O leite é bom para os cães? e para os cachorros?

, ,

Os cães são alimentados com leite materno desde o nascimento até cerca de um mês de idade. Por isso, há uma tendência para pensar que o leite continuará a ser benéfico para eles até à idade adulta, mas será que é mesmo bom para eles?

Neste artigo, explicamos os benefícios do leite para os cães, bem como quando pode ser prejudicial, tanto em adultos como em cachorros, e as alternativas possíveis, e como descobrir se o seu cão é intolerante à lactose ou mesmo alérgico a ela. 

Os cães adultos podem beber leite?

A resposta curta é que eles não conseguem digerir bem o leite, por isso não o devem beber. Mas vamos explicar porquê.

A lactase é uma enzima produzida no intestino delgado que é sintetizada durante a fase de lactação nos mamíferos e é responsável pela digestão correta da lactose no leite. À medida que os mamíferos crescem, esta enzima desaparece, o que significa que a lactose não pode ser digerida corretamente e provoca uma má digestão. Isto acontece em todos os mamíferos, incluindo os cães.

Isto é conhecido como intolerância à lactose, e é muito provável que o seu cão possa ser intolerante à lactose. O ser humano conseguiu evoluir de tal forma que a produção de lactase se mantém ao longo da vida, como resultado da nossa relação histórica com o pastoreio e a ordenha das vacas, algo que os cães não conseguiram. É verdade que existe uma gama de tolerância, de maior a menor, consoante a raça e as particularidades genéticas do cão.

Sintomas de intolerância ao leite em cães

  • Vómitos.
  • Dor abdominal.
  • Diarreia.
  • Inchaço abdominal.
  • Gases.
  • Flatulência.

A intolerância não deve ser confundida com a alergia, pois esta última é muito mais grave e pode afetar o cão de forma muito mais violenta. Enquanto a intolerância afeta apenas o sistema digestivo, a alergia afeta o sistema imunitário, produzida por uma hipersensibilidade do organismo devido ao contacto com, neste caso, a lactose do leite de vaca.

Sintomas de alergia ao leite nos cães

Alguns dos sintomas da alergia à lactose são:

  • Dermatite devido a alergia alimentar.
  • Tosse.
  • Dificuldade respiratória.
  • Urticária.
  • Otite.
  • Inflamação do focinho e das pálpebras

Os cães podem beber iogurte?

Alguns derivados do leite podem ser consumidos pelos cães, como o iogurte, desde que seja natural e sem açúcar, pois contém muito pouca lactose, e os queijos, embora estes devam ser sempre frescos, não curados, semi-curados ou azuis. Temos um artigo sobre o queijo que se centra neste ponto: Posso dar queijo ao meu cão?

O leite sem lactose pode ser bebido sem qualquer problema, mas é preciso ter cuidado com a gordura que contém. O leite cru não deve, em caso algum, ser dado a um cão.

Por outro lado, os leites vegetais podem ser adequados para os cães, uma vez que não contêm lactose, embora sejam recomendados aqueles sem adição de açúcares. Não é um alimento essencial na sua dieta, pelo que é melhor falar com o seu veterinário.

O iogurte pode ser misturado com a ração?

Sim, desde que seja um iogurte sem lactose, natural e sem açúcar, pode oferecê-lo ao seu cão para que este beneficie dos seus nutrientes, proteínas, cálcio e probióticos.

Os cachorros e o consumo de leite 

Que leite pode ser dado a um cachorro?

Se, por qualquer razão, uma cadela não produzir leite suficiente para os seus cachorros ou se estes forem órfãos, deve evitar-se a todo o custo dar-lhes leite de vaca, pois este tem mais lactose do que o leite de cadela, o que o torna totalmente prejudicial para a saúde do cachorro, podendo mesmo causar a morte em casos muito extremos.

Se o seu animal de estimação não tiver acesso ao leite da mãe, existem no mercado diferentes tipos e marcas de leite em fórmula, especificamente concebidos para satisfazer as necessidades nutricionais e biológicas dos cachorros. 

Que leite é melhor para um cachorro recém-nascido?

Como se pode imaginar, o melhor leite que se pode dar a um cachorro é o fornecido pela sua mãe. Mais uma vez, se não for possível alimentá-los com este leite, podem ser alimentados com leite em fórmula, especialmente dedicado a eles para compensar as deficiências que possam ter por não ingerirem o leite materno.

Quando é que os cachorros deixam de beber leite?

O desmame é a transição de uma dieta baseada exclusivamente no leite materno para uma dieta baseada noutros tipos de alimentos, normalmente ração. Este processo começa por volta das 3 semanas de idade, dependendo do cachorro em si, e tendo também em conta a altura em que os dentes de leite começam a sair.

Assim que a mãe começa a dar aos cachorros alguns dos seus alimentos mastigados, é altura de começar a combinar a ingestão de leite materno com outros tipos de alimentos. A partir da terceira ou quarta semana de vida, o leite materno deve ser combinado com um alimento à base de ração para cachorros e água, diminuindo gradualmente a ingestão de leite materno e aumentando a quantidade de alimento, com cada vez menos água para habituar o cachorro a mastigar.

Por volta do segundo mês de vida, o bebé deixa de mamar e começa a comer alimentos ou a alimentar-se.

Por fim, lembre-se que, em caso de qualquer problema nutricional ou físico, é aconselhável visitar o veterinário o mais rapidamente possível. 

Gostaria de saber mais sobre a alimentação? Recomendamos os seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Guia completo para socializar o seu cão: dicas para uma vida feliz e sem medos

O que precisa de saber sobre a muda de pelo nos cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.