Qual é o melhor anti-pulgas para cães?

O melhor método anti-pulgas para cães é, evidentemente, conhecer muito bem as necessidades de desparasitação do animal e a grande oferta de anti-pulgas que há no mercado.

O melhor método anti-pulgas para cães é, evidentemente, conhecer muito bem as necessidades de desparasitação do animal e a grande oferta de anti-pulgas que há no mercado. Neste artigo apresentaremos quais são os melhores anti-pulgas para cães e porque é tão importante proteger o nosso melhor amigo contra estes parasitas.

Todos os proprietários de cães já sofreram com parasitas alguma vez, em maior ou menor medida. Pequenas, rápidas, quase imperceptíveis (principalmente em animais de pelagem escura), e extremamente desconfortáveis, as pulgas são os parasitas externos mais comum nos nossos animais de estimação.

A pulga é um inseto de 1,5 a 3,3 mm de comprimento, de cor escura, que se alimenta do sangue do seu hospedeiro. Estes insetos não têm asas, mas as suas patas estão adaptadas para saltar, e podem atingir uma distância de até 200 vezes a longitude do seu corpo (uns 33 cm aproximadamente), característica que faz delas o melhor saltador dos animais em relação ao seu tamanho.

O seu corpo é quase plano lateralmente, o que lhe facilita movimentar-se entre os pelos ou penas dos animais nos que vive.

Como já comentamos na primeira parte da nossa Guia de Antiparasitários, as pulgas são transmissoras de várias doenças e podem prejudicar gravemente a saúde do nosso cão.

O ciclo vital da pulga

É importante conhecer o ciclo biológico da pulga para combatê-la de forma efetiva, já que não todos os produtos são capazes de eliminar as pulgas em cada uma das quatro fases do seu desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto.

A pulga adapta-se completamente ao ambiente, ajustando o seu ciclo vital segundo as circunstâncias do entorno. Por isso, desde a etapa de ovo até a fase adulta podem passar desde 2 semanas até 6 meses, ou inclusive mais; isto faz com que a sua eliminação seja consideravelmente complicada. Em entornos domésticos onde as temperaturas são pouco variáveis, demoram entre 3 e 6 semanas em completar o ciclo.

As fêmeas adultas depositam entre 15 e 20 ovos por dia sobre o corpo do animal, neste caso o nosso cão. Estes ovos não se aderem à pelagem, mas caem e se espalham pelo ambiente, especialmente onde o cão descansa (cama, sofá, tapete…).

Os ovos demoram entre 2 e 20 dias em eclodir, dando lugar à fase de larva. As larvas são minúsculas minhocas que se alimentam das fezes das pulgas adultas (sangue digerido) e outros restos orgânicos, e permanecem resguardadas em tapetes ou móveis, em fendas, ou se estiverem no exterior costumam esconder-se na areia; esta fase pode durar de 1 a 3 semanas aproximadamente.

Posteriormente, a larva passa para a fase de pupa, se envolve em um casulo feito com saliva e restos do entorno (pelos, pó, pequenas fibras, etc.), e dentro se desenvolve virando a pulga adulta. A pulga pode permanecer dentro do casulo uns 5 dias, ou até vários meses se não deteta as condições propícias para sair (temperaturas baixas, ou se não houver a presença de animais perto).

Os antiparasitários mais efetivos contra pulgas

Na hora de prevenir e combater uma infestação por pulgas devemos escolher adequadamente os produtos que utilizaremos segundo as circunstâncias de cada caso em concreto. Sempre devem ser produtos de qualidade e seguros para os nossos animais de estimação e o entorno; não devemos nos esquecer que os antiparasitários potentes são químicos, antes de utilizar qualquer produto devemos consultar com o veterinário para que dê a sua aprovação.

A seguir analisamos alguns dos anti-pulgas mais recomendados para eliminar estes desconfortáveis parasitas:

Program comprimidos anti-pulgas

Trata-se de um desparasitante em comprimidos que impede a reprodução das pulgas. Deve ser administrado uma vez por mês (a dose depende do peso do animal), junto com a comida para que o organismo do cão o assimile melhor. Está elaborado com lufenuron, um componente que evita a formação da quitina do exoesqueleto das pulgas. Assim, quando esta picar o nosso cão ingere esse elemento que posteriormente transmitem aos seus ovos, impedindo que nasçam as larvas e interrompendo o seu ciclo biológico. É efetivo durante um mês, e pode ser administrado em qualquer cão, incluído em fêmeas gestantes e cachorros que já se alimentam de comida sólida.

Este produto é altamente eficaz, mas não elimina as pulgas adultas, por tanto é possível que se deva complementar com outros anti-pulgas de ação adultícia para uma total erradicação.


Prevender coleira desparasitante

Esta coleira é de ação específica contra as pulgas, mas também protege contra as carraças. Graças ao seu inseticida organofosforado os parasitas ficam paralisados e posteriormente morrem. A substância libera-se lentamente através da camada grossa da pele do nosso animal de estimação e dura até 200 dias. Não diminui a sua eficácia com a água ou a humidade. O cão deve utilizar a coleira o tempo todo.


Advantage pipetas anti-pulgas

Estas pipetas spot-on eliminam tanto as pulgas adultas do nosso cão como as larvas presentes no entorno em apenas 12 horas, e previne de possíveis futuras infestações. A sua aplicação é muito simples e confortável, a solução distribui-se pela pele do nosso cão e mata as pulgas por contato direto evitando que piquem o animal.  São resistentes à água e efetivas durante um mês.


Também podemos adquirir desparasitantes de ação combinada que além de combater as pulgas, combatem também as carraças e piolhos, como seria o caso da coleira Seresto e as pipetas Frontline, Frontline Combo e Flevox Fipronil, entre outras. Também encontramos produtos que contam com efeito repelente contra mosquitos, como por exemplo as coleiras Taber e Scalibor, e as pipetas Advantix.

Em casos de infestações graves por parasitas externos pode ser recomendável dar banho no nosso cão com um champô desparasitante. Outro produto muito recomendado em estes casos é o Spray Frontline, que tem ação imediata após a sua aplicação, é resistente à água e o seu efeito se prolonga até 3 meses contra pulgas e 1 mês contra carraças. É muito importante lembrar, mais uma vez, que sempre devemos consultar a escolha do melhor anti-pulgas para cães com o nosso veterinário.

Queres saber mais sobre desparasitante? Deixa as tuas dúvidas e os nossos veterinários especialistas farão tudo o possível para ajudar-te!

« Anterior

Como criar um aquário biótopo?

Filhote de agapornis

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.