Dicas para treinar o seu gato adulto

,

Acabou de adotar um gatinho para a sua família e gostaria de saber como treinar um gato? A primeira coisa a ter em conta é que um gato não é um cão, pelo que o treino é diferente. Este é um aspeto que deve ter em conta, pois o comportamento dos felinos é muito diferente do de qualquer outro animal. Isto não significa que um gato não possa ter uma boa atitude, mas a forma de a conseguir será diferente.

Por exemplo, um gato nunca aprenderá a sentar-se, a dar-lhe a pata ou a deitar-se como um cão. Treinar um gato consiste basicamente em tentar corrigir os seus instintos felinos, como arranhar, trepar ou atacar a presa.

Também deve ter em conta que a adaptação a um novo ambiente pode demorar algum tempo, especialmente na idade adulta. No caso dos gatos vadios, por exemplo, é muito importante que, quando ele chegar a casa, crie um ambiente calmo com tudo o que ele precisa para que se adapte ao novo lar sem stress. Pode demorar alguns dias ou semanas, mas com amor e paciência ele acabará por deixá-lo fazer parte do seu território.

Mas como é que se ensina um gato a obedecer? Que regras devemos seguir para que ele se comporte corretamente e não suba para a mesa ou arranhe os móveis? Eis alguns conselhos.

Como criar um gato de forma correta e eficaz

Não deve esquecer que os gatos têm uma personalidade muito especial e que é muito comum que se comportem de uma forma exemplar quando estamos a observá-los e que voltem a comportar-se da mesma forma quando nos vamos embora. Por este motivo, deve ter em conta que, embora os truques que lhe apresentamos a seguir sejam eficazes, fazem parte de um longo processo no qual terá de ser paciente até que o seu gatinho tenha interiorizado tudo o que lhe quer ensinar.

Marque uma rotina

Se o seu gato é afetuoso e não traz nenhum trauma da rua, pode fazer-lhe festas enquanto ele come e relaxa, mas faça-o com cuidado e não tente pegar nele se ele não quiser. Se ele for mal-humorado, se arranhar ou bufar para si, deixe-o em paz até que ele tenha estabelecido a sua rotina de comer, fazer as suas necessidades na caixa de areia, lavar-se, etc. Não se preocupe, ele habituar-se-á gradualmente a si.

Não o castigue

Muitas pessoas interrogam-se sobre como repreender um gato e se isso é feito da mesma forma que com um cão. A verdade é que, para corrigir um mau comportamento, deve eliminar completamente a repreensão e o castigo. Passe algum tempo todos os dias a brincar com o seu gato ou a fazer-lhe festas. Interaja com ele da forma que sabe que ele gosta. Isto fá-lo-á sentir-se bem e não fará travessuras para chamar a sua atenção. Além disso, não se aborrecerá e acabará por provocar um acidente, como derrubar o vaso da mesa.

Claro que nunca o castigue, magoando-o. O melhor é comunicar com ele de uma forma que ele compreenda. Qualquer castigo sob a forma de gritos ou de agressão física será totalmente contraproducente e prejudicial para ele e para a sua relação consigo.

Recompense-o

O outro ponto-chave de como treinar um gato é recompensá-lo sempre que ele faz algo bem. Mas tenha em mente que os gatos aprendem principalmente com a experiência. Ao contrário dos cães, o sistema de recompensas e guloseimas não é tão óbvio, mas muito mais subtil.

Neste sentido, a melhor coisa a fazer é criar o ambiente ou a situação para que ele faça o que você quer que ele faça. Por exemplo, alimente-o sempre à mesma hora para que possa antecipar o momento em que ele terá de defecar; fique com ele na divisão onde está a caixa de areia durante algum tempo e espere que ele a utilize. Se ele não gostar que olhe para ele, faça outra coisa. Como recompensa, pode fazer-lhe festas, dar-lhe um snack ou um brinquedo que ele goste.

Pode fazer o mesmo para que ele aprenda a aliviar-se. Uma forma muito eficaz de o fazer gostar da caixa de areia é levá-lo até lá e fazer-lhe festas ou brincar com os seus dedos nos seixos absorventes, que devem estar sempre limpos. Se quiser que ele use um arranhador para coçar, deve colocar a recompensa no arranhador: pode ser um pouco de erva-dos-gatos ou algumas gotas de óleo com sabor a peixe. Pode também colocar o arranhador perto de si e fazer-lhe festas sempre que ele o utilizar.

Cria experiências desagradáveis

O terceiro ponto do treino do gato é garantir que as ações inadequadas são experiências desagradáveis. Neste caso, o exemplo mais óbvio é arranhar os móveis. Tem de usar os seus poderes de observação e paciência para determinar aquilo de que ele NÃO gosta.

Por exemplo, se está a pensar como treinar um gato para não subir para cima da mesa, deve saber que alguns gatos detestam ficar com as garras presas quando as estão a afiar, por isso pode cobrir a mesa em questão com tule ou uma rede.

Mas também pode procurar um cheiro desagradável, como pimenta, mentol, repelente ou colocar uma fita adesiva de ambos os lados para que os dedos se colem a ela. Pode também procurar uma textura de que ele não goste, como plástico, folha de alumínio, lixa.

Se estiver em casa e puder observá-lo sem que ele se aperceba, uma pistola de água para crianças ou uma buzina barulhenta de que ele não goste são muito úteis. Quando o encontrar a fazer algo que não deve, ative-os e pregue-lhe um bom susto, mas sem que ele se aperceba que é você que o faz. Caso contrário, o que ele vai aprender é a fazer essas coisas quando você não estiver por perto. Aqui tem de experimentar, porque o que funciona para um gato é muito eficaz para outro gato, mas não funciona da mesma maneira.

Existem também produtos específicos para evitar que arranhe os móveis, tais como sprays repelentes ou um novo pulverizador automático que é ativado quando deteta movimento (por exemplo, quando o gato sobe para o sofá ou para a bancada) e pulveriza uma nuvem de spray inofensivo para o afugentar.

Existem também dissuasores semelhantes para o cuidado das plantas no jardim. Se puser em prática estas dicas, com uma boa dose de astúcia, o seu gato acabará por perceber que arranhar os móveis é desagradável e que, em vez disso, recebe recompensas sempre que usa o arranhador. Lição aprendida!

Esperamos que lhe sejam úteis todas estas dicas sobre como treinar um gato. No entanto, se notar um comportamento agressivo ou se achar que não está a conseguir estabelecer uma ligação com o seu animal de estimação, peça ajuda ao seu veterinário ou a um especialista em etologia ou comportamento animal. Acima de tudo, não desista. O gato vai notar e será ainda mais difícil para si fazer com que ele aprenda o que quer. Não se esqueça que, com a rotina certa e paciência, a maioria dos gatos acabam por se tornar animais de estimação dóceis, afetuosos, sociáveis e excelentes amigos.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Jogos didáticos para estimular os animais de estimação

Roupa para cães, como acertar com o tamanho?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.