Quais são as principais características do gato bengalí?

O leopardo em miniatura tem nome e apelidos. Apresentamos o gato bengali, um dos gatinhos mais ativos e brincalhões do mundo dos gatos. O nome não lhe é estranho, por isso explicamos neste artigo as principais caraterísticas do gato bengalí.

Sem dúvida que este felino ativo, inteligente, extrovertido e curioso é considerado um gato de raça grande. A sua personalidade é muito cheia de si mesmo, destacando-se por ser um felino forte e audaz. Por isso, se conhece o aborrecimento vai esquecer-se dele quando conviver com este gatinho tão brincalhão.

O caráter ou os cuidados requeridos por esta raça felina podem ser desconhecidos para si, mas também pode ser que tenha apenas dúvidas, sobretudo se está a pensar adotar algum. Assim sendo, vá buscar a caneta e o bloco de notas, e aponte o que vai ser necessário para um cuidado correto. 

O gato bengalí é um felino selvagem?

O desenho na pele do gato bengali de certeza que o faz pensar que este felino vem direto da savana africana, mas nada está mais longe da realidade. É sem dúvida, o cruzamento de um gato doméstico e de um gato leopardo. Este último tem a sua origem na Ásia e é caraterístico por ser um dos felinos mais selvagens. Mas, precisamente, uma das caraterísticas principais de um gato bengali é a sua proximidade e carinho para com as pessoas com quem convive.

A sua energia fará com que não se aborreças nem um só minuto que passe com ele. É fã incondicional de jogos, seja acompanhado ou sozinho. Assim, um local específico para ele arranhar em casa vai permitir que o dono respire e possa descansar da hiperatividade de um gato bengali. É recomendável que reserve, pelo menos, meia hora por dia para brincar com o seu felino.

Dar banho ou não dar banho ao gato bengalí?

A maioria dos gatos, por natureza, são autónomos e o banho acontece por sua conta. Em casos excecionais, se o gato tem uma longa pelagem ou se sujou em barro, é recomendável dar-lhe banho. Mas o gato bengali é dos que se limpam sozinhos, portanto não é necessário estabelecer-lhe uma rotina de banho.

O ponto a que deve prestar mais atenção é a escovagem do pêlo, sobretudo no período da muda. Durante esta etapa é conveniente passar a escova a cada dois dias para limpar a sujidade do nosso gato e eliminar o pêlo morto que ficará no seu corpo. Desta forma, também evitamos que o nosso gato bengali sofra obstruções intestinais.

Algum tipo de dieta?

A alimentação do nosso gato bengali será um fato fundamental para mantê-lo saudável e forte, em especial no que respeita ao pêlo. Não necessita de nenhum tipo de comida especial em comparação com outras raças de gatos.

Apenas é necessário que a ração que lhe vai proporcionar tenha a qualidade suficiente para satisfazer as suas necessidades.

Não tem sete vidas, mas sim uma saúde de ferro

O gato bengali apenas necessita de visitar o veterinário para fazer inspeções de rotina e ter em dia o seu calendário de vacinação. Não padece de nenhum tipo de doenças raras e pouco comuns no mundo dos gatos.

Para além do mais, isto ajudará a que o seu felino chegue são e salvo até completar a sua média de esperança de vida que se situa em torno dos 16 anos. Ficou a conhecer as principais caraterísticas de um gato bengali e certamente terá já a sua ideia sobre esta raça. Mas na realidade o gato bengali superará estas linhas e não se arrependerá de ter este felino em casa.


« Anterior

Como cuidar do seu gato egípcio? Necessidades de um felino sem pêlo

Como cuidar do pêlo do gato persa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.