Como ensinar a falar ao teu papagaio

Neste artigo entendemos por papagaio qualquer espécie doméstica que pertença à ordem dos psitacídeos. Os mais comuns são os periquitos, caturras, caturritas, papagaio-do-mangue, papagaio-cinzento, periquito-arco-íris, cacatuas, etc. Não todas estas espécies têm a mesma capacidade ou facilidade para aprender palavras, até há variações individuais dentro de uma mesma espécie. Em todos os casos os machos são melhores faladores que as fêmeas, já que naturalmente o seu canto e capacidade de vocalização é maior. O pássaro deve gozar de uma perfeita saúde e se além disso for jovem, será muito mais fácil ensinar-lhe.


O primeiro que deves fazer é ganhar a confiança da ave, oferecer-lhe um meio enriquecido com brinquedos e atividades entretidas, conseguir o seu amor e que queira comunicar-se contigo. Para isto deves ter muita paciência e perseverança e dedicar-lhe um tempo ao treino todos os dias. Algumas aves irão começar a falar rapidamente e outras demorarão meses ou anos, apesar de todos os teus esforços.

O melhor momento do dia para as lições é de manhã ou com o pôr-do-sol. Quando ensinares uma palavra ao animal, tenta associá-la com uma ação que explique o significado. Por exemplo, repete “amo-te” enquanto lhe estás a acariciar o pescoço, “beijinhos” enquanto estás a beijá-lo, “que bom” quando lhe estás a dar alguma guloseima, “bom dia” quando lhe estás a tirar o cobertor da gaiola, etc. Deves repetir estas lições a diário, sempre da mesma forma e sem perder a paciência. Desta forma a ave aprenderá também como usar as palavras para comunicar os seus estados de espírito ou as suas necessidades. Quando o animal começa a dizer as primeiras palavras é muito importante satisfazer o seu pedido para completar a aprendizagem.

Se vires que o teu animal de estimação tem facilidade para aprender palavras, poderás começar a ensinar-lhe coisas mais difíceis, como os nomes das suas guloseimas favoritas. Será também muito útil ensinar-lhe “sobe” para ele subir na tua mão ou “para a cama” para ele voltar à gaiola. Se ele aprender estas ordens, os cuidados diários serão mais fáceis, embora ele não os repita.

Já dissemos que alguns papagaios são mais lentos ou nunca aprendem a falar. No entanto, todos eles conseguem imitar algum som. É muito frequente que na conversa dele descubras alguns ruídos conhecidos, como o som do teu telemóvel, a campainha da porta ou do telefone, o bip do micro-ondas, o canto de outras aves ou até o nome e alguma ordem dada ao cão. Se reparas que o teu papagaio demora muito em aprender palavras, podes ter mais sucesso com alguma melodia assobiada.

Seja qual for o resultado, podes ter a certeza que o tempo que vás dedicar ao teu papagaio será recompensado com um animal de estimação adorável e uma grande companhia. Se prestares a suficiente atenção, aprenderás a perceber a sua linguagem corporal e ele encontrará a forma de comunicar-se contigo, tal como o faz um cão que não tem a capacidade de falar.


« Anterior

Como saber se um hamster é macho ou fêmea?

Os cães, melhores do que as pessoas – Porquê?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.