Como é que ensino a meu gato a usar o arranhador?

,

Quando arranham, os gatos deixam o cheiro das glândulas que têm nas patas e é por isso que é comum que, depois de arranharem um objeto, voltem ao mesmo local dias mais tarde para reforçar o seu cheiro e a sua marca. Nestes casos, o mais importante não é lutar contra o seu instinto, mas ensinar-lhe que existem locais apropriados onde pode dar livre curso à sua necessidade, como o arranhador

Quase todos os gatos têm o desejo de arranhar materiais, principalmente tecidos ou madeira. É um instinto que não pode evitar porque, para além de afiar as unhas, arranhar faz parte do processo de marcação de território. Isto contribui para a saúde mental e emocional do seu gato.

Por esta razão, é importante compreender o que causa o seu comportamento e como o podemos remediar para que não danifique os objetos da casa. É por isso que o arranhador é um acessório muito útil para o bem-estar do felino e para a proteção da casa.


Como pode habituar o seu gato a usar um arranhador?

Se este é o primeiro arranhador do seu gato, é importante que lhe mostremos onde queremos que ele afie as unhas.

  1. Podemos colocar guloseimas ou brinquedos à volta e atrair a sua atenção para que suba à plataforma. Agarre suavemente as patas do gato e faça um gesto de arranhar o mastro, para que o brinquedo fique marcado com o cheiro do animal.
  2. Outro recurso seria a utilização de erva-dos-gatos, uma vez que a maioria dos gatos é atraída pelo seu odor e interessar-se-á imediatamente pelo seu novo arranhador, deixando o seu odor nele depois de arranhado.

A maioria dos felinos utiliza os arranhadores por iniciativa própria, mas, por vezes, alguns gatos não sabem como utilizá-los ou simplesmente não se aproximam deles. Por esta razão, vamos dar-lhe alguns conselhos sobre a sua utilização.


Conselhos para fazer com que o seu gato utilize o arranhador

Compilámos mais algumas dicas para o ajudar a ensinar o seu animal de estimação a utilizar um arranhador para gatos:

1º Dê o exemplo ao seu gato

Arranhe várias vezes por dia no arranhador para gatos de uma forma que faça barulho e seja percetível onde o faz. Isto ajudará a chamar a atenção do seu gato.

Pode também utilizar brinquedos do tipo vara para atrair a atenção do seu gato para o arranhador. Aproxime o brinquedo do arranhador e, se o seu gato começar a brincar com ele, o arranhador pode despertar o seu interesse ao mesmo tempo.

2º Procure o local ideal para o arranhador

Localize o local preferido do seu gato para afiar as unhas ou a peça de mobiliário que ele gosta de arranhar e coloque o arranhador para gatos nesse local, de modo a que, da próxima vez que ele arranhar esse local, o seu cheiro fique impregnado no arranhador. A pouco e pouco, o seu animal de estimação utilizará cada vez mais o arranhador para gatos porque reconhecerá o seu odor nele. No caso do sofá, pode também aplicar este conselho utilizando algo mais específico, como os arranhadores para sofá.

Não perca este artigo com mais dicas para impedir o nosso gato de arranhar o sofá

3º Recompense-o quando ele arranhar o arranhador

Outra dica útil é recompensar o seu amigo felino quando ele arranha o arranhador para gatos, usa-o para afiar as unhas ou até brinca com ele. Este reforço positivo deve ser feito imediatamente para que o gato o associe à utilização do arranhador.

Como recompensa, pode dar petiscos, mimos ou qualquer outra coisa que saiba que ele gosta.

4º Coloque o arranhador num local sossegado

Este é o nosso último conselho e um dos mais importantes. Ao coçar, o seu gato está também a esticar os músculos e a libertar o stress, pelo que se trata de uma atividade rotineira e para a qual ele precisa de paz e sossego.

Se o seu gato ainda não sabe utilizar o arranhador e não lhe presta muita atenção, é possível que o arranhador para gatos que escolheu não seja o mais adequado para o seu animal de estimação. Deve ter em conta que existem muitos tipos de arranhadores para gatos, dependendo do tamanho, da qualidade, dos materiais, e pode também encontrar modelos adequados para vários gatos. Podemos ajudá-lo a escolher um? Visite a Tiendanimal mais próxima de si ou leia o nosso artigo “Arranhadores para gatos: qual escolher“.

Se quiser continuar a ler, não perca este artigo que pode ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Os primeiros dias de um cachorro em casa

Suplementos e vitaminas para cães – quais são os melhores?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.