser curto ou médio, e raramente surgem indivíduos com pelos muito compridos, embora também se dê este caso.

Quanto ao tamanho, apesar das suas pernas curtas, os gatos munchkin geralmente pesam entre os dois e os quatro quilos e são bastante musculosos. Por esta razão, em geral, é um animal ágil e rápido, e a única limitação, devido ao comprimento dos seus membros, é que os seus saltos não são muito altos.

Por outro lado, distinguem-se por terem um caráter muito brincalhão e afetuoso: os gatos munchkin são ideais para viver numa casa e as crianças adoram-nos, pois são muito ativos e amigáveis.

Como cuidar corretamente de um munchkin

Estes pequenos não exigem muito cuidado, mas é fundamental saber quais são as suas necessidades essenciais para que cresçam saudáveis e felizes.

A primeira coisa a ter em conta desta raça de gatos é que não é conveniente estarem no exterior, pois são bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e ao frio ou calor extremos.

  • Alimentação: o principal para manter esta raça num estado saudável é combinar a ração, muito útil quando não estamos em casa, com a comida húmida para gatos. Isto é importante porque proporciona hidratação e previne doenças na bexiga ou nos rins.
  • Escovagem: para os munchkin de pêlo curto será suficiente escová-lo uma vez por semana; enquanto que, se for uma espécie de pêlo médio, deveremos escová-lo duas vezes por semana.
  • Visitas ao veterinário: com um par de consultas por ano – para desparasitá-lo e realizar os exames necessários – é suficiente, desde que não haja sinais de doença.

Cuidando destas pequenas necessidades, o seu gatinho vai crescer feliz e saudável, podendo chegar até aos 18 anos (embora a mais habitual nesta raça é que vivam entre 12 e 15 anos). Se gosta dos gatinhos desta espécie, pode tê-los sem problemas numa casa, onde conviverão em harmonia com outros animais de estimação e com crianças, devido ao seu caráter afável e brincalhão. E com apenas alguns cuidados, poderá desfrutar do seu gato munchkin durante muito tempo.


« Anterior

Cuidados e saúde do gato siberiano

Problemas de saúde do scottish fold

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.