Como alimentar o teu degu de forma correta

Neste artigo vamos explicar-te como alimentar o teu degu de forma correta, para que esteja saudável e cheio de energia. Deves saber que é um roedor com um sistema digestivo sensível e por isso tens de prestar muita atenção à sua dieta.

Muito cuidado com o açúcar

Em primeiro lugar é essencial que saibas que é um animal muito propenso à diabetes ou seja, o seu corpo não processa bem os açúcares pelo que há certos alimentos que são muito prejudiciais e deves evitá-los para assim, alimentares o teu degu de forma correta.

Há produtos que podes dar-lhe apenas de vez em quando, mas sem exagerar. Estes seriam alguns exemplos, entre outros:

  • Maçã
  • Pera
  • Pepino 
  • Cenoura

Tipos de comida para alimentares o teu degu

A alimentação é a base de uma boa saúde

Já sabes, que para o seu corpo se desenvolver corretamente e para que seja um animal forte e são, necessitará alimentar-se de forma correta. É muito importante que a sua dieta seja variada. Também te recomendamos vigiar os seus dentes e prevenir problemas de sobre dentição fornecendo-lhe galhos, troncos e brinquedos para roer. 

Alimento principal

Deves recordar estes pontos básicos na hora de escolher o alimento para o teu degu. Uma dieta adequada será aquela com:

  • Níveis baixos de gordura
  • Pobre em açúcar
  • Alto conteúdo em proteína e fibra

De igual modo, deve racionar-se a sua alimentação diária. Para isso, tens de seguir sempre as indicações do produto, de forma que não sobrealimentes ao teu melhor amigo e possas prevenir os temidos problemas de peso.

É importante que tenhas em conta que estes roedores em alguns casos tendem a ser seletivos, pelo que uma boa opção é optar por alimentos extrudidos ou em pellets.

Feno

É o próximo elemento essencial na dieta do degu. Este animal necessita de um suprimento contínuo de fibras no seu aparelho digestivo para conserva o seu funcionamento ideal e, por este motivo, deve estar sempre disponível de forma livre no seu comedouro.

Para além disso, o feno serve para manter os seus dentes e evitar o sobre crescimento, já que estes animaizinhos, tal como outros da sua família, experimentam um crescimento de dentes durante toda a sua vida. Curioso, não é?


Vegetais frescos 

Da mesma forma, os vegetais são muito importantes para este roedor: o teu degu vai gostar de comer brócolos, feijão verde, pimentão, alface de cordeiro, espinafre … claro, deves ter cuidado com a ração, pois em excesso pode causar gases.

Prémios e snacks 

Já sabemos que não podemos resistir a dar um prémio, de vez em quando, ao nosso melhor amigo, mas o nosso conselho é que o faças sempre com produtos de qualidade. Na nossa loja encontrarás uma grande variedade dos melhores snacks que estamos seguros que farão as delícias do teu pequenote.


Para terminar deves recordar-te que o habitat do teu degu deve ser adequado: manter a sua jaula limpa, eliminar os excrementos e restos de comida diariamente para evitar acumulação e fazer com que se sinta cómodo e feliz. Junto com a sua ração, feno e verduras, deves manter o seu bebedouro sempre com água para assegurar-lhe uma correta hidratação.

Com tudo o que te contamos já podes começar a disfrutar com o teu novo amigo e, se seguires todos os conselhos, conseguirás que viva saudável e feliz durante muito tempo.

Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás todos os produtos indicados para satisfazer todas as suas necessidades.

E se quiseres saber mais sobre animais de estimação, como por exemplo, Características da chinchila, aqui contamos-te tudo! 

« Anterior

Enriquecimento ambiental para cães

Diferenças entre brincar com um brinquedo e destruí-lo. Como evitar que isso aconteça?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.