Casotas para cães de verão

Casotas para cães de verão

O verão está a aproximar-se e queres que o teu cão esteja tão confortável na sua casota, como tu estás na tua casa; que tenha ótimas condições para passar os quentes meses do verão.

Para isso é indispensável contar com uma casota para cães fabricada com materiais apropriados que consigam isolar as altas temperaturas, assim como escolher o melhor lugar do jardim para colocá-la.

A casota é o lar do nosso animal de estimação, onde passa grande parte do seu tempo, um lugar no qual pode dormir e relaxar-se. Uma casota para cães deve cumprir com dois requisitos: isolar da humidade do chão e das temperaturas extremas. E para que se sintam como em casa, protegidos e confortáveis, deves escolher cuidadosamente os materiais, a orientação da casota e o tamanho.

  • Escolha de materiais apropriados. Materiais que isolem do frio, do calor e da humidade. As casotas para cães costumam estar fabricadas com plástico ou madeira. Recomendamos-te que escolhas as de madeira porque, mesmo que seja um material mais caro, a madeira é um isolante natural que protege muito melhor das altas temperaturas do verão, pois o plástico aquece e atua como efeito estufa, o que pode vir a ocasionar um golpe de calor no teu animal. É conveniente que a base da casota para cães de verão seja de concreto, um material que isola da humidade da terra e da grama. Sobre a base podes colocar uma cama para que o animal esteja mais confortável. Também podes por uma porta ou cortina na entrada para um maior isolamento da temperatura.
  • Tamanho adequado. Igual de importante para a comodidade do nosso animal de estimação é escolher uma casota com as dimensões adequadas para o seu tamanho. Deve ser suficientemente ampla para que possa esticar-se e mover-se com liberdade. E a porta de entrada deve ser alta para que possa entrar e sair sem dificuldade.
  • Escolha da localização. A orientação da casota é outro aspecto a ter em conta para que os cães se sintam confortáveis na sua casa. Um lugar onde possam observar ao seu redor e vigiar o território, no qual gostem de dormir e passar momentos de divertimento. Também é recomendável que a casota se encontre em um espaço amplo, no qual possa correr e realizar exercício físico. E que possa aceder à casa familiar, para que não se sinta excluído na sua casota.
  • Manutenção da casota. Para limpá-la podes utilizar a mangueira do jardim, mas, além disso, é importante que seja desinfetada com produtos específicos, já que costumam abrigar insetos e parasitas. É útil usar amoníaco, enxaguar depois com abundante água e aplicar um produto contra carrapatos e pulgas. Também se deve limpar e desinfetar regularmente o colchonete e tapetes que se utilizem.

Para que a vida dos animais na sua casota de verão seja melhor deve-se seguir uma série de conselhos que ajudam a diminuir a sensação de calor:

  • Garante que sempre tenha água limpa e fresca ao seu alcance.  Às vezes, com o calor evapora-se ou simplesmente se aquece tanto que o nosso cão não quer bebê-la.  
  • Tem em consideração a orientação e a colocação da casota, que esteja situada na sombra, num lugar fresco onde possa descansar protegido do sol.
  • Oferecer ao teu animal de estimação gelados caseiros é uma alternativa divertida para suavizar os momentos de mais calor.
  • Colocar uma piscina para cães vai oferecer-vos horas de divertimento e o teu animal de estimação vai refrescar-se quando quiser.
  • A cama da sua casota deve ter um material que transpire e não seja muito cálido para evitar que esteja muito quente. Um tapete refrescante é uma boa opção.

Em Tiendanimal temos uma variedade de casotas para cães que de certeza o teu animal de estimação vai adorar. Construídas com materiais de qualidade que isolam das temperaturas extremas, oferecem um lugar confortável para o teu cão, um refugio no qual descansar e desde o qual poderá controlar o território.

Como fazer uma casota para cães resistente ao calor

Como fazer uma casota para cães? Se queres fazer tu próprio um refúgio para o teu animal de estimação, deves tem em conta os seguintes conselhos para construir um lugar resistente ao calor:

  • Escolhe bons materiais que isolem do calor e da humidade (madeira para a casota e base de concreto). A madeira, além disso, é um material fácil de cortar, tratar e pintar. Escolhe madeira aglomerada para exteriores.
  • O tamanho da casota deve ser confortável para o teu animal de estimação (mas sem ser demasiado grande). E o mesmo com o acesso da entrada.
  • Mobilia o interior. Coloca um tapete ou colchonete fabricado com um material fresco e que deixe transpirar.

Verás como te divertes ao fabricar uma casota ao teu gosto para o teu cão e logo quando vejas como o teu animal de estimação desfruta de um lugar acolhedor, confortável e cómodo criado por ti.

Como é a casota do teu cão? Está fabricada com madeira ou com outro material? Sente a sua casota como um refúgio? Partilha como é a vida diária do teu animal de estimação na sua casota.

Deixe um comentário