Suplementos vitamínicos para o teu cão em outono

,

As mudanças sazonais são momentos nos quais devemos prestar especial atenção ao organismo dos nossos animais de estimação. O outono é uma época de mudanças bruscas de temperatura e aumento de humidade no ambiente, dias de vento, sol e chuva que se alternam e podem afetar na saúde, assim como acontece com as pessoas. No entanto, hoje em dia há no mercado uma ampla gama de produtos para fornecer proteção interiormente.

Um cão saudável, alimentado com uma ração de alta gama adaptada à sua idade, tamanho e necessidades e com uma atividade física normal, no geral fica pronto para enfrentar a chegada do frio. Porém, não é assim para cães idosos, cachorros, fêmeas gestantes ou lactantes, aqueles que por alguma razão sofrem carências de nutrientes (especialmente os que comem alimento preparado em casa, que habitualmente não é uma dieta equilibrada) e os doentes. Podemos ajudar todos eles com diferentes suplementos vitamínicos adequados para cada caso.

Devemos sempre consultar com o veterinário a utilização deste tipo de complementos, já que ele nos vai aconselhar qual é o melhor produto para as necessidades do nosso cão e durante quanto tempo devemos administrá-lo. Um excesso de vitaminas pode ser também prejudicial para os animaizinhos.

Preparando o corpo para as baixas temperaturas

Hoje em dia temos à nossa disposição uma grande variedade de suplementos vitamínicos para os animais de estimação. Há xaropes, comprimidos, pasta, em pó, gel… A composição destes suplementos vai depender do uso, mas podemos dizer que, no geral, um produto vitamínico costuma conter:

  • Antioxidantes (incluindo a vitamina E), necessários para o metabolismo e para eliminar os perigosos radicais livres.
  • Vitaminas do grupo B, que abrem o apetite, além de regular muitas funções do organismo.
  • Ácidos gordos, para as articulações, a circulação e com efeito anti-inflamatório.
  • Cálcio e fósforo para os ossos e a dentição.
  • Algum ingrediente desintoxicante.

Existem também muitos suplementos que ajudam a melhorar a digestão, a qual pode ficar afetada pelo stress da mudança de estação. É importante, se formos dar um suplemento ao nosso animal de estimação, que seja de excelente qualidade e garantir que seguimos as instruções de uso para evitar sobredosagens que podem ser perigosas.

Complementos para a pelagem e a pele

Suplemento de ac. gordos Omega 3 Oleoderm COMPRAR!

Nutro Wholesome Essentials Frango para cães grandes  COMPRAR!

Nutro Wholesome Essentials Frango para cães médios  COMPRAR!

As mudanças de estação são temidas por muitos donos de cães porque são acompanhadas da inevitável e irritante muda do pelo. A queda do pelo nesta época é normal e mesmo necessária, forma parte natural do processo de renovação do manto e é regulada pela descida de horas de luz no exterior.

Nenhum suplemento vai evitar a muda de pelo, mas podemos fortalecê-lo e diminuir o processo. Desta forma, o pelo novo cresce forte e saudável, reduzindo a queda durante o resto do ano até a seguinte muda.

Quando o nosso cão sofre problemas de pele, como caspa ou comichão, os suplementos podem resultar muito úteis. Nesses casos é habitual usar óleos diferentes, com grande palatabilidade para os animais e são administrados facilmente, misturados com a ração.

Proteger os ossos e as articulações

Condroprotector Medicalpet para raças grandes COMPRAR!

Condroprotector Medicalpet para gatos e raças pequenas e médias comprar!

Condrovet Force HA para cães comprar!

Com a chegada do frio e a humidade é possível que os nossos cães fiquem com dor nos ossos e as articulações, sobretudo no caso de animais idosos e/ou com artrose.

Os condroprotetores são suplementos nutricionais que favorecem a hidratação e nutrição da cartilagem articular. Dado que é um produto natural e presente no corpo, não produz efeitos adversos e pode ser fornecido durante períodos prolongados, sem prejudicar o organismo.

Nestes casos, ajudam também os ácidos gordos e diferentes compostos de plantas com efeito anti-inflamatório.

O cão idoso

Nos cães idosos é fácil que o apetite diminua e, por tanto, a sua nutrição fique afetada. Alguns suplementos podem ajudar e podemos complementar com eles as carências que tenham podido surgir.

Os antioxidantes são especialmente importantes para eles, já que os ajudam a se protegerem dos radicais livres e estimulam o sistema imunitário, o qual pode ser também reforçado com produtos específicos.

Animais doentes

Neste caso, o que mais podem precisar são vitaminas ou minerais concretos deficitários devido ao processo da doença. Tal como em qualquer outra circunstância, mas especialmente importante no caso de animais doentes, sempre que dermos um suplemento ao nosso animal de estimação, deve estar convenientemente supervisionado pelo veterinário.

Tal como vemos, existe uma grande variedade de suplementos. Da mesma forma que adaptamos a sua cama, os vestimos com um impermeável quando chove ou um casaco se está frio, temos também uma grande quantidade de opções de melhorar a sua saúde e mantê-los protegido desde dentro, usando suplementos vitamínicos que, insistimos mais uma vez, devem ser sempre administrados sob supervisão do veterinário de confiança.

« Anterior

Trabalhos de primavera no lago de jardim

Perda auditiva nos cães

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.