Perguntas e respostas sobre crianças, parasitas e animais de estimação

,

Os parasitas são bastante específicos para cada espécie que infestam. Isto significa que só podem circular e multiplicar-se nas espécies para as quais são especializados. No entanto, muitos deles podem afetar e adoecer outras espécies, incluindo humanos.

Isto gera frequentemente certas dúvidas ou rumores sobre animais de estimação, por isso hoje vamos resolver as questões mais comuns sobre este assunto. Tome nota!

Os oxiuros são transmitidos por animais?

Os parasitas mais comuns nas crianças são os oxiuros, que são vermes intestinais que vivem no intestino. No entanto, não são transmitidos por animais, mas sim por outras crianças.

Como é que as crianças costumam apanhar parasitas?

Os parasitas intestinais propagam-se através dos ovos na matéria fecal dos animais. Permanecem ativos durante vários meses, dependendo das condições ambientais. As crianças são a população mais facilmente infetada devido ao seu hábito de brincar no chão, na sujidade ou em caixas de areia. Depois põem as mãos na boca e ingerem inadvertidamente os ovos.

Como evitar o contágio de parasitas nas crianças?

  • Uma higiene adequada em geral é essencial, em particular lavar as mãos várias vezes ao dia, o que também previne um grande número de doenças contagiosas.
  • O beijo e deixar-se lamber por cães e gatos também encoraja a transmissão de parasitas.
  • A medida mais eficaz para prevenir a infeção é desparasitar cães e gatos pelo menos 4 vezes por ano com um desparasitante de largo espetro.
  • Se tiver um jardim, deve recolher os excrementos todos os dias, especialmente antes da rega. A água encoraja os ovos a espalharem-se e a permanecerem no relvado.
  • É também muito, muito importante limpar diariamente as fezes dos gatos dos tabuleiros sanitários para evitar a propagação da toxoplasmose, uma doença que pode ter consequências graves, especialmente para aqueles com sistemas imunitários comprometidos. As mulheres grávidas devem ter especial cuidado para não se exporem às fezes dos gatos.
  • Os répteis são outra fonte de doenças para as crianças. Estima-se que 95% destes animais transportam salmonelas na sua pele. Esta é uma bactéria que pode causar gastroenterite grave nos seres humanos. Recomenda-se que crianças com menos de 5 anos de idade e pessoas imunossuprimidas não toquem nestes animais (tais como lagartos, cobras e tartarugas) e que qualquer pessoa deve lavar bem as mãos depois de tocar, alimentar ou limpar o seu habitat. Os artigos utilizados para a limpeza devem ser para uso exclusivo da higiene das gaiolas ou do terrário.
  • É verdade que oferecer comida crua aos seus animais de estimação pode ter benefícios, mas lembre-se que a carne pode transportar parasitas microscópicos e infestar o seu cão ou gato. É mais seguro cozinhar alimentos até estar bem passado, sem sangue ou partes cor-de-rosa.

Que desparasitário posso aplicar ao meu animal de estimação?

Existem dois tipos de antiparasitários, internos com prescrição veterinária e externos como pipetas + coleiras. Recomendamos que obtenha conselhos do seu veterinário, uma vez que este lhe dará a informação mais apropriada sobre o seu animal de estimação.

Que produtos de limpeza doméstica são úteis no combate aos parasitas?

Na Tiendanimal pode encontrar uma série de artigos para repelir parasitas, tais como limpadores de chão de tripla ação, sprays inseticidas, desinfetantes do ar inodoros, entre outros.productos de limpeza para o chão de tripla ação

Finalmente, não pense que não pode ter animais de estimação se tiver filhos. É muito importante seguir certas regras de higiene, que são muito fáceis de cumprir, como desparasitar o seu cão ou gato a cada 3 meses, para evitar o contágio e poder desfrutar do seu animal de estimação sem risco. Para completar esta informação, recomendamos que leia os seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções especial antiparasitários!

« Anterior

Melhores antiparasitários contra as pulgas

Majesty: comida húmida com receitas gourmet para o seu gato

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.