O rato como animal de estimação. Como cuidar dele?

Se estás a pensar em ter um rato como animal de estimação, a primeira coisa que deves saber é como cuidar dele. Neste post contamos-te como preparar a sua nova casa para que não lhe falta nenhum detalhe e desfrute de um ambiente alegre durante toda a sua vida.

Se tens um rato e queres saber como cuidar dele, tem em conta estes pontos:

  1. O seu peso varia desde os 267 -500 g nos machos e 225 -325g nas fêmeas 
  2. A sua esperança de vida é pequena: 1.5 a 2.5 – 3 anos.
  3. É um roedor muito sociável, pelo que tentará interagir frequentemente, pelo que não há nada melhor do que ter um companheiro para que não se sinta tão só.
  4. Têm muita facilidade em reproduzir-se, tem em conta este ponto se não queres uma família numerosa!
  5. Também não é aconselhável que convivam ratos do mesmo sexo pois tendem a batalhar. 
  6. É um animal noturno, por isso mesmo, está sempre mais ativo durante a noite. O melhor é colocares a sua gaiola numa zona tranquila da casa.
  7. O rato é muito limpo, por isso não é necessário dar-lhes banho.

A alimentação do teu rato

É um roedor onívoro, mas isso não quer dizer que possas alimentá-lo com qualquer coisa. Deves ter em conta, que o rato tem uma digestão muito curta e por isso, vais reparar que passa quase todo o dia a comer em pequenas quantidades.

O melhor é que se acostume desde bem novo a ter uma dieta saudável à base de ração especificamente formulada para este tipo de animais e que a completes com uma boa dose de frutas, legumes e verduras. Também é permitido dar-lhes prémios e snacks. Eles vão adorar!


A água

Tal como com os restantes animais, é muito importante ter sempre água fresca e limpa disponível num bebedouro especial para roedores. Para além disso, para que não se acumulem bactérias, recomendamos-te substituí-la diariamente.


A gaiola

Este será o sítio onde o teu rato vive, de modo que te aconselhamos a escolher a mais adequada para ele. Em primeiro lugar, deves saber que não tens que comprar uma enorme, pois o rato é um animal de porte pequeno. Por outro lado, deves assegurar-lhe uma área onde possa brincar e exercitar-se.

O ideal é que uses uma gaiola tradicional com barras e aconselhamos-te a esqueceres os aquários, já que impendem uma correta ventilação para o teu animal de estimação. Para além disso, seria muito difícil colocares todos os objetos necessários como por exemplo, os bebedouros. 

Na nossa página web encontrarás uma ampla variedade de jaulas para roedores, pelo que te recomendamos a dedicar um bocadinho de tempo a ler para que possas escolher a que se adapte melhor às tua necessidades.


E se queres saber mais sobre qual é o melhor leito higiénico para roedores, aqui contamos-te!

A cama ou o substrato

Estes são os substratos que normalmente se usam para os ratos:

  • Serrim ou lascas de madeira:  geralmente pode fazer bastante poeira. 
  • Pellets prensados naturais, de milho ou madeira:  embora não façam muita poeira, não te aconselhamos a usar em toda a jaula, pois pode danificar as patitas do teu rato, já que são bastante duros. 
  • Lascas de milho: é muito absorvente e não origina poeira. 
  • Produtos à base de papel: Não absorvem muito e geralmente têm de ser trocados diariamente pois largam muitos odores. 

Lembra-te que nunca deves usar produtos feitos de pinho ou cedro, pois contêm fenóis que são muito tóxicos para o teu rato. Da mesma forma, desaconselhamos o uso de areia de gato, pois pode originar problemas respiratórios devido à grande quantidade de poeira que larga.

A limpeza

Por último, mas não menos importante, uma vez por semana deves limpar a fundo a gaiola, para além disso, diariamente deves retirar os restos de comida para evitar que se decomponham e originem alguma infeção. Na nossa loja online Tiendanimal encontrarás uma grande variedade de produtos de higiene que podes escolher. 

Com tudo o que te contamos, já estás mais que preparado para começar esta aventura e ter um rato como animal de estimação. Ficarás surpreendido com o quão carinhoso e inteligente poderá ser!

« Anterior

Os melhores produtos para o teu cachorro

O meu Gato não urina

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.

Natal