Com que frequência devem os cães adultos ser desparasitados?

,

Sabe com que frequência os cães devem ser desparasitados? A desparasitação é uma medida preventiva muito importante para cuidar da saúde do seu cão. Evitará infestações por pulgas e carraças, bem como parasitas internos.

Infestações parasitárias de qualquer tipo não só causam desconforto ao animal, como também podem ser muito perigosas para a sua saúde. Podem provocar vómitos, diarreia, doenças e podem mesmo afetar negativamente órgãos vitais.

Alguns dos parasitas nos cães são zoonóticos, o que significa que podem ser transmitidos aos humanos. Portanto, se tiver um cão, é essencial que saiba como a desparasitação deve ser feita – continue a ler!

Qual é o tempo para desparasitar um cão?

A desparasitação interna dos cães é recomendada pelo menos a cada 3 meses, uma para cada estação do ano.

No caso da desparasitação externa dos cães, dependerá da duração do produto e da marca que escolher. Pode ser todos os meses ou a cada quatro meses, ou mesmo a cada oito meses!

É por vezes difícil determinar com que frequência os cães devem ser desparasitados porque desparasitar os cães adultos depende muito do seu estilo de vida e do ambiente em que vivem. Um cão que vive dentro de casa e raramente vai para o exterior não precisa da mesma proteção que um cão que vive no exterior ou que vai para o campo diariamente. Em ambientes naturais existe um maior número de parasitas e, portanto, uma maior probabilidade de contágio. Nestes casos de alto risco, a desparasitação mensal pode ser aconselhável, dependendo do produto. Consulte sempre o seu veterinário para obter a melhor opção para o seu animal de estimação.

Como desparasitar um cão adulto?

Há duas maneiras de desparasitar um cão. Por um lado, existe a desparasitação interna e, por outro lado, a desparasitação externa do seu animal de estimação. 

Desparasitação interna para cães adultos

Os parasitas internos podem chegar ao nosso cão através de diferentes formas de contágio. Além da transmissão direta através do leite materno, como vimos no artigo sobre desparasitação de cachorros, também pode acontecer ao farejar o chão ou ao comer alimentos infetados.

Embora os vermes intestinais sejam os mais comuns, também podem ser vermes pulmonares ou cardíacos. A transmissão mais comum é através do contacto com as fezes dos cães já infestados. Os ovos nas fezes podem permanecer vivos por até 5 anos e podem facilmente infetar um cão saudável.

Pode escolher entre xaropes, comprimidos ou pastilhas palatáveis, cuja duração varia de acordo com a marca. Geralmente, os cães devem ser desparasitados internamente de 3 em 3 meses.

Quando é que o comprimido de desparasitação faz efeito?

O comprimido de desparasitação faz efeito poucas horas depois de o dar ao seu animal de estimação, o que significa que se ele tiver parasitas, começará a expulsá-los no mesmo dia em que o toma.

Desparasitação externa para cães adultos

A desparasitação externa dos cães adultos proporciona uma proteção eficaz contra pulgas e carraças. Alguns produtos mais avançados estão também preparados para o mosquito da leishmaniose.

Existem diferentes métodos de desparasitação de cães para que possa escolher o mais confortável para si ou aquele que melhor se adapta às necessidades do seu cão:

Pipetas

  • É um produto muito eficiente porque a substância aplicada ao pelo do cão é personalizada de acordo com o seu tamanho e peso. Portanto, as pipetas antiparasitárias para cães têm a capacidade de lidar com a desparasitação de uma forma totalmente apropriada. São normalmente aplicadas ao longo da coluna do cão, uma vez que o produto deve ser aplicado em áreas que o cão não pode lamber para que não perca a sua eficácia. Normalmente duram cerca de um mês, algumas até dois, mas isto deve ser sempre verificado com a sua clínica veterinária.
  • Marcas conhecidas: Yes!pH, Frontline, Advantix, Effitix, Flevox, Effipro.

Coleiras de pescoço

  • Sem dúvida, um dos artigos mais convenientes para desparasitar um cão são as coleiras de desparasitárias. A razão é que, uma vez que o ingrediente ativo que mantém o cão protegido é libertado pouco a pouco, estes elementos têm uma duração aproximada entre quatro e oito meses, dependendo da marca. Por exemplo, a Seresto é a marca que apresenta o maior prazo de validade. Por outro lado, estes artigos são muito seguros porque podem ser tocados sem serem tóxicos e não emitem odores. 
  • Marcas bem conhecidas: Yes!pH, Scalibor, Seresto, Taber, Prevendog, Prevende.

Champôs

  • Os champôs desparasitantes têm propriedades repelentes e algumas propriedades inseticidas para prevenir ou eliminar parasitas, dependendo das suas necessidades. Dá ao pelo do seu animal um cheiro fresco e agradável que permitirá ao seu animal mostrar um excelente grau de higiene. Para serem tão eficazes quanto se pretende, devem ser utilizados de duas em duas semanas. 
  • Marcas conhecidas: Yes!pH, Taberdog, Menforsan, Proteco.

Spray

  • Tal como os champôs, os sprays para desparasitação externa de um cão podem ser repelentes ou podem combater uma infestação. Existem também pulverizações para uso ambiental, tais como inseticidas, para eliminar pulgas, carraças, mosquitos e ácaros que possam estar presentes na área onde o cão vive. São muito fáceis de aplicar. Basta pulverizá-lo no corpo do animal contra o pelo para que a pele absorva corretamente o produto e tenha grande eficácia. 
  • Marcas conhecidas: Frontline, Menforsan, Effipro, Proteco, TK-Pet Home.


Porque devemos desparasitar o nosso cão adulto?

O que acontece se eu não desparasitar o meu cão? Ao desparasitar um cão, tanto interna como externamente, assegurará que o seu animal de estimação está livre de qualquer doença que possa ser causada por parasitas. Desta forma, ostentará um pelo de primeira qualidade e evitará o aparecimento de vermes nas suas fezes. Não sofrerão de diarreia ou outras doenças associadas à infestação por parasitas. 

Finalmente, poderá estar interessado na nossa comparação dos melhores desparasitantes. Descubra a duração e eficácia das diferentes marcas de coleiras e pipetas para desparasitação de cães e escolha a mais apropriada para o seu animal de estimação.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, a número um em Espanha, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Como e quando desparasitar um gatinho

Quantas vezes por dia tenho de passear um cão

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.