Como ensinar um cão onde fazer as suas necessidades

,

Um cão que não aprendeu a fazer as suas necessidades onde corresponde constitui um dos problemas de comportamento mais desagradáveis para os donos de animais de estimação. Os cães não compreendem que às pessoas lhes provoque tanto nojo ver os resíduos corporais no chão; para eles é um elemento importante que tem uma utilidade. É por este motivo que deves ter muita paciência e dedicar tempo para fazê-lo entender que nós não gostamos que ele faça as suas necessidades dentro da casa. Uma vez que ele compreenda, fará todo o possível para nos satisfazer.

Antes de saber como ensinar um cão a fazer as suas necessidades, deves ter em conta que os cachorros têm a bexiga pequena, assim como o seu estômago, e o seu esfíncter ainda não retém muito bem. Eles não têm capacidade para aguentar muito tempo sem urinar. Até os três meses calcula-se que fazem xixi a cada uma ou duas horas enquanto estão acordados. Se quiseres ter êxito deverás ser muito paciente, usar a tua inteligência e antecipar-te às necessidades do teu cachorro.

duas pautas de comportamento natural que nos ajudam a treinar um cachorrinho: qualquer cãozinho aprender da sua a mão a não sujar o seu próprio ninho e sempre buscar o seu próprio odor ou o de outro cão para urinar encima. Os spray atraentes de micções são uma estupenda opção para isto.

Como ensinar um cachorro a fazer as suas necessidades em um lugar concreto

Existem muitos métodos efetivos para educar e ensinar a um cão a fazer as suas necessidades e todos eles requerem esforço e dedicação por parte dos donos. O único que deves evitar é a forma agressiva de ensinar, como esfregar o seu nariz na urina ou castigá-lo com um jornal enrolado. Sempre deves recordar que estás a tentar modificar um comportamento natural, algo que o cão não compreende que está mal até que o ensinas.

Não é o mesmo ensinar a um cão a fazer as suas necessidades quando é adulto do que quando é cachorro. Quando tens um cachorro pequeno não podes levá-lo à rua até que tenha todas as suas vacinas, então o que se faz, a não ser que tenhas um jardim, é ensinar ao cachorro a fazer as suas necessidades sobre um papel num sítio especial da casa. Primeiro deves decidir qual será o lugar e não mudá-lo, geralmente se escolhe a cozinha por ser mais fácil de assear. Os primeiros dias cobre toda a zona com papel jornal, assim o cachorro está obrigado a fazer sobre ele. Não deixes que ande por toda a casa, apenas restringe à cozinha, se for o lugar escolhido, para evitar acidentes. Para ensinar a um cachorro fazer as suas necessidades recorda que não tem boa retenção e deves antecipar-te. Na medida em que transcorrem os dias colocas menos papel para limitar ainda mais a zona permitida. Sempre deixa papel com a sua urina para que ele a reconheça e volte a esse sítio. Também vendem-se em lojas empapadores descartáveis que substituem o papel e são mais práticos. Apenas o cachorro acorda de manhã e antes de ir dormir deves levá-lo aos papeis para que urine. O mesmo depois de comer, pois é quando costumam defecar. Tem em conta que antecipar-te às suas necessidades é fundamental para que o treinamento funcione.

Apenas podes repreendê-lo (NÃO gritar e fazer um barulho desagradável que o sobressalte) se o vires fazê-lo fora do seu sítio no momento. Não serve que o faças mais tarde porque o cão não entende o que fez de errado. Por outro lado sempre é bom premiá-lo quando fizer as coisas corretamente, assim incentivará a fazê-lo novamente para te agradar.

Uma vez que já tenhas conseguido ensinar ao cachorro a fazer as suas necessidades no papel, podes deixá-lo ir a outras partes da casa, mas sempre deves observá-lo para perceber quando precisa ir, e assim levá-lo rapidamente ao seu jornal. Todo o processo de aprendizagem pode levar entre três dias e três semanas, vai depender do cachorro e da tenacidade e paciência do seu dono.

Como ensinar um cão a fazer as suas necessidades na rua

Para ensinar a um cão a fazer as suas necessidades fora da casa, seja cachorro ou adulto, deverás ter em conta os mesmo princípios básicos, mas cambia um pouco a metodologia. Neste caso é importante coordenar os horários das comidas com uma saída imediatamente depois. Se o cão come quatro vezes por dia, deverás levá-lo quatro vezes à rua para que faça as suas necessidades. Não te desesperes, quando crescer já não vai precisar alimentar-se mais do que duas vezes por dia. Evita qualquer comida entre horas durante o período de treinamento e principalmente fala com todos os membros da família ou as pessoas que se ocupem do cuidado do cão para que atuem da mesma maneira.

Na prática de como ensinar a um cão a fazer as suas necessidades é fundamental que todos apliquem as mesmas regras e participem no processo de aprendizagem, para que o cão possa entender e aprender. Também é importante que as saídas sejam apenas para eliminar e não para exercitar ou passear durante este período. Assim o cão não confunde o motivo da saída. Isto leva apenas de duas a quatro semanas, enquanto isso podes brincar com ele dentro de casa para exercitá-lo.

Durante qualquer método de treinamento ocorrerão acidentes e o cão urinará fora do lugar alguma vez. Neste caso deves limpar o antes possível (não uses amoníaco, pois o cheiro é parecido com o da urina!) e utiliza neutralizantes de odores como os que encontrarás em Tiendanimal para evitar que volte a fazer no mesmo lugar.

Ensinar a um cão a fazer as suas necessidades é um processo lento no qual deves ter paciência. É uma etapa chata e pode que em algum momento fiques aborrecido e penses que não vais consegui-lo, mas tem calma e segue em frente. Só assim terás um cão educado e poderás desfrutar da sua companhia durante anos.

« Anterior

Leishmaniose em cães: existe risco de contágio?

Criação de canários em casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.