O que significa cada som dos periquitos a cantar?

,

Em primeiro lugar, pense num periquito. De certeza que a primeira coisa que lhe vem à mente é o cantar. Esses pequeninos sempre se destacaram por serem os pássaros mais alegres e capazes de lhe arrancar um sorriso. Assim sendo, consegue enumerar o número de sons que eles podem fazer? Sabe o que significa o som dos periquitos a cantar?

Os periquitos têm um grande repertório de sons, mas é preciso ser muito observador para os diferenciar. Por isso, se ainda não se deu conta de todos os sons que seu periquito é capaz de emitir, vamos ajudá-lo a descobri-los.

A galeria de som dos periquitos a cantar

Com efeito, e como já foi dito, os periquitos podem emitir muitos sons diferentes para comunicar. Gostam muito de companhia humana e dos seus congéneres, por isso, se tem um periquito ou tem vários na mesma gaiola, estará interessado em diferenciá-los. Além disso, este também pode ser um indicativo quando as coisas não estão bem. Assim sendo, está pronto para conhecê-los?

– Cantos: Com efeito, o melhor som que pode ouvir deles porque significa que estão alegres e felizes. Por isso, se estão em grupo, vão fazê-lo mais vezes. Nos seus cantos misturam todos os sons que aprenderam, ao cantarem desfrutam tanto quanto nós quando os escutamos.

– Guinchos: Sem dúvida que podem ser muito diferentes. Se parecem canções curtas, o seu periquito quer dizer-lhe que se encontra bem. Alguns também podem usar esses guinchos para pedir comida, água ou para chamar a atenção.

Mas cuidado, se os guinchos do seu periquito são mais altos e mais agudos, pode ser que se trate de excitação, desconforto ou susto. Assim sendo, estes guinchos podem mostrar que o seu periquito está a atravessar por uma situação de stress.

– Conversa: Já alguma vez falou consigo mesmo? Os periquitos fazem algo parecido. Esta conversa é um sinal de alegria e segurança. Além disso, também usam os sons durante o cortejo.

– Gritos: Seja longo ou curto se o seu periquito grita é porque algo está errado. Geralmente é uma chamada de atenção quando está ferido ou assustado. Por isso, se o seu periquito não está em perigo real, pode sempre cobrir a sua gaiola para o fazer sentir mais seguro.

– Chiado: Não pense num chiado de gato, mas é algo parecido. Este é um som de aviso quando estão em atitude defensiva ou irritante. É um aviso para si ou para os outros.

A linguagem corporal dos periquitos também importa

E o som não é uma maneira isolada de se comunicar. A linguagem corporal dos periquitos é outro elemento fundamental na comunicação. Dois exemplos muito claros são os seguintes.

– O seu periquito tem asas abertas ou estendidas: se o vir a fazer isso, provavelmente está stressado. Tente ver sempre observar esta posição quando o ouvir a emitir qualquer um dos sons.

– O seu periquito está sentado e com as penas inchadas: Se o encontrar assim não tem nada com que se preocupar, o seu periquito está feliz e tranquilo.

– O seu periquito penteia as penas: Este é o melhor gesto que pode fazer. Se quando o liberta da gaiola ele se dedica a fixar as suas penas com o bico é porque além de estar feliz sente um grande carinho por si.

Periquitos, os génios da imitação

Tal como os papagaios e as catatuas, os periquitos são ótimos imitadores. Se é paciente na hora de lhe ensinar certos sons eles vão repeti-los em muito pouco tempo. Além disso, é uma maneira de fortalecer a sua relação com eles. E não há nada mais alegre do que ouvir os periquitos a cantar e colocar um destes pequeninos na sua vida. Deixe-os iluminar o seu dia e desfrute do seu afeto e jogos. Agora que sabe mais sobre o som dos periquitos a cantar, qual deles faz o seu?


« Anterior

Os peixes corydoras ajudam a manter o seu aquário limpo?

Como cuidar de um peixe betta

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.