Como diminuir o cheiro dos furões

Os furões têm de forma natural um cheiro tipo almíscar que lembra ao das doninhas. Isto resulta desagradável para muitas pessoas, de modo que veremos quais são as formas mais efetivas de controlá-lo.

O cheiro desagradável é produzido por glândulas na pele na zona da cara. As hormonas estimulam a secreção destas glândulas, pelo que uma forma de reduzir os cheiros de forma considerável é a esterilização do teu animal de estimação. Esta cirurgia de rotina recomenda-se também para evitar a agressividade entre os machos e para prevenir graves problemas de saúde nas fêmeas.

É muito importante manter o animal limpo e dar banho esporadicamente. Para isso devem usar-se champôs neutros e suaves, formulados especialmente para furões ou para gatinhos, sempre que possível. No entanto, lembra-te de que não se deve repetir o banho mais de uma vez por mês (quanto menos, melhor), já que são eliminados óleos essenciais da pele e fica ressecada. O resultado de uma pele seca é comichão, uma maior secreção das glândulas e mais cheiro. Entre banho e banho podes manter o teu animal de estimação com um cheiro fresco, aplicando perfumes sem álcool na pelagem ou adicionando produtos enzimáticos especiais na água que diminuem o cheiro da urina e da matéria fecal. É também conveniente escovar a pelagem para remover os pelos mortos.

Outras causas comuns do cheiro são a acumulação de cera nos ouvidos e o mau hálito. Controla periodicamente que os ouvidos estejam limpos, e se detectares cera escura ou com cheiro forte, leva-o à consulta do veterinário porque poderia ter uma infecção que teria de ser tratada. Os dentes podem acumular tártaro, tal como nos cães e nos gatos, o qual não só provoca mau cheiro, mas também doença periodontal. Recomenda-se escovar os dentes frequentemente para prevenir este problema.

Além de controlar o cheiro próprio da pele dos furões, não deves esquecer-te de limpar a gaiola e os acessórios. Estes animais podem habituar-se a usar uma bandeja sanitária, o qual resulta muito conveniente. É necessário retirar os resíduos todos os dias e trocar o substrato regularmente. Para limpar a gaiola podes usar produtos desodorizantes e neutralizantes para cheiros que ajudar-te-ão a reduzir e manter os maus odores no mínimo possível. Devem lavar-se também as camas de rede, mantas e outros acessórios cada uma ou duas semanas para reduzir a gordura, que também produz odor. Diariamente devem lavar-se o prato de comida e a garrafa de água.

Se mantiveres o teu furão limpo, bem cuidado e num ambiente higiénico e saudável, poderás controlar muito bem os cheiros e desfrutar do teu animal de estimação.

« Anterior

Como criar répteis em cativeiro (parte 1)

Qual é a melhor ração para Boxer?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.