O Degu, Como cuidar dele?

Se tens um degu ou se estás a pensar em adotar um, neste artigo contamos-te como cuidar dele e fazer da tua casa o local ideal para que viva saudável e feliz muito tempo. 

Este é um roedor muito simpático que conseguirá captar a tua atenção e mimos desde o primeiro dia. Queres saber tudo sobre ele? Aqui, contamos-te!

Características principais do degu

O Octodon degus, ou simplesmente degu, é uma espécie oriunda do Chile. Também é geneticamente próxima às chinchilas e às cobaias. 

No seu habitat natural vive em grupos de 1 ou 2 machos e de 3 a 5 fêmeas, mas às vezes chegam a formar colônias com mais de 100 indivíduos. Interessante, não é?

Se tens um degu e queres saber como cuidar dele, deves ter em conta estes pontos básicos:

  1. É um roedor grande, muito sociável e inquieto: na idade adulta mede aproximadamente de 20 cm de comprimento e pesa cerca de 250 gramas.
  2. Hoje em dia está a tornar-se cada vez mais popular como animal de estimação, uma vez que é um animal diurno e interage com muita facilidade, ainda que, ao princípio pareça tímido. Ele adora saltar, brincar, roer, então ele vai divertir-se muito contigo, portanto é uma boa ideia dedicares um bocado de tempo diariamente para estarem juntos. Para além disso, com cuidado e segurança, podes levá-lo a explorar a tua casa ou ensinar-lhe algum truque com os snacks. 
  3. O degu em cativeiro geralmente vive entre 5 a 8 anos.
  4. Este pequenote necessitará de banhos de areia, para a sua higiene, para isso podes pôr-lhe um recipiente de plástico na gaiola.

O comportamento do degu

Animal diurno e calmo

Na realidade, do que ele mais gosta é estar rodeado de outros da sua espécie e se há algo que o caracteriza é o seu bom carácter, uma vez que é muito sociável com todos. Ainda assim, não acha muita piada que estejam sempre a manuseá-lo e apertá-lo, por isso, o melhor é preparares-lhe uma boa gaiola onde possa entreter-se e brincar. Diverte-te assistindo ao teu amigo divertir-se à grande.  

Desta forma, é um animal extremamente ágil, hábil e com muita vitalidade, com 5 dedos nas suas patas, que lhe permitem ser um grande saltitão e que adora escalar

Prevenir os problemas de saúde do teu degu

Geralmente, os roedores são seres muito resistentes, sempre que tenham os cuidados básicos: alimentação de qualidade e uma boa higiene, são suficientes para que vivam saudáveis.

Temos estes conselhos básicos de que deves lembrar-te: 

  • Não tolera bem as mudanças bruscas de temperatura 
  • Uma gaiola limpa ajudará a prevenir infeções
  • Um degu bem alimentado é menos propenso a doenças
  • O seu sistema digestivo é delicado, requer um fornecimento constante de fibras
  • A dieta do degu deve ser baixa em açúcares: são propensos à diabetes
  • É importante incluir no seu habitáculo objetos para morder e roer, para prevenir problemas dentários
  • Um degu doente deixará de brincar e de estar alerta.

Cuidados do degu: alimentação, higiene e acessórios

Alimentação

Já sabes que em todas as espécies, a alimentação é a base de uma saúde de ferro e um bom crescimento. Para o degu encontrarás fórmulas completas em pellets, de modo a que não possa selecionar os pedacitos que mais gostar. Assim, terás a certeza de que está a ingerir todos os nutrientes necessários para o seu corpo. Para além disso, deves oferecer-lhe vegetais e frutas lavados, que lhes proporcionará doses extra de vitaminas. Por último, adorará receber um prémio de vez em quando. Podes encontrar uma grande variedade de comida e snacks para o teu degu na nossa página web.

Higiene

É muito importante que mantenhas a sua jaula limpa. Para isso aconselhamos-te que revejas o tabuleiro diariamente e retires os restos de comida e sujidade. Deste modo evitarás que se acumule. Também, uma vez por semana, deves desmontá-la e limpá-la em profundidade com produtos específicos. 


O leito 

Quanto ao leito encontrarás de vários tipos: celulose, aparas, serrim prensado, palhas, pellets, etc. Aconselhamos-te a colocá-lo com abundância porque o degu adora rebolar-se nele e escavar.


Jaula 

Lembra-te de escolher uma que seja espaçosa o suficiente para que este pequenote possa mover-se livremente e exercitar-se. O ideal é uma cabana de vários andares com área total de cerca de dois metros.

As opções são muitas, mas sem dúvida a primeira coisa a considerar é que o animal se sinta confortável e tenha todos os elementos necessários para o seu bem-estar.

Zona de jogos

Por outro lado, é preciso que tenha um espaço para brincar, para prevenir que se torne um animal sedentário e com falta de energia. Equipa a jaula com brinquedos especiais, como por exemplo, rodas ou parques para roedores. Não vai parar de correr!

Com tudo o que falamos já estás mais preparado para começar a organizar tudo o que é necessário para que o teu novo amigo se encontre num ambiente adequado e em que todas as suas necessidades sejam cumpridas. Já sabes que na nossa loja online Tiendanimal encontrarás sempre o melhor para o teu novo melhor amigo.

E se queres saber mais sobre animais de estimação, como por exemplo, podemos dar banho aos hamsters? aqui contamos-te tudo!

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Como cuidar do Dobermann

O Corgi

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.