Como ajudar nosso gato a desfrutar do verão

O que é a intermação?

As altas temperaturas do verão, mais a humidade elevada, podem fazer com que a temperatura corporal do nosso gato aumente até o ponto de que possa causar sérios danos ou até mesmo a morte.

Os gatos não possuem glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo como os humanos, mas sim unicamente na almofada plantar, no ângulo do queixo, lábios, anus e axilas.

Eles apenas conseguem eliminar o excesso de calor mediante tais glândulas e através da respiração, o que faz com que esse excesso de calor possa ser gerenciado de forma mais limitada do que em nós.

Por isso, devemos controlar que o nosso gato não seja exposto a temperaturas excessivas e ajudar a superar as épocas estivais sem risco.

Deixamos aqui alguns conselhos para que façam com que estes dias de calor sejam mais agradáveis para o teu felino.

Como ajudá-los para que seja mais fácil suportar as altas temperaturas?

  1. Deixar água fresca à sua disposição. Os gatos, como já sabem, são muito exigentes na hora de beber água. Durante todo o ano devemos controlar que o nosso gato beba líquidos suficientes, mas no verão é ainda mais importante.Devemos trocar a água regularmente para que esteja fresca e, se formos sair durante várias horas, podemos colocar alguns gelos na água para que se mantenha fria durante mais tempo. O ideal é fazer isto em um bebedouro e deixar outro simplesmente com água, já que se estiver muito fria é possível que o nosso gato não queira bebê-la.Além disso, podemos ajudar-nos de fontes para gatos que vão chamar a atenção do nosso gato graças às suas correntes contínuas de água e podem ajudar para que beba mais.
  2. Ajudar-nos de comida húmida. Para manter o nosso gato hidratado, também podemos intercalar a ração e as latas de comida, que contêm um nível de humidade muito maior.
  3. Não deixes o teu gato fechado em sítios pequenos e mau ventilados. Nunca devemos deixar o nosso gato fechado no carro, caixa de transporte ou num quarto pequeno. Nestes lugares as temperaturas sobem rapidamente sem a possibilidade de que ele possa procurar um lugar fresco no qual refugiar-se.
  4. Manter a casa fresca. Durante o dia é conveniente manter as persianas a uma altura média ou abaixadas quase por completo para que o calor demore mais em entrar. Além disso, podemos aproveitar as noites, nas que costuma arrefecer, para ventilar a casa. Lembra-te de colocar redes mosquiteiras nas janelas para evitar que o teu gato possa cair; mesmo que esteja acostumado sempre pode acontecer dele assustar-se ou ver alguma coisa que chame muito a sua atenção.
  5. Ventiladores e ar condicionado. Podemos utilizar ventilador ou o ar condicionado para manter a temperatura da casa mais fresca. É preferível usar ambos sob a nossa supervisão.Todos nós conhecemos o caráter curioso dos gatos; pode acontecer de que ataquem o ventilador ou o fio, e acabem por magoar-se. Ao ligar o ar condicionado devemos ter o cuidado de que a temperatura não seja muito baixa, já que os contrastes também são prejudiciais.
  6. Evitar as saídas ao meio-dia. Se o teu gato tem acesso ao exterior é conveniente evitar as saídas nas horas de mais calor. Além disso, deverás contar com uma área de sombra na qual ele possa descansar.
  7. Evitar o exercício durante as horas de calor. É preferível que o teu gato reserve as horas de maior atividade durante o período da manhã ou da noite quando a temperatura tenha diminuído.Podemos aproveitar a noite e um bocado da manhã para brincar com ele para assim evitar que durante o meio-dia esteja muito ativo.
  8. Escova o teu gato. Nós os humanos podemos colocar ou tirar roupa para aguentar as altas ou baixas temperaturas, mas os nossos gatos contam com uma pelagem todo o ano.Durante a época da troca de pelo, a pelagem adapta-se à época do ano, e podemos ajudá-los com uma boa escovação.O ideal é acostumar o nosso gato desde pequeno para que não se transforme numa batalha. No mercado há escovas que nos ajudam a eliminar o pelo morto dos nossos felinos, o que facilita a mudança do pelo e ajuda a suportar as altas temperaturas. Em Tiendanimal podes encontrar vários modelos adaptados ao tamanho do gato e ao tipo de pelo.
  9. Utilizar uma garrafa com água congelada. Para proporcionar ao nosso gato uma área de descanso fresca podemos encher uma garrafa de plástico até a metade e colocá-la no congelador.
  10. Uma vez que a água esteja congelada, deve embrulhar a garrafa com uma toalha e colocá-la na lateral de uma das camas de nosso gato. Desta forma, perante um calor excessivo, poderá refugiar-se neste cantinho.

  11. Humedecer as áreas de refrigeração do nosso gatinho. Assim como já falamos, o nosso gato apenas conta com áreas concretas do seu corpo para refrigerar-se.Para ajudá-lo a arrefecer-se, podemos passar uma toalha humedecida nestas partes (axilas, almofada plantar, queixo, barriguinha).Devemos ter cuidado ao humedecer o pelo do nosso gato; não convém que mantenha humidade continuamente já que pode afetar a pele, e até mesmo gerar fungos.

Estes são alguns conselhos que podemos seguir para que o nosso gato aproveite do verão sem sofrer com as altas temperaturas, mas, como bem já sabes, cada gato é um mundo e pode ser que adorem algumas destas medidas e que detestem outras.

E tu, tens alguma dica para fazer com que o verão do teu gato seja mais agradável?

« Anterior

Os gatos e os doces

Como saber se o meu gato está doente: lista de provas do gato adulto

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.