Como cuidar do Dobermann

Aqui aprenderás todos os cuidados e as caraterísticas do Dobermann. Tudo o que precisas saber sobre este popular cão de porte imponente e elegante, com temperamento forte e orgulhoso, que roubará o teu coração desde o primeiro momento.

Todos os têm tido a sorte de conviver com esta fantástica raça sabem o tanto que é especial, prepara-te para desfrutar da companhia deste cão. Queres conhecê-lo melhor? Vamos partilhar tudo contigo!

Denominação:  Dobermann
Procedência:  Alemanha
Tamanho:  Grande/muito grande
Expectativa de vida:  10-12 anos
Peso:  Machos: 40-45 kgFêmeas: 32-35 kg
Tipo de pelo:  Curto, liso, duro
Caráter:  Valente, leal, amigável
Cores:  Preto, castanho escuro, marcas cor fogo
Altura:  Machos: 68-72 cmFêmeas: 63-68 cm
Classificação geral:  Raças de cães grandes
Classificação AKC:  Grupo 5: cães de trabalho
Classificação segundo FCI:  Grupo 2: Cães tipo pinscher e schnauzer.Cães de guarda e defesa

Procedência dessa antiga raça

A sua história é relativamente recente. O alemão Karl Friedrich Louis Dobermann dedicou-se a selecionar uma nova raça para ser cão de guarda. Para consegui-lo, cruzou cães pinscher alemão, pastor-de-beauce, rottweiler, Weimaraner, Manchester terrier e o galgo inglês preto.

Este cão “pinscher de Dobermann” ficou muito famoso e assim chegou aos Estados Unidos, mesmo que ele se encontrasse em pleno processo de formação, onde começou a ser criado também com linhas americanas.

Apesar de que foi criado inicialmente como cão de trabalho, hoje é também um animal de companhia. Além do mais, o Dobermann é muito polivalente, pois é solícito e ajuda inclusive no resgate de pessoas ou como cão de terapia.

Um dado curioso é que durante a segunda guerra mundial foi utilizado como cão militar e também teve uma função importante na Guerra do Pacífico, o que fez com que ganhasse uma boa imagem social e fosse um dos cães mais cobiçados.

Como é o caráter do Dobermann?

Se gostavas de adotar um destes extraordinários cães ou se já tens um em casa, é importante conhecer e entender o seu caráter: extremamente fiel e dedicado à sua família, o dobermann sabe ser um cão orgulhoso e valente quando as circunstâncias o requerem.

Assim como a maioria das raças, é muito importante entender qual é o seu lugar dentro da família, que para ele será a sua matilha, pois se ele tentar descobri-lo por ele mesmo, tentará ocupar o sítio mais alto possível e ninguém irá conseguir detê-lo.

Além do mais, é um dos melhores cães de guarda e proteção que há, se for educado corretamente, podes ter a certeza que não duvidará em defender a sua família ante qualquer perigo.

Este grandalhão é muito desportivo, tem muita força e imensa energia, mas também tem uma enorme necessidade de estar em contato constante com a sua “matilha”.

É um cão que adora sentir que o seu dono é o seu exemplo a seguir, como um líder, ao qual admira acima de tudo.

Como falamos anteriormente, o dobermann também pode ser um animal de terapia. Queres saber mais sobre esta importante tarefa? Aqui encontrarás mais informação.

Manter o teu leal cão contente

É muito importante ter em conta as necessidades desta raça, pois como muito bem já saber, o Dobermann precisa de muita dedicação, trabalho e exercício, portanto podes fazer com que realize alguma atividade organizada.

O dobermann adapta-se bem à vida no campo ou na cidade e é um cão com excelente relação com as pessoas. Adora ficar em casa e é muito friorento, portanto adora ficar aconchegado.

Por outro lado, é um cão muito curioso e observador, por isso quando chegarem convidados, não duvidará em observá-los de cima em baixo antes de integrá-los no grupo. A este cão não deixa escapar nada!

Quais são os melhores brinquedos para o meu Dobermann?

Podes encontrar uma enorme variedade de brinquedos no nosso catálogo, mas aqui vamos falar dos mais populares:

Como é um cão muito ativo já sabes que precisa exercício e correr muito, por isso os melhores brinquedos serão aqueles que estimulem a atividade física, como por exemplo os frisbees:


Outros dos brinquedos preferidos do Dobermann são os lançadores com os que passará um agradável momento, desfrutará muito e não deixará de exercitar o seu corpo:


O que come o Dobermann e qual é a melhor alimentação para esta raça?

É essencial oferecer um alimento rico em nutrientes para que consiga manter a sua musculatura, o alimento deve conter um nível adequado de gordura para o seu pelo, pele, etc., e para poder evitar o excesso de peso. Além do mais, para cuidar dos dentes do seu cão, são ideais os snacks para a higiene oral ou os ossos prensados, e sempre ter água fresca disponível.


Quais são as doenças típicas do Dobermann?

Algumas doenças estão relacionadas com a sua estrutura ou o tamanho corporal, como por exemplo a displasia de cotovelo e de anca ou a torção gástrica. Há algumas patologias específicas da raça, como por exemplo o transtorno de coagulação von Willebrand. Além do mais, o dobermann também sofre de um tipo específico de espondilose cervical.

Um dado curioso, e não muito conhecido, é que a raça tem um gene que pode causar albinismo, em casos muito raros.Com tudo o que já sabes sobre o Dobermann já estás pronto para ter o melhor companheiro em casa. Recorda que na nossa loja online Tiendanimal tens disponível uma ampla gama de produtos para desfrutar com o teu melhor amigo. E se quiseres saber mais sobre os animais, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, queres saber como escolher a melhor ração para cães? Aqui encontrarás mais informação.

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014.

Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão.

Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças à Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

O que comem os gatos?

O Degu, Como cuidar dele?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.