Salmonela: os répteis são perigosos para as crianças?

,

Existem doenças chamadas zoonoses, que são aquelas transmitidas dos animais às pessoas. Qualquer animal de estimação pode ser portador de algum germe ou parasita que pode afetar a nossa saúde e os grupos mais sensíveis são as crianças e as pessoas com algum compromisso do sistema imune. É importante ensinar as medidas básicas de higiene às crianças, como lavar as mãos depois de brincar com os animais e antes de comer, já que está demonstrado que desta forma previne-se em grande medida o contágio de doenças provenientes dos animais ou de outras crianças.

Os répteis em particular são portadores de Salmonela, uma bactéria que provoca gastroenterite ou também uma infeção disseminada que pode ser bastante severa e até fatal nos grupos de risco. Calcula-se que entre 80 e 90% dos répteis está infetado com Salmonela, embora estejam perfeitamente saudáveis. O problema é agravado porque muitos criadores ou importadores de répteis usam antibióticos de rotina nos animais, pelo que a Salmonela não é eliminada, além de gerar superbactérias muito resistentes.

Para que haja contágio é preciso ingerir a bactéria, que se encontra na matéria fecal. Isto ocorre frequentemente quando as mãos não são lavadas corretamente depois de ter tocado o animal e os acessórios ou ter limpo o terrário. A pessoa põe a mão na boca ou contamina os alimentos durante a preparação.

Os grupos de maior risco são as crianças menores de 5 anos, mulheres grávidas e as pessoas de qualquer idade com diminuição das defensas. Estas pessoas não deveriam ter contato com répteis de forma alguma.

As medidas de higiene necessárias para prevenir a doença são as seguintes:

-Não dar banho ao animal nem lavar os panos, acessórios ou utensílios nos lugares onde serão preparados ou guardados alimentos para as pessoas.

-Os répteis não devem caminhar livremente sobre a mesa ou zonas onde os alimentos são processados. Usar luvas de látex e lavar as mãos com abundante água e sabão depois de manipular o animal ou os objetos que estão em contato com ele.

-Utilizar elementos de limpeza exclusivos para o terrário; não partilhar para a higiene da casa.

-Usar desinfetantes apropriados para o terrário.

-Não se deve permitir aos répteis perambular nos quartos ou casas de banho que são utilizados por pessoas do grupo de risco. Não é aconselhável manter répteis em lugares como creches, jardins de infância e outras facilidades destinadas a crianças menores de 5 anos.

-Não fumar, comer nem beber enquanto as instalações são limpas para evitar levar as mãos à boca.

Dra. Isabel Iglesias

Artigos relacionados

·         O que preciso para cuidar um sapo-de-barriga-de-fogo?

·         O que preciso para ter um dragão barbudo?

·         Animais de estimação exóticos: qual é o melhor?

·        O que preciso para ter uma tartaruga de água em casa?

Queres ler mais artigos sobre animais exóticos? Clica aqui para ver todos os nossos post relacionados.

« Anterior

Samoiedo

Salamandras e tritões. Introdução e Habitat

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.