Como remover os nós do pelo do meu gato

Os gatos são animais muito higiénicos e passam muito tempo a limpar-se durante o dia. Ao lamber-se constantemente, engolem uma boa parte do pelo e podem criar graves obstruções intestinais.

Além disso, se o teu gato tem o pelo longo e elegante não vais conseguir evitar a formação de nós que formar-se-ão ao longo do tempo se não cuidas regularmente o seu pelo. Se quiseres aprender a remover estes nós do pelo do teu gato, lê com atenção este post.

1. Onde se formam os nós de pelo nos gatos?

As zonas onde se formam normalmente os nós são por detrás das orelhas, nas axilas e por detrás das coxas. Se não te preocupas em preveni-los ou eliminá-los, principalmente nos gatos de pelo longo, chegam a formar-se grandes placas unidas que impedem ver a pele. Estas acumulações dos nós podem ser dolorosas, porque irritam a pele e provocam puxões de pelo cada vez que o gato se movimenta ou tenta coçar-se. Estes nós só podem ser eliminados rapando o animal, o que requer sedar o animal de estimação em muitos casos.

2. Como prevenir a formação de nós de pelo no meu gato?

Para prevenir a formação de nós deves pentear o teu gato de pelo longo todos os dias durante 5 minutos. Em gatos de pelo meio longo, basta penteá-los 2 ou 3 vezes por semana. É muito importante que os habituem desde pequenos a tolerar, para que de futuro seja mais fácil penteá-los. Utiliza uma escova com dentes metálicos ou uma carda de arame suave, mas tem em conta que os dentes consigam passar por todo o pelo, porque se só penteias a superfície os nós formar-se-ão de todos os modos. Para um acabado perfeito utiliza a seguir um pente de aço com pontas arredondadas. Para os gatos de pelo curto, é recomendável utilizar uma carda de borracha, que elimina o pelo morto sem magoar a pele do teu gato.

Deves escovar com as duas mãos. Com uma mão levanta o pelo superior e com a outra passa o pente para baixo, adicionando pouco a pouco o pelo que tens na outra mão. Tem em conta que o penteado diário é menos estressante para o animal, porque nunca chegam a formar-se os nós que lhe causam dor. Uma vez que tenhas experiência somente te levará um par de minutos por dia e será como um mimo para o teu animal de estimação. Não deixes nunca de pentear a parte inferior do corpo, sobretudo entre as patas. E obviamente, dá-lhe um prémio ao teu gato quando tenhas acabado!

3. Como retiro os nós do pelo do meu gato?

Quando os nós já estão formados deverás acudir a outro tipo de solução. Se os nós estão muito estendidos, o melhor será rapar todo o corpo com uma máquina tosquiadora para gatos e uma lâmina Nº 7 ou 7F. No caso de um nó só, primeiro deves tentar abri-lo um pouco com os teus dedos para separar os pelos que consigas sem dar puxões. Depois utiliza uma tesoura sem ponta, introduzindo a parte sem ponta entre o nó e a pele e cortando em forma perpendicular à pele, separando o nó em duas partes. Repete este corte se é necessário até que consigas eliminar o nó com o pente. Deste modo o corte se dissimulará bastante bem e não provocarás dor no teu gato. Realiza todo o procedimento com calma e se tem muitos nós retira-os em várias sessões para evitar que o teu animal de estimação se estresse e não permita que continues a penteá-lo.

Todo este trabalho deve ser feiro com o pelo seco. Se quiseres, podes colocar um spray amaciador ou um produto para retirar os nós, mas que não seja em aerossol porque o barulho assustará o teu gato. Nunca te esqueças de dar-lhe uma boa recompensa durante ou ao finalizar o penteado para que esta experiência não deixe de ser agradável. 


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

A socialização dos furões com as pessoas

Cuidados com o esquilo listrado

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.