Peixes para principiantes: como deve ser o primeiro aquário

,

Se está a planear ter peixes em casa, mas está com dúvidas não se preocupe. Ensinamos como deve ser montado o primeiro aquário para que os peixes vivam saudáveis e felizes. Preparado para saber tudo o que necessita? Assim sendo, anote as ideias principais.

Com efeito, cuidar de peixes pode ser uma experiência muito positiva para os mais pequenos em casa, na medida em que começam a aprender responsabilidades, para além de outros benefícios que a aquariofilia é capaz de transmitir como uma maior tranquilidade.

Cuidados e elementos necessários para o primeiro aquário

Assim sendo, antes de comprar os peixes simplesmente pelo seu aspeto, deverá ter conhecimento das seguintes questões para conseguir cuidar deles nas melhores condições:

Como escolher os peixes

Com efeito, antes da pergunta como deve ser o meu primeiro aquário, devemos ter em conta:

  • O espaço que temos para colocar o aquário. Em função desta questão, saberemos que tamanho terá e quantos peixes podemos ter no seu interior.
  • Tipo de água. Por certo, poderá ser doce ou salgada, sendo que a primeira requer menos manutenção e mudança.
  • Temperatura da água. Quente ou fria? A água fria tem uma manutenção simples, mas é recomendável para aquários de maior tamanho que a água seja quente.
  • Tipos de peixes. Uma vez que tenha determinado estas questões, poderá escolher entre diferentes variedades de peixes, tendo em conta as que melhor se adaptam ao novo aquário.

Elementos necessários dentro de um aquário

A princípio, e apesar deste tipo de animais de estimação requererem uns cuidados muito especiais e minuciosos, o certo é que devemos adaptar o lugar onde vão viver da melhor maneira.

Iluminação: E um elemento de grande importância, já que é fundamental para o desenvolvimento dos peixes. Por isso, a iluminação varia segundo o tamanho do aquário, as espécies que tenha e se tem plantas ou não.

  • Limpeza. Para uma correta limpeza do aquário, é essencial que controle o crescimento das algas. Assim sendo, recomendamos que evite a luz solar direta, que mude parte da água a cada duas semanas, que tenha um filtro e uma espécie de peixe que se alimente de algas.
  • Controlar a temperatura. Se se trata de água quente, deverá controlar a temperatura em que vivem os pequenos.
  • Substrato do aquário. O substrato que mais se recomenda para um aquário é a gravilha e areia já que não prejudica a água e oferece aos peixes melhor orientação e fará com o desenvolvimento de bactérias se equilibre.
  • Plantas. Se decidir colocar plantas no aquário, deverá assegurar-se de que não são tóxicas para os peixes e que vão permitir que nadem sem dificuldades.

Os peixes mais fáceis de cuidar

Para que a nossa primeira experiência com peixes não seja negativa, devemos seguir uma série de orientações e conselhos. Entre estes, a primeira decisão que deveremos tomar será que tipo de peixe vamos escolher para o aquário.

Os barbos são peixes muito fáceis de cuidar e manter, pois são omnívoros e os seus aquários não requerem grandes esforços. Os mais comuns são:

  • Os danios são peixes muito ativos e pacíficos, ideais para que os mais pequenos se interessem pelo comportamento destes animais.  
  • Os neons chineses caracterizam-se pelas suas cores vivas e por serem muito pacíficos, a sua convivência com outras espécies é estupenda.
  • As corydoras são peixes que se alimentam da comida que cai no fundo, o que ajudará a manter o aquário limpo.

Os peixes são um dos animais mais recomendados para aquelas pessoas que se aventuram pela primeira vez neste mundo e até as crianças poderão participar no cuidado e preservação do aquário. Já aprendeu os primeiros passos para saber como deve ser o seu primeiro aquário?


« Anterior

Como cuidar de um peixe betta

De que aquário um goldfish precisa?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.