Como cuidar do Chow Chow?

O Chow Chow, esse cão com carinha de ursinho de peluche e leão, é mais especial do que parece. Por trás dessa carinha de anjo, com esses olhos rasgados, estilo oriental e da sua famosa língua azul, se esconde um cão vigoroso, independente e de muito caráter.

Denominação:  Chow Chow
Procedência:  China
Tamanho:  Médio
Expectativa de vida:  10-12 anos
Peso:  Machos: 20 – 25 kgFêmeas: 18 – 20 kg
Tipo de pelo:  Duas variedades: pelo curto e pelo longo
Caráter:  Protetor, sociável
Cores:  Vermelho, preto, azul, fulvo
Altura:Machos: 48 – 56 cmFêmeas: 46 – 51 cm
Classificação geral:  Raças de cães médios
Classificação AKC:  Grupo 6: cães não desportistas
Classificação segundo FCI:  Grupo 5: Spitz asiático e cães de tipo primitivo

Procedência desta antiga raça

Realmente a história do Chow Chow é muito interessante e se estiveres a pensar em partilhar a tua vida com ele, ou se já tens a sorte de ter este cão como integrante da tua família, agora conhecerás as suas origens:

Alguns investigadores indicam que nasceu no século XI a.C, como um cão de constituição forte, com pelo muito abundante e uma língua de cor azul escuro. Contudo, há outras teorias que defendem que chegaram à China com as tropas dos mongóis e, após as guerras, 3000 anos atrás, alguns destes animais ficaram nos mosteiros tibetanos, onde atualmente os continuam a criar.

No século VII a.C. era utilizado para a caça maior, porque era o melhor nos enfrentamentos com lobos e leopardos e mais tarde, no século III a.C. apareceu inclusive nas cerâmicas e pinturas da época como símbolo do aprecio que era tido de este cão.

Como era um cão muito valente, também era utilizado para fazer de vigia e ainda na atualidade, em algumas regiões da China este cão é utilizado como animal de trabalho, por exemplo, para labores de resgate ou, graças ao seu excelente olfato, para buscar trufa.

Um cão muito familiar, mas de muito caráter

Este leãozinho é um cão de temperamento tranquilo, muito amigo das crianças e com verdadeira paixão pela sua família.

Desde cachorro deve ser habituado, se tiveres mais animais com os que irá conviver em casa, para conseguir que sejam bons amigos, inclusive com os gatos. De certeza serão grandes amigos, com um pouco de dedicação da tua parte.

Como o Chow Chow pode ser bastante teimoso, é importante que apresentes as regras de comportamento de que deve seguir, já que é um cão dominante e o seu instinto é ser o líder da matilha. O teu objetivo deve ser ganhar o seu afeto, além da sua confiança, e é muito importante ter em conta que é um animal que funciona por admiração e respeito.

São cães que distribuem muito o seu carinho com toda a família, por isso na hora de educa-lo é essencial que todos participem com as mesmas regras de comportamento e rotinas diárias. Deste modo evitarás que possa cair na tentação de tornar-se dominante e protetor do seu território.

Manter o teu Chow Chow saudável e com energia

Esta raça adapta-se a qualquer tipo de vida, na cidade ou no campo, mas precisa um pouco de exercício diário, mesmo que seja de forma moderada. A sua morfologia não é a de um cão atleta, portanto não exagerar nas rotinas de trabalho.

Com uns passeios diários e um pouco de brincadeira ao ar livre, o teu melhor amigo estará em forma e feliz.

Quais são as doenças típicas da raça?

Pela pequena abertura das suas narinas, em alguns casos sofrem de doenças respiratórias, ou de vista, pela forma dos seus olhos. Além do mais, são propensos a padecer alergias na pele.

Uma das doenças que mais afetam os Chow Chow é a displasia de cotovelo e de anca. Mas não te deixes enganar por isso, pois é um cão longevo e de constituição forte.

O que come o Chow Chow e qual é a melhor alimentação para esta raça?

Como falamos anteriormente, esta raça tem certa predisposição aos problemas de pele, neste sentido, sempre se recomenda uma alimentação com uma ração de qualidade:.


Por outro lado, aconselhamos suplementar a sua dieta com ácidos gordos e óleo de salmão:


Em função das necessidades do teu cão, deverá escolher uma dieta ou outra, mas sempre é importante que controles o seu peso, para evitar problemas de saúde, porque eles sofrem muito quando têm dores nas articulações.

Para manter a sua higiene oral, podes oferecer algum snack dentário:


Em resumo, o Chow Chow é um cão com uma personalidade muito especial que adora estar em família, é amável e com boa presença. Recorda que na nossa loja online Tiendanimal tens disponível uma ampla variedade de artigos para o teu melhor amigo.

E se quiseres saber mais sobre os animais de companhia, não deixes de visitar o nosso blog. E se ainda quiseres conhecer melhor esta adorada raça, não te percas este artigo: O Chow Chow.

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Os peixes mais raros do mundo

Como criar répteis em cativeiro (parte 1)

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.