Como ensinar a usar a caixa de transporte ao teu cão? – Parte I

As nossas férias aproximam-se e muitos aproveitamos para viajar com os nossos cães. Vamos apresentar aqui algumas formas de levar o teu cão no automóvel, não só nas férias e dias festivos, mas também para as visitas ao veterinário, excursões de final de semanas, etc.

A forma mais segura, é sem dúvida alguma, com uma caixa de transporte, que também nos serve como casota temporal improvisada. Mas não só são estes os usos que podemos dar à caixa de transporte, o uso mais importante que tem uma caixa de transporte, para além do principal, que é para os traslados com segurança, é terapêutico, pois aporta proteção ao próprio cão.

Quando uma pessoa viaja, sente falta é da sua cama, dos seus lençóis e da sua almofada. Imaginemos que o nosso animal de estimação vai de viagem e é transportado num veículo durante várias horas, o seu stress, cansaço, nervosismo por passar a noite em outro lugar ambientes diferentes dos habituais, o submetem a uma tensão que ele não entende, o que pode provocar que o cão ladre, tenha ansiedade nervosismo ou medo.

Sabias que usar a caixa de transporte adequada é um dos melhores relaxantes caninos que existe?

De facto os cães denominados de trabalho, o primeiro que aprendem é a utilizar a caixa de transporte, na qual deverão passar longas horas de espera. Ao contrário do que muita gente acredita, foi demonstrado que os cães, se estiverem acostumados a utilizar a caixa de transporte, mesmo que seja um espaço reduzido, sentem-se protegidos, relaxados, seguros e é a melhor massagem mental que podes administrar depois de uma longa jornada de trabalho ou de uma viagem longa ou de uma mudança de lugar para passar a noite. Está demonstrado que um cão, após duas horas de trabalho intenso, precisa de trinta minutos de caixa de transporte para descansar e estar mais bem disposto tanto física, como mentalmente para continuar com a sua tarefa.

Por tanto é importante que o cão entenda como usar a caixa de transporte para que se sinta à vontade. Após seguir alguns breves conselhos o cão sentir-se-á seguro no interior de uma caixa de transporte e lhe permitirá, depois de um dia cansativo, uma longa viagem, ou um intenso trabalho, desconectar e descansar.

Na segunda parte de Como ensinar a usar a caixa de transporte abordaremos diferentes técnicas que favorecem a relação entre o teu cão e a caixa de transporte.


« Anterior

Em forma com o teu cão

O bom tempo e os gatos – Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.