Como tirar os nós do pelo do meu gato

Como tirar os nós do pelo do meu gato

Os gatos são animais muito limpos que passam muito tempo a lamber-se ao longo do dia. Ao lamberem-se constantemente, engolem uma boa parte do pelo solto, que pode chegar a provocar graves obstruções intestinais.

Além disso, se o seu gato tem pelo comprido, este lamber não consegue evitar a formação de nós que se vão juntando com o passar do tempo, caso não cuide do seu pelo regularmente. Se quer aprender a tirar os nós do pelo do seu gato, leia atentamente este post.

Onde se formam os nós de pelo nos gatos?

As zonas onde frequentemente se formam nós são atrás das orelhas, nas axilas e atrás das coxas. Se não os previne ou não os elimina, sobretudo nos gatos com pelo comprido, chegam a formar-se grandes placas unidas que não deixam ver a pele. Estas grandes acumulações de nós podem ser dolorosas, porque irritam a pele e provocam puxões de pelo cada vez que o gato se mexe ou se tenta coçar. Estos nós só se podem eliminar tosquiando o animal, o que requer, em muitos casos, sedação do animal.

Como prevenir a formação de nós no pelo do meu gato?

Para prevenir a formação de nós deve pentear o seu gato de pelo comprido todos os dias, durante 5 minutos. Nos gatos com pelo semi comprido, basta escová-los 2 a 3 vezes por semana. É muito importante que os habitue desde pequenos para que tolerem o escovar com mais facilidade. Utilize uma escova com dentes metálicos ou uma carda de arame suave, mas assegure-se que os dentes trespassam toda a espessura do pelo, porque se só penteia a superfície, os nós irão formar-se da mesma maneira. Para um acabamento perfeito, use depois um pente de aço com pontas arredondadas. Para os gatos de pelo curto, é recomendável que use uma carda de borracha, que elimina o pelo solto sem magoar a pele do seu gato.

A escovagem deve ser feita com as duas mãos. Com uma vai levantando o pelo superior e com a outra passa o pente ou a escova até baixo, agarrando, pouco a pouco, o pelo que tem na outra mão. Tenha em conta que a escovagem diária é menos stressante para o animal, porque nunca chegam a formar-se nós que lhe causem dor. Uma vez que ganhe prática só lhe vai levar poucos minutos por dia e será um mimo para o seu companheiro. Não deixe nunca de escovar a parte inferior do corpo, sobretudo entre as patas, e claro, dê uma recompensa ao seu gato quando acabe de o escovar!

Como tiro os nós do pelo do meu gato?

Quando os nós já se tiverem formado deve recorrer a outro tipo de solução. Se os nós já estão muito alastrados, o melhor será tosquiar todo o corpo com uma máquina de tosquiar para gatos com uma lâmina Nº 7 ou 7F. No caso de ter apenas um nó, primeiro tente abri-lo um pouco com os seus dedos para separar todos os pelos que possam dar puxões. Depois use uma tesoura de ponta romba, introduzindo a parte sem ponta entre o nó e a pele e cortando, em forma perpendicular, a pele, separando o nó em duas partes. Repita este corte caso seja necessário até que possa eliminar o nó com o pente. Desta maneira o corte disfarça-se muito bem e não irá provocar dor ao seu gato. Faça todo o procedimento com muita suavidade e caso tenha muitos nós, não os desembarace todos de uma só vez, mas sim por várias vezes, para evitar que o seu animal de estimação entre em stress e não lhe deixe continuar a escová-lo.

Todo este trabalho deve ser feito com o pelo seco. Se quiser, pode pulverizar o pelo com um condicionador ou com um produto desembaraçador, mas que não seja em spray porque o som irá assustar o seu gato. Nunca se esqueça de lhe dar uma boa recompensa durante ou no final da escovagem para que esta experiência não deixe de ser agradável.  

Lembre-se que em TiendAnimal podes encontra os melhores produtos e acessórios para que o pelo do seu gato esteja sempre espetacular!

Deixe um comentário