Como mudar corretamente a ração do seu gato

Por razões de saúde, é apropriado que os gatos mantenham uma dieta adaptada às suas necessidades e, na medida do possível, não façam alterações à sua ração, a menos que seja necessário.

Ao mesmo tempo, quando esta mudança de ração é feita, deve ser feita gradualmente para evitar que o gato experimente qualquer transtorno, como vómitos ou diarreia.

Razões para mudar a ração do seu gato

Mudar aleatoriamente a dieta do seu gato pode não ser bom para a sua saúde e isto é especialmente importante se a ração não for adaptada às suas necessidades nutricionais.

Por conseguinte, as razões pelas quais é necessário alterar a dieta do seu gato são:

Mudança nas necessidades nutricionais relacionadas com a idade. Mudanças fundamentais são a mudança da ração do gatinho para um alimento formulado para gatos adultos ou a mudança que precisa de ser feita à medida que o gato envelhece, uma vez que os gatos mais velhos precisam de uma dieta especial.

Necessidades de saúde. O caso mais comum é a necessidade de dar um alimento formulado para gatos castrados após a cirurgia, mas é possível que algumas doenças possam exigir uma dieta adaptada, como a diabetes, embora, neste caso, tenhamos de seguir as instruções do veterinário.

Porque queremos incorporar um alimento que normalmente não come, por exemplo, queremos adicionar comida húmida à sua dieta baseada em comida seca, conhecida como alimentação mista.

Razões para uma troca de ração cuidadosa

Os gatos são naturalmente muito cautelosos quando mudam de ração, aquilo que é conhecido como neofobia alimentar, devido ao risco de perturbação gastrointestinal devido à ingestão de alimentos não habituais. Este comportamento protege-os da ingestão de produtos potencialmente tóxicos ou contaminados.

É precisamente esta sensibilidade do seu sistema digestivo que nos faz mudar gradualmente a sua dieta.

Como mudar a comida ração do seu gato

Como regra geral, recomenda-se que a ração seja introduzida em média no prazo de sete dias. Isto não só impede o gato de rejeitar a nova ração devido à neofobia alimentar natural acima mencionada, mas também reduz o risco de perturbação gastrointestinal.

A melhor forma de proceder é aumentar gradualmente a quantidade de nova ração em cada dose, reduzindo ao mesmo tempo a quantidade de ração que ele vai deixar.

Recomendamos esta fórmula para mudar a ração do seu gato:

  • Dia 1 e 2: Misturar 25% da nova ração com 75% da ração antiga.
  • Dia 3 e 4: Misturar 50% da nova ração com 50% da antiga.
  • Quinto e sexto dia: Misturar 75% da nova ração com 25% da antiga.
  • Sétimo dia: Pode agora misturar 100% da nova ração.

Durante este processo, é muito importante manter as rotinas de alimentação do gato, por exemplo, respeitando os horários de alimentação e dando-a ao gato no seu local habitual. Isto evita o stress, o grande inimigo do gato.

Naturalmente, se ocorrer diarreia ou vómitos no processo, deverá regressar à sua ração habitual e consultar o seu veterinário.

Lembre-se que alimentar o seu gato com uma dieta adaptada às suas necessidades nutricionais é o primeiro passo para uma boa saúde.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O banho dos gatos. O que precisa de saber

Maltes: tipos e benefícios deste snack para o seu gato

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.