Cães de pelo duro: cuidados e manutenção

,

Hoje vamos falar-lhe dos cuidados a ter com os cães de pelo duro. Têm uma pelagem espessa que torna a sua textura dura e rígida.

No entanto, para o manter saudável e em bom estado, é importante incorporar certos hábitos na nossa rotina diária, como a utilização de um champô adequado, especificamente concebido para ele e que ajude a evitar a oleosidade. 

Raças de cães de pelo duro

São geralmente raças de pelo curto, não têm pelo natural e não precisam de ser tosquiadas. Algumas das raças de pelo duro mais comuns são o Schnauzer, o Westie, o Teckel e o Scottish. No entanto, também é comum em cães de raças mistas.

Encontramos também cães de pelo áspero, que são uma variedade da categoria de cães de pelo duro. A pelagem é ainda mais grossa e dura, o que lhe confere uma textura caraterística. Este tipo de pelo geralmente não cai naturalmente e requer cuidados especiais.

Algumas das raças de cães de pelo duro mais conhecidas são o Fox Terrier, o Irish Terrier e o Griffon Bruxellois. Estes amigos peludos têm um aspeto único e o seu pelo proporciona uma proteção extra contra as intempéries e o ambiente.

Que cuidados necessitam os cães de pelo duro?

Se tem um cão de pelo duro, é importante levá-lo regularmente a um tosquiador. Lembre-se de que se trata de cães que não se desprendem naturalmente, pelo que devem ser escovados duas a três vezes por semana. Atualmente, existem diferentes tipos de escovas concebidas para este fim.

As ferramentas que se seguem destinam-se à manutenção doméstica:

  • Uma escova macia para escovar as pernas, as saias e as barbas.

  • Penteie o pelo para verificar se existem nós depois de o escovar.

  • A tosquia, sempre sob o conselho de um profissional, pode ser utilizada principalmente no dorso e nos flancos, removendo a maior parte do subpelo para evitar a acumulação e possíveis nós.
  • Champô ideal para acalmar a pele após a descoloração ou a remoção dos nós.

  • Condicionador de escovagem, pulverize uma pequena quantidade no pelo a escovar. Dá brilho, bom cheiro e facilita a escovagem.

  • Máscara sem enxaguar, para utilizar nas patas, saias, barbas e zona de pelos compridos.

Quanto à frequência de lavagem, o ideal é lavar uma vez por mês e utilizar sempre um champô com uma fórmula específica para pelo duro.

Quais são as técnicas mais utilizadas pelos profissionais?

As técnicas profissionais frequentemente utilizadas no tratamento da raça são o stripping, o banho e a escovagem.

  • Banho + escovagem: recomenda-se um banho com uma boa escovagem e uma escovagem higiénica entre cada muda, que é recomendada a cada 6-8 semanas. Isto garante que não se formarão nós e que não se acumulará demasiado subpelo para a próxima muda. Incentiva a regeneração de uma forma que preserva e melhora a textura, o brilho e a cor.
  • Stripping: O objetivo do stripping é melhorar a cor do pelo e torná-lo saudável e brilhante. Graças ao stripping, todos os pelos mortos são removidos sem causar dor ao animal. Desta forma, o pelo fica mais fresco, mais confortável e mais saudável, uma vez que o risco de infeções bacterianas e fúngicas e de dermatites é reduzido. A diferença em relação à tosquia é que, na tosquia, o pelo é completamente removido, deixando o cão nu.

O corte de pelo com máquina deve ser evitado, uma vez que não é aconselhável, pois reduz a resistência, a dureza, o brilho e até a cor do pelo. Além disso, juntamente com os pelos novos, acumulam-se os pelos mortos, que privam a pele de oxigénio e bloqueiam os folículos pilosos, o que impede o crescimento de novos pelos e pode provocar dermatites e infeções.

Recomendamos que guarde em casa utensílios de limpeza, como pentes, escovas e luvas. Mas tenha cuidado ao utilizar tesouras, máquinas de cortar pelo ou ferramentas afiadas, pois podem ferir o seu animal de estimação. É preferível que o seu animal de estimação seja tratado por um profissional.

Que especialista deve efetuar esta manutenção?

Seguindo os conselhos do nosso groomer de confiança e tendo as ferramentas certas, pode fazer uma boa manutenção em casa, mas a técnica final deve ser sempre feita por um profissional.

Para cuidar dos cães com pelo duro, recomendamos que visite um Centro de Beleza profissional para cães, como a Tiendanimal, onde temos uma grande equipa de groomers e especialistas em tratamento do pelo que têm o conhecimento necessário para cuidar do pelo do seu animal de estimação sem o danificar.

Poderá também aconselhá-lo se o pelo estiver seco, fraco, desidratado ou se tiver anomalias de que não se tenha apercebido. Por conseguinte, dará o banho e aconselhará o tratamento mais adequado, para além de efetuar um exame aos 7 pontos de controlo em cada serviço de banho ou tosquia.

Lembre-se que apesar de as raças de pelo duro terem muitas semelhanças, cada cão é diferente, com o seu ritmo e tipo de pelo, e por isso requer cuidados específicos. Visite o Centro de Beleza Tiendanimal e faça a sua marcação.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser interessantes para si:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Tipos de suplementos e vitaminas para gatos. Quais são os mais adequados às necessidades do seu gato?

Os cereais são adequados para a alimentação dos cães?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.