Casota para cão de verão: como deve ser?

Casota para cão

A casota é a casa do nosso animal de estimação, onde ele passa a maior parte do seu tempo, um lugar para dormir e relaxar. Um local onde se pode sentir em casa, protegido e à vontade. Neste sentido, é essencial escolher cuidadosamente os materiais, a orientação da casota e o tamanho, tendo em conta as questões relacionadas com a sazonalidade. Da mesma forma que adaptamos as nossas casas para a chegada do inverno e do verão, também é importante que façamos o mesmo com as casotas dos nossos animais de estimação.

Agora que as temperaturas começam a subir, é altura de adaptar a casota do cão para o verão. Mas, sabe qual é o melhor material para suportar o calor? Qual é a melhor localização? Que tipo de raças se adaptam melhor ao exterior?

Qual é o melhor material para uma casota de cão no verão?

É essencial que a casota de verão do seu cão seja feita de materiais adequados para isolar as temperaturas elevadas.

As casotas são geralmente feitas de plástico ou de madeira. Para o verão, recomendamos que escolha as de madeira. É verdade que o preço é mais elevado, mas funciona como um isolante natural, proporcionando uma proteção muito melhor contra as altas temperaturas do verão. O plástico, por outro lado, sobreaquece e cria um efeito de estufa, que pode provocar um golpe de calor no seu cão.

A cama da sua casota deve ser feita de um material respirável que não seja demasiado quente para evitar que a temperatura suba demasiado. Uma boa opção é um tapete refrescante para deixar o seu animal mais confortável. Este tipo de tapete arrefece progressivamente com o calor do cão, permitindo-lhe regular a sua temperatura corporal e reduzir consideravelmente o risco de insolação.  

Pode também colocar uma porta ou uma cortina na entrada para conseguir um melhor isolamento térmico.

Qual é o tamanho adequado para uma casota de cão no verão?

Igualmente importante para o conforto do nosso animal de estimação é escolher uma casota com as dimensões adequadas para o seu tamanho. Deve ser suficientemente grande para que ele se possa esticar e movimentar livremente. E a porta de entrada deve ser alta para que ele possa entrar e sair sem dificuldade.

Qual é a melhor localização para a casota do cão no verão?

A orientação da casota é outro aspeto a ter em conta para que os cães se sintam confortáveis na sua casa. Um local onde possam observar o que os rodeia e vigiar o território, onde gostam de dormir e de se divertir. Também é aconselhável que a casota esteja situada num espaço amplo onde possa correr e fazer exercício. Também deve poder aceder à casa da família, para que ele não se sinta confinado à sua casota.

Além disso, tenha em conta a orientação e a colocação da casota, de modo a que fique à sombra, num local fresco onde possa descansar e estar protegido do sol. E, claro, coloque um ou dois bebedouros (no caso de um se virar) com água fresca.

Tal como a raça influencia o comportamento e a saúde dos nossos animais de estimação, também influencia a forma como eles lidam com o calor.

Que cães são menos tolerantes ao calor e precisam ainda mais de um local fresco no verão?

Em contrapartida, os cães que lidam pior com o calor são o Husky Siberiano, o Chow Chow, o Malamute do Alasca, o São Bernardo, o Cão de Montanha Bernês, o Terra Nova, o Mastim Tibetano, o Akita, o Pastor Alemão e o Samoieda.

Mas os cães braquicefálicos também não costumam lidar muito bem com o calor, devido a problemas respiratórios causados pela sua própria genética. É o caso do Bulldog Francês, do Bulldog Inglês, do Shih Tzu, do Pequinês, do Shar Pei, do Pug e do Boxer.

Além disso, o peso e a idade também afetam a capacidade do cão para suportar temperaturas elevadas.  Os cães obesos são geralmente menos capazes de lidar com o calor, uma vez que o excesso de gordura torna mais difícil a regulação da temperatura corporal.

Em termos de idade, os cachorros, devido à imaturidade do seu sistema metabólico, tendem a não tolerar muito bem o calor. O mesmo acontece com os cães mais velhos, pois a sua capacidade de manter a temperatura enfraquece com as doenças da velhice.

No entanto, o facto de existirem cães que suportam bem o calor não significa que não tenhamos de proteger os nossos cães quando estão ao ar livre. Na Tiendanimal dispomos de uma grande variedade de casotas para cães ideais para o verão que certamente farão com que o seu animal de estimação se sinta confortável. Construídas com materiais de qualidade que isolam das temperaturas extremas. Para proporcionar ao seu animal de estimação um lugar cómodo para descansar e relaxar.

Por último, não perca estes artigos que certamente serão do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Perguntas e respostas sobre como dar banho ao seu gato

Como proteger o seu cão do sol e do calor

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.