Sintomas de problemas digestivos nas aves

,

Muitos donos não sabem reconhecer os sinais de doença até que as aves estão muito degeneradas. É importante que aprendas a observar a gaiola cada vez que a limpares. Usa produtos que não sejam tóxicos e que desinfetem a superfície. Controla que as deposições são normais, na mesma quantidade que sempre. Observa a cor, revisa se há material sem digerir. Observa todas as superfícies e os pratos para detectar vómitos. Tem em conta que os periquitos exibem uma regurgitação do conteúdo do papo que é parte do cortejo. Podem fazê-lo sobre algum espelho ou brinquedo e até sobre a mão de alguma pessoa que lhes resultar muito familiar. Não confundas isso com um problema digestivo.

Controla o peso do teu animal de estimação. Se observares que emagreceu, não demores em levá-lo ao veterinário especialista. Presta também atenção à sua cara para detectar imediatamente descargas nasais ou oculares, que poderiam ser sinais de uma doença que afeta todo o organismo e não só o aparelho digestivo. Há mais sintomas que podem indicar uma doença nas aves, como depressão, falta de apetite e plumagem eriçada.

Existem muitas doenças infecciosas que podem afetar as nossas aves, mas também é preciso ter em conta alguns fatores que são prejudiciais e podem prevenir-se. As papas para crias demasiado quentes podem provocar queimaduras papo e formação de fístulas que podem chegar a requerer cirurgia. É preciso ter cuidado especialmente se usar um micro-ondas, dado que algumas partes podem ficar mais quentes que outras.

Outros fatores que predispõem a doenças são a falta de higiene, deixar alimentos frescos em mau estado dentro da gaiola, fazer mudanças bruscas na dieta ou oferecer-lhes alimentos que não são apropriados para as aves. É muito importante que aprendas tudo o que puderes sobre os requerimentos nutricionais do teu animal de estimação, já que poderás dar a melhor dieta para cuidar da sua saúde e desfrutar dele durante muitos anos.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Como alimentar um coelho caseiro

A superpopulação num aquário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.